Buscar

TANIA ED ESPECIAL

Prévia do material em texto

Universidade Santa Cecília - Educação a Distância
Extensão Curricular – Formandos de Dez/2023 e Abr/2024
	Aluno: TANIA MÁRCIA DA SILVA SEGHETO
	RA: 232783
	Curso: EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Semestre: 4º
	 Nome do projeto: ‘A inclusão de todos é o futuro que queremos’
	Objetivo do projeto:
· Objetivo Geral
· Analisar a percepção das educadoras sobre o processo de inclusão de crianças com deficiências 
· Objetivos Específicos
· Identificar como cada profissional percebe a situação das crianças com deficiências dentro da Instituição.
· Analisar quais são os desafios e perspectivas para uma Inclusão de qualidade.
	Metodologia do projeto:
As atividades de pesquisa e produção de conhecimento do DIVERSA são orientadas por um modelo conceitual elaborado por especialistas. Por entendermos que o tema da educação inclusiva é complexo e envolve diferentes esferas sociais que se interrelacionam, o modelo foi construído a partir de cinco dimensões:
Políticas públicas
Refere-se a todos os aspectos de criação e gestão de políticas públicas que se relacionam com a educação inclusiva em um determinado país ou território. Abrange as instâncias legislativa, executiva e judiciária, isto é, o conjunto de leis, diretrizes e decisões judiciais que buscam concretizar o direito à educação inclusiva.
Gestão escolar
Refere-se às diversas etapas de planejamento e desenvolvimento das atividades de direção de uma instituição de ensino. Abrange a construção dos projetos político-pedagógicos, a elaboração dos planos de ação, a gestão dos processos internos da instituição e de suas relações com a comunidade.
Estratégias pedagógicas
Refere-se às diversas etapas de planejamento e desenvolvimento das práticas voltadas ao ensino e à aprendizagem. Abrange as atividades do ensino regular, as ações destinadas ao atendimento educacional especializado e o processo de avaliação de todos os estudantes.
Famílias
Refere-se às relações estabelecidas entre a escola e as famílias dos estudantes. Abrange o envolvimento da família com o planejamento e o desenvolvimento das atividades escolares e contempla tanto as relações que favorecem a educação inclusiva, como as situações de conflito e resistência.
Parcerias
Refere-se às relações estabelecidas entre a escola e os atores externos à instituição que atuam para dar apoio aos processos de educação inclusiva. Tais atores podem ser pessoas físicas ou jurídicas e abrangem as áreas da educação especial, da saúde, da educação não formal, da assistência social e outros.
	Conteúdos abordados no projeto:
· Jogo da memória (para ensinar Libras e língua portuguesa)
· Robô Arizinho (para ensinar matemática)
· Lousa interativa (para ensinar ciências)
· Fogão musical (para ensinar diferentes disciplinas)
· Mapa tátil (para ensinar geografia)
· Maquete do paladar (para ensinar ciências)
	Logística do projeto:
A partir de discussões em sala de aula, estudantes Marista constataram que há muitas informações não acessíveis às pessoas com deficiência visual em redes sociais, aulas remotas e campanhas publicitárias. Preocupados com essa falta de acessibilidade, desenvolveram um projeto para auxiliar na descrição de imagens. Os alunos também procuraram conscientizar a população para a importância da acessibilidade, fazendo a audiodescrição do filme “O Primeiro Natal” e promoveram uma campanha para incentivar as pessoas a descreverem as imagens nas suas redes sociais, utilizando as hashtags #pratodosverem e #pracegover. Além disso, surgiu a proposta da criação de um clube de audiodescrição mirim no colégio com a finalidade de divulgar o tema, bem como conscientizar e garantir a acessibilidade e a inclusão para todos.
	1
Universidade Santa Cecília - Educação a Distância
	Método de avaliação do projeto:
Para o melhor desenvolvimento da capacidade de organização do aluno os seguintes princípios devem ser observados:
Priorizar o processo individual, tendo por base um plano Educacional individualizado;
Equilibrar aspectos quantitativos e qualitativos, priorizando os qualitativos quando necessário;
O professor pode ler as perguntas para o aluno quando assim achar necessário.
	Benefícios do projeto:
alunos com deficiência em escolas com abordagem inclusiva — dependendo das condições que caracterizam suas necessidades — são mais propensos a fazer amizades, realizar um curso superior, encontrar um emprego e viver de forma independente;
alunos com necessidades especiais têm aperfeiçoamento mais notável de habilidades de leitura e matemática e estão menos propensos a ter problemas comportamentais;
pessoas sem necessidades especiais que frequentam escolas inclusivas tendem a ter menos opiniões preconceituosas e mais facilidade de lidar com as diferenças;
o desenvolvimento socioemocional dos alunos, independentemente se com ou sem deficiência, é potencializado por meio da convivência inclusiva.
Extensão Curricular	2

Continue navegando