Buscar

Tic's 6 - Tipos de Hepatite Viral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Extas e da Saúde do Piauí. IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba LTDA. Disciplina: Sistemas Orgânicos integrados IV (SOI IV)
Aluno (a): Ana Darla Mendes Figueira.
	TIC’S – SEMANA 6	
Tipos de Hepatite Viral
· Quais os cinco principais tipos de hepatites virais conhecidas? Caracterize-as
· Quais possuem vacina disponível?
A hepatite se refere á inflamação do fígado e por sua vez, as hepatites virais são patologias ocasionadas por diferentes agentes etiológicos os quais possuem em comum a caracteristica de tropismo pelo fígado – importante orgão do sistema digestório que desempenha papel de desintoxicação do organismo. Dessa maneira, os cinco tipos principais das hepatites virais são ocasionadas por cinco diferentes espécies de vírus hepatotrópicos, sendo eles: vírus da hepatite A (HAV), hepatite B (HBV), vírus delta associado à hepatite B (HDV), vírus da hepatite C (HCV) e vírus da hepatite E (HEV). 
Hepatite A ocasionada pelo vírus A (HAV) é uma infecção viral aguda transmitida por via fecal-oral, podendo também ser trasmitida por água e alimentos contaminados. Consiste em uma patologia autolimitada, de caráter benigno e não apresenta sintomas extra-hepáticas, não cronifica e tem prevalênia maior durante a infância. Além disso, a maior parte dos individuos acometidos são assintomaticos. O agente causador é um vírus de RNA da família Picornaviridae o qual possui período de incubação de 18 a 45 dias. Essa hepatite pode ser prevenida por meio da vacinação contra HAV e ela é administrada em todas as pessoas a partir dos 12 meses de vida, sendo duas doses com intervalo de seis meses entre elas. 
Hepatite B causada pelo HBV, um vírus de DNA da família Hepadnaviridae, contém três tipos de antígenos sendo o de superficie (HBs Ag), capsídeo (HBc Ag) e de replicação viral (Hbe Ag). A hepatite B é transmitida por inoculação de sangue ou soro infectado, entretanto, o antígeno viral pode ser encontrado na maioria das secreções corporais e pode ser disseminado por contato oral ou sexual. Essa patogênese, possui a forma aguda e crônica podendo evoluir para uma hepatocarcinoma, com ou sem cirrose, e o vírus aponta um período de incubação de 30 a 180 dias. O quadro clínico, comumente é assintomatico ou com manifestações inespecíficas como febre, náusea e vômito, além de apresentar um rash cutâneo e um quadro de ictericia com duração de até 6 semanas. Essa hepatite pode ser prevenida através da vacinação contra HBV e sua imunização é realizada em três doses com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. 
Hepatite C é ocasionada pelo HCV, um vírus de RNA de filamento único. Assim como a hepatite B, a hepatite C também é vista no sangue, tendo sua transmissão por via parenteral horizontal e vertical, e possui menor frequência em uma relação sexual e maior frequência por via transplancetária. Essa hepatite é a principal causa de hepatite crônica no mundo, e apresenta um periodo de incubação de 15 a 150 dias. A sua evolução é assintomatica na maioria dos casos, ou pode apresentar sintomas discretos. Com o avanço do quadro pode-se encontrar insufiencia hepatocelular e hipertensão portal com grande risco de evoluir para um carcinoa hepatocelular. Essa hepatite não possui uma vacina profilática e em razão da ampla diversidade dos genóticos que contribui para a patogênese do vírus, permitindo-lhe escapar das ações dos mecanismos de defesa do hospedeiro e dos fármacos antivirais, além de dificultar o desenvolvimento de uma vacina profilática.
Hepatite D é causada pelo vírus D pertencente à família Deltaviridae, sendo o único vírus de RNA do gênero. O HDV não é um vírus completo, porque depende do HBV para replicar-se. Pode causar hepatite aguda ou crônica e sua infecção depende da coinfecção pelo HBV, especificamente do HbsAg. Apresenta duas formas de apresentações sendo a coinfeção primária que ocorre de forma simultânea com a hepatite B aguda, ou a superinfecção, onde a hepatite D é superposta à infecção cronica pelo vírus da hepatite B. Apresenta um periodo de incubação de 45 a 160 dias, podendo ser transmitida por via parenteral, fluidos corporais ou por transmissão vertical sendo mais rara esse meio. Não possui uma vacina profilática. 
Hepatite E é ocasionada pelo HEV, um vírus de RNA de filamento único desprovido de envelope viral. A transmissão ocorre por via oralfecal e causa manifestações clínicas semelhantes às que ocorrem na hepatite A, sendo geralmente benigna e não cronifica. Apresenta um período de incubação de 15 a 60 dias. Assim como a hepatite C e D não possui vacina profilática. 
REFERÊNCIAS:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. MANUAL TÉCNICO PARA O DIAGNÓSTICO DAS HEPATITES VIRAIS. 2018. Disponível em: https://qualitr.paginas.ufsc.br/files/2018/08/manual_tecnico_hepatites_08_2018_web. Acessado em:18 de Março de 2024. 
Porth CM, Matfin G. Fisiopatologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2010. 
MOTA, Aline Carolina Castro et al. Hepatites virais na infância: perfil epidemiológico dos pacientes pediátricos do estado do Pará. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 8775-8784, 2020.
DUARTE, Geraldo et al. Protocolo Brasileiro para Infecções Sexualmente Transmissíveis 2020: hepatites virais. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 30, p. e2020834, 2021.
LOPES, Keven Almeida et al. Diagnósticos das hepatites virais. Mostra de Inovação e Tecnologia São Lucas (2763-5953), v. 2, n. 1, p. 92-94, 2021.
Hepatites virais. Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0044_M2.pdf Acessado dia 15 de março de 2024.

Outros materiais