Buscar

atv bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
CURSO DE FARMÁCIA – 7NNA
Jaqueline Silva - 17031982
Cite e explique quais medicamentos causam redução ou aumento dos níveis de cálcio, sódio, potássio e cloro.
Certos medicamentos podem afetar os níveis de eletrólitos no corpo. Aqui estão alguns exemplos:
Cálcio
 Aumento: Suplementos de cálcio, como carbonato de cálcio, podem aumentar os níveis de cálcio no sangue. Redução: Medicamentos como os bifosfonatos (usados para tratar a osteoporose) podem reduzir os níveis de cálcio no sangue.
Sódio
 Aumento: Alguns medicamentos, como os corticosteroides (como a prednisona), podem aumentar os níveis de sódio no sangue, pois tem ação direta nos tecidos do corpo, alterando os processos celulares que regulam os eletrólitos. Redução: Diuréticos, como a furosemida, podem reduzir os níveis de sódio no sangue.
Potássio
 Aumento: Suplementos de potássio, como o cloreto de potássio, podem aumentar os níveis de potássio no sangue. Redução: Diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, podem reduzir os níveis de potássio no sangue.
Cloro
Aumento: Alguns medicamentos, como os corticosteroides, podem aumentar os níveis de cloro no sangue. Redução: Diuréticos de alça, como a furosemida, podem reduzir os níveis de cloro no sangue.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
CURSO DE FARMÁCIA – 7NNA
Jaqueline Silva – 17031982
Explique como as enzimas pancreáticas auxiliam na regulação das células sanguíneas e no sistema imunológico.
As enzimas pancreáticas desempenham um papel crucial na regulação das células sanguíneas e no sistema imunológico de várias maneiras, como na digestão de nutrientes, as enzimas pancreáticas, como a amilase, lipase e protease, ajudam na quebra de nutrientes dos alimentos, permitindo a absorção de nutrientes essenciais para a produção de células sanguíneas e para o funcionamento adequado do sistema imunológico.
Na produção de citocinas, o pâncreas também secreta citocinas, que são proteínas envolvidas na comunicação entre células do sistema imunológico. Essas citocinas ajudam a regular a produção e atividade de células sanguíneas, como os glóbulos brancos, que são fundamentais para o sistema imunológico.
Equilíbrio de nutrientes, a digestão adequada dos alimentos pelas enzimas pancreáticas garante que os nutrientes necessários para o funcionamento saudável das células sanguíneas e do sistema imunológico estejam disponíveis em quantidades adequadas.
Eliminação de toxinas, algumas enzimas pancreáticas, como a tripsina, têm propriedades antimicrobianas que ajudam na eliminação de toxinas e patógenos do corpo, auxiliando indiretamente na defesa do sistema imunológico.
Portanto, as enzimas pancreáticas desempenham um papel importante na regulação das células sanguíneas e no sistema imunológico, garantindo o funcionamento adequado e a proteção do organismo contra agentes patogênicos.
Belém-PA
2024

Outros materiais