Buscar

Avaliação Unidade TGG U4

Prévia do material em texto

U4 - Avaliação da Unidade
	Iniciado em
	quarta, 15 nov 2023, 11:05
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 15 nov 2023, 11:17
	Tempo empregado
	12 minutos 12 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto o supervisor deve ser pessoal e transparente? Provavelmente, quanto mais, melhor! Revelando suas próprias experiências e desafios clínicos, os supervisores reduzem a hierarquia de poder e ajudam o estagiário a enxergar que não e vergonhoso não ter todas as respostas. E mais, essa postura não-defensiva de revelação influencia o tipo de material clinico que o estagiário trará para a supervisão.
Como deve ser a condução de uma supervisão?
Escolha uma:
a.
A supervisão frequentemente deve ser prescritiva, e nunca, autoritária. Há momentos, porém, em que a sugestão de determinada abordagem ou intervenção é indispensável.
b.
A supervisão frequentemente deve ser não-prescritiva, e algumas vezes, autoritária. Há momentos, em que a sugestão de determinada abordagem ou intervenção é essencial e obrigatória.
c.
A supervisão deve ser prescritiva, e raramente, autoritária. Há momentos, porém, em que a sugestão de determinada abordagem ou intervenção é essencial indispensável.
d.
A supervisão raramente deve ser prescritiva, e nunca, autoritária. Há momentos, porém, em que a sugestão de determinada abordagem ou intervenção é essencial e muito bem-vinda 
e.
A supervisão raramente deve ser não-prescritiva, e nunca, autoritária. Há momentos, porém, em que a sugestão de determinada abordagem ou intervenção é essencial e muito bem-vinda.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Devido à sua importância central na formação, a supervisão tornou-se um dos principais focos de atenção na literatura psicoterapêutica, embora haja carência de pesquisas empíricas sobre o tema.
Em sua obra Yalom (2005) apresenta características que um supervisor efetivo possui. A seguir, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características do bom supervisor na visão de Yalom.
Escolha uma:
a.
Os supervisores mais efetivos buscam formar, sobretudo baseados em uma ética o estagiário. Suas principais características estão em propiciar no estagiário a articulação entre teoria e prática. Não são nem muito rígidos nem muito flexíveis, assumem o mesmo papel que desempenham quando estão clinicando.
b.
Os supervisores mais efetivos conseguem sintonizar com o estagiário, descobrir suas principais preocupações, captar a essência da sua narrativa, orientá-lo em dilemas clínicos, e demonstrar preocupação pessoal e apoio. A supervisão indevidamente crítica, vergonhosa ou fechada para as principais preocupações do estagiário, não apenas fracassará do ponto de vista educacional, como desanimará o estagiário. 
c.
Os supervisores mais efetivos são aqueles que apresentam as soluções mais rápidas para as angustias de seus estagiários, sobretudo, naqueles casos onde se encontram situações de contratransferência. A supervisão, ainda, não pode ser demasiada crítica, pois isso pode desmotivar o aluno, porém não pode ser permissiva ao extremo.
d.
Os supervisores mais efetivos são aqueles pouco críticos, pois levam em consideração que o estagiário ainda está em formação. A supervisão indevidamente crítica, vergonhosa ou fechada para as principais preocupações do estagiário, não apenas fracassará do ponto de vista educacional, como desanimará o estagiário. Dessa forma, tendem a tratar seus estagiários como muito afeto e evitam que eles se frustrem por essa razão buscam sintetizar tudo aquilo que o estagiário precisa saber.
e.
Os supervisores mais efetivos conseguem extrair o máximo de seus estagiários. Preocupam-se, em especial, com as questões inerentes à formação do estagiário. No caso onde o supervisor veja que é necessário uma intervenção psicoterápica faz o encaminhamento do estagiário e jamais funciona como contingente das angústias do estagiário. Tendem a ser mais rígidos e não aceitam falhas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A supervisão não apenas transmite o conhecimento técnico e teórico, ela modela os valores e a ética da profissão. Dessa forma, os supervisores devem buscar congruência: eles devem tratar seus estudantes com o mesmo respeito e carinho que o estudante deve proporcionar aos pacientes.
Qual o primeiro ponto a ser estabelecido no processo de supervisão?
Escolha uma:
a.
Primeiro a supervisão exige a delimitação dos honorários do supervisor.
b.
Primeiro a supervisão exige a elaboração do plano terapêutico a ser seguido pelo supervisionado.
c.
Primeiro a supervisão exige a elaboração de regras quanto ao funcionamento da mesma.
d.
Primeiro a supervisão exige o estabelecimento de uma aliança de supervisão. 
e.
Primeiro a supervisão exige a elaboração de um contrato de trabalho entre supervisor e supervisionado.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Postula Bales: é um grupo que, à medida que os membros se comunicam entre si, soluciona os problemas básicos que se lhe confrontam, de tal modo que os membros são capazes de realizar tarefas e construir solidariedade.
O sistema de Bales é voltado para que tipo de grupo?
Escolha uma:
a.
O sistema de Bales envolve uma teoria sobre os grandes grupos.
b.
O sistema de Bales envolve uma teoria sobre os pequenos grupos. 
c.
O sistema de Bales envolve uma teoria sobre grupos exclusivamente heterogêneos.
d.
O sistema de Bales envolve uma teoria sobre grupos exclusivamente homogêneos.
e.
O sistema de Bales envolve uma teoria sobre os grupos médios.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que a formação de um terapeuta, da mesma forma que a de qualquer profissional da área humanística, repousa no indissociado tripé: conhecimentos + habilidades + atitudes.
O que Zimerman (1993) compreende por habilidades?
Escolha uma:
a.
As habilidades se referem à capacidade de o terapeuta transpor para a prática os seus conhecimentos teóricos.
b.
As habilidades resultam de uma atividade supervisionada, sendo que o aprendizado é extraído tanto dos acertos, como — e principalmente — dos erros, e só é possível a partir da experiência própria de cada um. 
c.
As habilidades também podem ser chamadas de manejo clínico são as formas como o terapeuta se porta durante a sessão fruto de uma relação entre seus conhecimentos teóricos e sua prática.
d.
As habilidades do terapeuta refletem como ele é como gente. Elas resultam da conjunção de um a série de fatores.
e.
As habilidades consistem na necessidade de um sólido respaldo teórico técnico e resultam de um programa de ensino-aprendizagem sistematizado e continuado por uma ininterrupta curiosidade e leitura diversificada.

Continue navegando