Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DESAFIO HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
Nome: __Thiago dos Santos Ribeiro_______________________ Matrícula: _044824__
Curso: __Educação Física - Bacharelado___________________ Data: _15_/_03_/_2023
Escreva as respostas abaixo
	
ENTREVISTADO
	
Qual concepção de saúde o autor propõe?
	
Como o autor compreende promoção da saúde?
	Como essas questões ou outras apresentadas pelo autor estão relacionadas a seu processo de trabalho, considerando aspectos de acesso, resolutividade e respeito aos direitos à saúde?
	ADRIANA S. PINTO
	Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.
	Nos diz que promoção da saúde engloba um conjunto de valores: qualidade de vida, saúde,
solidariedade, eqüidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria,
entre outros.
	Ele acredita que para que haja uma promoção da saúde, é necessário que se tenha uma estratégia efetiva para enfrentar os inúmeros problemas de saúde que afetam as populações humanas e seus entornos.
	ALEX SILVA SANS
	A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.
	Acredita que saúde se promove
proporcionando condições de vida decentes, boas
condições de trabalho, educação, cultura física
e formas de lazer e descanso.
	O autor acredita que para se fazer a promoção da saúde é importante que haja uma articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução.
	ÉDER ALVES
	A saúde, engloba o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença, devendo ser entendida como um componente da qualidade de vida, além de um direito social que se vincula inclusive ao bem comum.
	Compreende que os procedimentos para a promoção
da saúde incluem um bom padrão de nutrição, ajustado às várias fases do desenvolvimento humano; o atendimento das necessidades
para o desenvolvimento ótimo da personalidade, incluindo o aconselhamento e educação adequados dos pais, em atividades individuais ou de grupos; educação sexual e aconselhamento pré-nupcial; moradia adequada;
recreação e condições agradáveis no lar e no
trabalho. A orientação sanitária nos exames
de saúde periódicos e o aconselhamento para
a saúde em qualquer oportunidade de contato entre o médico e o paciente, com extensão
ao resto da família, estão entre os componentes da promoção.
	O autor trabalha com a idéia de responsabilização múltipla, seja pelos problemas, seja pelas soluções propostas para os mesmos, onde para isso torna-se necessário uma combinação de estratégias propostas por ações do Estado, da comunidade, de indivíduos, do sistema de saúde e de parcerias intersetoriais.
SÍNTESE
	A saúde está diretamente relacionada com a qualidade de vida dos indivíduos, assim como entendemos que muitos componentes da vida social também contribuem para uma vida com qualidade e também são essenciais para que a pessoas alcancem um perfil elevado de saúde. Sendo assim, mais do que ter o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é necessário enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua delimitação, o que nos leva a requerer políticas públicas saudáveis, associadas a uma efetiva articulação intersetorial do poder público em conjunto com toda população.
	A promoção da saúde está diretamente coligada e dependente de ações do estado e da comunidade em geral, realizando uma gestão participativa, e abrangente frente as necessidade de efetivas políticas públicas delimitadoras dos determinantes sociais da saúde, visando uma necessidade emergencial de tal promoção trazendo-a como condicionante para qualidade de vida da sociedade.
	Saúde e qualidade de vida estão ligadas intrinsicamente. Sendo assim, o autor expressa sua análise colocando estes dois fatores como dependentes entre si, contudo, demonstra a preocupação nas práticas interventivas a serem aplicadas a partir do setor saúde para que esta possa influenciar na qualidade de vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUSS. P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HN778RhPf7JNSQGxWMjdMxB/?lang=pt Acesso em 20 de março de 2023.

Mais conteúdos dessa disciplina