Buscar

LogBook - Leonardo Balzan - Grupo 12 - T9

Prévia do material em texto

DIÁRIO DE CAMPO
	IDENTIFICAÇÃO
	ACADÊMICO(A)
	Leonardo Balzan
	TURMA
	B
	GRUPO
	12
	IESC
	V
	PRECEPTOR
	Rodrigo Haveroth 
	SEMANA
	DATA COMPLETA
	01
	13 de Março de 2024
	DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE/EXPERIÊNCIA
	
· Descreva brevemente a atividade realizada e local;
No dia 13 de março, numa quarta-feira, estive presente na Unidade Básica de Saúde do bairro do Fraron para a realização da minha primeira aula prática de IESC V. Neste dia, eu e meu grupo conhecemos nosso novo preceptor, Dr. Rodrigo, que irá nos acompanhar na unidade durante o semestre, logo após, ele nos repassou os principais objetivos da prática do dia, tais quais foram realizados por nós, como: a definição do grupo do Projeto Terapêutico Singular (PTS), a realização de um resumo de conteúdos abordando o que é e qual a importância do uso da Clínica Ampliada e do PTS e por fim a oportunidade de estar presente dentro do consultório acompanhando as consultas de dois pacientes juntamente com nosso preceptor. No final da prática era pra termos feito um “tour” pela unidade, mas já conhecíamos ela, portanto, não foi necessário. 
· Dificuldades encontradas: 
Referente as dificuldades encontradas por mim durante a realização da aula prática trata-se da falta de experiência e do olhar clínico (consequentemente por eu estar ainda no quinto período) no momento de realizar o exame físico, manobras e condutas médicas que um médico já formado e experiente consegue ter com facilidade. Entretanto, acredito que isso pode ser melhorado interagindo e praticando para virar mais rotineiro e conseguir adquirir mais experiência e facilidade na parte prática da clínica médica. 
· Contribuições para o aprendizado: 
Como contribuições para o aprendizado, a realização do resumo referente a Clínica Médica e o PTS foi muito útil, na qual ele trata perceber a associação entre elas para que o atendimento ao paciente seja necessariamente singularizado e acate todas as necessidade supostas para tratamento. Outro ponto muito positivo do dia foi no consultório juntamente com o preceptor Rodrigo, na qual pude acompanhar duas consultas sendo que na primeira encontramos uma paciente que relatava dor no pé e através da anamnese e exame físico bem detalhados realizado por ele (já sendo um aprendizado por sua conduta), acabei conhecendo uma nova doença, o Neuroma de Morton. Na segunda consulta nos deparamos com uma paciente que veio mostrar seu exame de dopler venoso, nesse caso conseguimos realizar a palpação dos pulsos pedioso e poplíteo sendo proveitoso para o aprendizado. 
· Contribuição para o paciente/Família/Serviço: 
Acredito que a participação do aluno na prática diária tendo o contato com o paciente e a instrução de alguém já experiente e capacitada ajudando na formação do mesmo, tende a trazer inúmeros benefícios para a saúde do paciente, sua família e comunidade em geral, visto que, essa aula prática visa capacitar cada vez mais pessoas novas que no futuro estarão disponíveis para cuidar da saúde da sociedade. Portanto, acho que todo aprendizado e interação que foi realizada nessa prática e que ainda serão nas tantas outras que virão impacta diretamente na saúde de todos que frequentam a unidade. 
· Imagens/Fotografias Anexadas: 
Não foi necessário o registro de fotografias das atividades devido a aula prática ter sido realizado dentro das dependências da UBS. 
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	SILVA, et al. Projeto terapêutico singular para profissionais da estratégia de saúde da família. Cogitare Enferm. v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/45437. Acesso em: 19 mar. 2024.

Continue navegando