Buscar

LESÕES COM ALTERAÇÃO DE COR DA MUCOSA BUCAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LESÕES COM ALTERAÇÃO DE COR DA MUCOSA BUCAL
Stephanie Ribeiro – Odontologia UFBA
ALTERAÇÃO DE COR
Brancas: podem ser alterações de normalidade até lesões cancerizáveis
Lesões brancas são normalmente associadas a traumas de baixa intensidade.
BRANCAS
Mucosa mordiscada – mosicatium bucarum: esta geralmente associada a locais dentados
Candidíase pseudomembranosa: Placa branca raspável. Necessário que o paciente tenha uma causa sistêmica (diabetes descompensada, pacientes oncológicos em tratamento, entre outras comorbidades). Lesão branca mais comum.
Candidiase leucoplasica: placa branca não raspável. Não é disseminada, geralmente aparece em focos, aparece normalmente em comissura labial de forma bilateral. O tratamento seria o teste terapêutico e aguardar para observar se há involução e depois, caso não regrida, realizar biopsia pois aí não seria esse o diagnostico.
Leucoplasia: placa branca não raspável que não possui outras causas. Não pode ser diagnosticada como outra lesão. A biopsia incisional no caso da leucoplasia é realizada para avaliar se há alguma atipia
Leucoedema: variação da normalidade, não é uma placa e sim uma mancha branca nas mucosas jugais, bilaterais. Manobra semiotecnica de distensão das mucosas serve para definir diagnostico (a distensão da mucosa faz a placa diminuir ou ficar mais tênue). 
Liquen plano: Pode parecer placa branca, estria branca, erosão, ulceração ou bolha. Pode ser sintomático ou assintomático. Aparece normalmente bilateralmente.
Ceratose ou queratose: causado por trauma frequente por um tempo longo, causando o espessamento do epitélio. Precisa-se de causas traumáticas que justifiquem. Ao retirar o agente causador, o trauma involui. Segunda lesao branca mais comum.
Estomatite nicotínica: placas eritematosas causada pelo fumo. Tem como tratamento cessar o fumo
VERMELHAS E ROXAS
Estomatite/glossite migratória benigna (língua geográfica: variação de normalidade, paciente pode apresentar sintomatologia. Quando esta 
além da língua, chama-se estomatite migratória, que continua sendo alteração de normalidade, que pode ser cíclica. O diagnostico é feito no retorno do paciente em alguns casos, para avaliar a migração das lesões. São divididas em grau leve, moderado e severo a depender a área afetada.
Candidiase eritematosa: mancha vermelha, totalmente diferente da pseudomembranosa. Se aproveita de locais quentes e úmidos, como sob uma prótese, para se desenvolverem, é localizada, associada a uma oportunidade de manifestação. Para tratamento, muitas vezes é retirar a prótese e higienizar corretamente, além do uso de antifúngicos (Nistatina ou Dactarim).
Glossite romboidal mediana: candidíase que se desenvolve na porção central da língua. Muito comum que ela aconteça simultaneamente com a candidíase eritematosa. O tratamento também é um antifúngico.
Queilite angular: candidíase em comissuras labiais, ocorre geralmente em pacientes com perda de DVO. Tratamento realizado com antifúngicos.
Eritroplasia: A mais preocupante. Placa vermelha, que pode estar circundada por áreas brancas, que não pode ser diagnosticada como outra doença. Potencialmente maligna, por serem áreas de atipias. Necessário realizar biopsia incisional para avaliar grau de atipias (leve, moderada, severa ou até carcinomas já desenvolvidos). Mais comum em pacientes fumantes. Pode haver áreas de junção de leucoplasia com eritroplasia, que é mais agressiva que ambas sozinhas (áreas mosqueadas)
VIOLÁCEAS
Varizes: variação de normalidade, pacientes podem possuir varizes mais intensa. Areas vascularizadas, geralmente dispersas em vários locais e simétricas, assintomaticas
Hemangioma: o diagnostico é feito através de vitropressão (com lâmina de vidro) ou diascopia (com o dedo), em que após a pressão a lesao praticamente some. Não se deve incisionar, pois isso e uma mal formação vascular, logo, pode haver um sangramento importante e de difícil controle. Pode apresentar-se também com aumento de volume. Tratamento pode ser feito para escleroterapia.
Sarcoma de Kaposi: Mancha violácea, é um tumor maligno que acontece exclusivamente em pacientes com AIDS. Muitas vezes até o tratamento da AIDS involui o sarcoma
NEGRAS/MARROM
Mancha melanotica: macula ou mancha, é a alteração mais comum. Se diferencia do melanoma pela cor bem amarronzada. Normalmente o paciente diz que teve a vida inteira e que é assintomático. Mais comum em pacientes negros, podem apresentar essa pigmentação melanica em toda mucosa.
Tatuagem por amalgama: mancha preta, causada pela deposição de exógenos. Não há aumento de volume, normalmemte localizada em rebordo, gengiva ou assoalho. Tem histórico de restaurações em amalgama próximas ao local da mancha. Diagnostico pode ser feito por história do paciente + exame radiográfico que vai apresentar pontos radiopacos na região pigmentada.
Doença de addison: Lembram a pigmentação melanica, mas o paciente relata que não tinha as manchas. DOenca das supra renais, haverá alteração nos hormônios corticotróficos. Pode apresentar febre, náusea, diarreia, vomito, dor abdominal e constipação, além de convulsão, hipoglicemia, hiponatremia.
Síndrome de Peutz-Jeghers: pode ser assintomatico, porém haverá pigmentação peribucal. Esses pacientes desenvolvem câncer intestinal agressivo posteriormente ao surgimento das maculas amarronzadas e aos pólipos intestinais.
Pigmentacao por medicamento: atimalaricos (cloroquina), estrógeno, amiodorona, quimioterápicos (5 fluoracil, ciclofosfamida), imatinibe, HIV (zidovidune) e cetoconazol.
Melanoma: carcinoma agressivo, apresenta áreas irregulares enegrecidas, podendo tambem apresentar alteração de forma (tumoral). Evolui rapidamente e metastatiza rapidamente. A evolução do paciente é relativa, sendo alguns muito agressivos e outros não. O diagnostico precoce é de extrema importância, tendo que ser realizada biopsia incisional.

Outros materiais