Buscar

Relato de Experiência ESPERIDIÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relato de Experiência em Cuidados de Enfermagem em Sala Vermelha de UPA para Paciente Obeso em Ventilação Mecânica com Foco na Prevenção de LPP (Lesão por Pressão)
Data:5 e 6 de setembro de 2023
Local: UPA PAJUÇARA	
Estudante de Enfermagem: Ana Cláudia Bezerra Bérzin
Introdução:
No turno da tarde, fui designada para cuidar do Sr. Esperidião, um paciente obeso de 34 anos que foi admitido na Sala Vermelha da UPA com quadro de dispneia progressiva, Taquidispnéia, SPO² 79%,portador de obesidade, hipertensão e apnéia do sono, trazido pela SAMU e necessidade de ventilação mecânica. O desafio principal era fornecer cuidados de enfermagem de alta qualidade e, ao mesmo tempo, prevenir a ocorrência de Lesão por Pressão (LPP) devido à sua imobilidade.
Avaliação do Paciente:
O Sr. Esperidião, estava inconsciente e ligado a um ventilador mecânico. Após uma avaliação detalhada, observei que ele apresentava risco aumentado de LPP devido ao seu estado de obesidade, imobilidade e ventilação mecânica. Sua pele estava quente e úmida devido à ventilação, e havia áreas de pressão sob os tubos e dispositivos médicos,Além, da má qualidade da maca hospitalar disponível na sala vermelha.
Plano de Cuidados:
1. Mudança de Posição: Colaborei com a equipe de seis pessoas para girar o paciente, alternando entre posições supina e lateral. Utilizei rolos de lenções para apoiar áreas de pressão, como os calcanhares e os cotovelos.
2. Monitoramento da Pele: Realizei avaliações frequentes da pele do Sr. Esperidião para detectar quaisquer sinais precoces de vermelhidão, irritação ou ulcerações. Mantive registros detalhados dessas avaliações.
3. Hidratação e Nutrição: Garanti que o paciente recebesse hidratação adequada por meio de uma linha intravenosa e uma fórmula nutricional enteral para evitar a desidratação e promover a cicatrização da pele.
4. Cuidados com Dispositivos: Verifiquei regularmente os dispositivos de ventilação mecânica, tubos endotraqueais e cateteres para evitar tensão ou atrito na pele.
Resultados:
Durante meu turno, o Sr. Esperidião não desenvolveu nenhuma LPP. A equipe de enfermagem e eu monitoramos de perto sua pele e ajustamos o plano de cuidados conforme necessário. O paciente permaneceu estável em relação à sua ventilação mecânica.
Conclusão:
Esta experiência me ensinou a importância dos cuidados preventivos em pacientes em estado crítico, especialmente aqueles com fatores de risco, como obesidade. A colaboração com a equipe de enfermagem desempenhou um papel fundamental na prevenção de LPP. A enfermagem é uma profissão dedicada à promoção do bem-estar do paciente, e estou grata por ter tido a oportunidade de aplicar meus conhecimentos na prática clínica

Outros materiais