Buscar

Exercício Introdução ao planejamento publicitário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
Verifique se as frases a seguir são verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa que apresenta a ordem correta sobre os principais ganhos para a instituição ao se utilizar, como ferramenta de trabalho, um planejamento de campanha:
( ) Promover a sistematização do objetivo de comunicação, do público-alvo, das estratégias, do cronograma e outros tópicos com a finalidade de orientar e coordenar a ação de divulgação para obter o máximo de resultados com o mínimo de riscos e de dispêndio de recursos.
( ) Aumentar a criatividade e as opções de peças a serem sugeridas com a finalidade de reduzir o tempo de execução do trabalho.
( ) Reduzir gastos de papel e promover uma imagem de sustentabilidade, pois o plano reduzirá o número de peças independentemente do que estiver escrito nele.
( ) Proceder à sistematização dos procedimentos de contratação de fornecedores com a necessidade de obediência aos princípios legais que regem o órgão.
( ) Promover a soma de esforços em um só documento, sendo referência de telefones, contatos e principais clientes.
Resposta correta.
A. 
V, V, F, V, F.
O processo de planejamento de campanha é útil para que as informações e a comunicação dentro de uma instituição sejam melhor estruturadas e esquematizadas e, assim, as estratégias sejam atendidas e orientadas para melhor divulgar a empresa. Com um planejamento efetivo e eficiente, se consegue atingir os objetivos estipulados em conjunto com o cliente e também criar uma campanha publicitária de forma mais assertiva
2. 
De acordo com o Sebrae, um plano de marketing é uma ferramenta de gestão que ajuda empreendedores a criar um planejamento estratégico de atuação no mercado. O plano de marketing é, assim, uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptarem às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes. (SEBRAE)
Avaliar o plano de marketing é importante para entender como a empresa pretende chegar até o cliente, e a construção desse plano precisa atender aos seguintes itens:
Resposta correta.
D. 
Sumário executivo e índice de conteúdo, sumário atual de marketing, análise de oportunidade e assuntos, objetivos, estratégia de marketing, programas de ação, demonstração de resultado projetado e controles.
3. 
A agência de publicidade é considerada o lugar onde acontecem a criação, o planejamento, a produção e a veiculação de campanhas publicitárias. Dentro de uma agência, acontece a gestão de todos os processos relacionados a uma propaganda. Contratar uma agência de publicidade precisa ser visto pelas empresas como uma forma de investimento, pois aprimora a relação e o consumo de um produto/serviço pelo cliente.
Atualmente, o profissional responsável, em uma agência, pela área de planejamento precisa ter em mente os seguintes desafios:
Resposta correta.
A. 
Relacionar comportamento e tecnologia, criar diálogos, levar em conta a constante evolução de comportamento do mercado e a forma de atingir os nichos de mercado.
4. 
"Tais informações são organizadas e fornecidas à equipe de criação num pedido de serviço, ou briefing de criação. Aí estão descritos o público-alvo, o produto, o objetivo de comunicação, a estratégia, a linguagem, a mídia e outros dados relevantes. A partir do briefing os profissionais de criação buscam os elementos presentes no universo de referência do público que se quer atingir e que podem ser utilizados para direcionar o desejo para a aquisição do produto ou serviço.” (BURROWES, 2008).
Considerando o texto, o briefing é uma ferramenta importante para ajudar no processo de construção da publicidade. Sendo assim, não constam normalmente no briefing informações sobre _______________ e ______________.
Marque a alternativa que completa as lacunas:
Resposta correta.
B. 
Histórico do cliente - história da agência de propaganda.
5. 
“[...] uma nova fase para o planejamento de comunicação, uma era de equilíbrio entre razão e criatividade. Quando ele se originou era racional ao extremo. Entretanto, sua rigidez e técnica tornavam o resultado burocrático, causando desentendimentos com a criação, que tinha um trabalho mais solto e subjetivo, e também com atendimentos, pelo receio deste grupo em perder suas contas. O que se vê agora é um trabalho de co-parceria, principalmente entre atendimentos, criação e planejamento.” (BRONEMAN e ANDRADE, 2008).
Considerando o texto, pode-se dizer que o planejamento publicitário trabalha com o seguinte conceito:
Você acertou!
A. 
O planejamento publicitário pode ser visto como algo administrativo e sistemático; teria a finalidade de coordenar os objetivos, as estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, a promoção de vendas ou relações públicas como os estipulados pelo marketing.

Outros materiais