Logo Passei Direto
Buscar

GABARITO Prova Presencial - 1 Chamada - Psicologia Aplicada À Saúde

Gabarito corrigido com enunciados e alternativas de múltipla escolha em Psicologia, acompanhando respostas (1A, 2E...16C). Questões tratam de behaviorismo, psicologia da saúde e esquizofrenia; inclui trechos explicativos e links de referência.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É correto afirmar que no Behavorismo de Watson os psicólogos defendiam que:
I.A experiência é a influência mais importante no comportamento, nas aptidões e nos traços do que a hereditariedade.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Em relação ao entendimento que os profissionais da saúde precisam ter com a sociedade avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O intuito dos profissionais da saúde está em fazer com que as pessoas desenvolvam um conjunto de comportamentos que as levem a promover a saúde e prevenir a doença.
II - Não somente os Psicólogos devem conhecer do comportamento humano, mas todo e qualquer profissional da saúde deve estar preparado para lidar com as pessoas.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Para Winnicott (1970) a esquizofrenia pode estar relacionada a:
I.Falhas da maternagem precoce, quando o bebê se encontra em estado de dependência total relativamente ao ambiente.
II.Uma atitude materna que se traduz por falhas graves quanto aos cuidados maternos essenciais.
III.A interrupção do sentido de continuidade da existência, implicando o aniquilamento da individualidade
A) III apenas
B) I apenas
C) I, II e III
D) I e III apenas
E) II apenas

Para evitar a situação descrita no texto acima pode-se utilizar estratégias para o enfrentamento do estresse. A estratégia que mobiliza esforços cognitivos, como inteligência e pensamento, e também comportamentos que capacitam o indivíduo a enfrentar a situação estressora é denominada de:

A) Doping
B) Consistência
C) Resistência
D) Luta
E) Coping

Na área da saúde o trabalho em equipe adquire importância uma vez que através dele busca-se superar as fronteiras disciplinares por meio da construção de uma linguagem interdisciplinar comum a todos, além de possibilitar a execução de um trabalho fundamentado na interação entre disciplinas por meio do diálogo e da cooperação entre as diferentes áreas do conhecimento. Estas equipes são denominadas de:

A) Transitórias e funcionais
B) Interdisciplinar e transdisciplinar

Agora, assinale a alternativa correta:
I. A cultura organizacional define fronteiras criando distinções entre as organizações, proporcionando identidade aos membros das organizações;
II. A cultura organizacional é constituída principalmente por meio de consultoria externa, sendo extremamente fácil de ser modificada;
III. Nas grandes organizações, é comum haver, além de uma cultura organizacional dominante, diversos grupos de subcultura.
A) Estão corretas todas as afirmativas: I, II e III;
B) Estão corretas somente as afirmativas II e III;
C) Estão corretas somente as afirmativas I e II;
D) Está correta somente a afirmativa II.
E) Estão corretas somente as afirmativas I e III;

Para os profissionais da área da saúde, é fundamental ter consciência do conceito de representações sociais e a influência que estas exercem no indivíduo. O ambiente natural do ser humano é a sociedade e esta sociedade se mostra como sendo um sistema de relações que geram crenças, normas, linguagens, mitos, rituais coletivos e partilhados que mantêm a coesão das pessoas. Logo, as representações sociais são à força da sociedade que se comunica e se transforma. Essa afirmativa está relacionada ao desenvolvimento da:

A) Ideologia.
B) Felicidade.
C) Liberdade.
D) Saciedade.
E) Subjetividade.

"Nosso estudo do ato de sugar o dedo ou sugar sensual já nos forneceu as três características essenciais de uma manifestação sexual infantil. Em sua origem ela se apoia em uma das funções somáticas vitais; ainda não se tem objeto sexual e é, assim, auto erótica; e seu objetivo sexual é dominado por uma zona erógena." (Freud ESB, v. VII, p. 187) A afirmação acima está relacionada com a teoria freudiana sobre a satisfação pulsional. Para Freud o alvo sexual da pulsão infantil está em provocar a satisfação mediante o estímulo apropriado da zona erógena em cada fase do desenvolvimento. Neste sentido é correto afirmar que ao transitar pelas fases do desenvolvimento psicossexual a criança constitui:

A) Sua personalidade
B) Sua criticidade
C) Uma relação perversa
D) Uma imagem distorcida do prazer
E) A fantasia que prejudica a realidade

O trabalho pode ser compreendido de diferentes formas. Historicamente o trabalho percorreu longa trajetória. Distanciou-se do predomínio das atividades braçais, predominante nos primórdios da humanidade, até chegar às atividades mediadas pela tecnologia, característica fortemente presente nas organizações contemporâneas. Nessa perspectiva, sobre o fenômeno do trabalho, seguem as asserções abaixo:
I. O trabalho pode ser considerado ainda o principal elo de integração e da coesão social, da identidade e da realização de si;
II. O trabalho tanto pode ser fonte de prazer, como também pode ser fonte de adoecimento ao frustrar as expectativas do indivíduo;
III. Atualmente, o trabalhador lida com maior frequência e intensidade com mudanças e exigências relativas à produtividade e adaptação ao novo.
A) Estão corretas somente as asserções I e II;
B) Estão corretas todas as asserções: I, II e III;
C) Estão corretas somente as asserções II e III;
D) Estão corretas somente as asserções I e III
E) Está correta somente a asserção III.

O ambiente do trabalho tem forte relevância na vida das pessoas e influencia importantes questões nas organizações, como: retenção de talentos e o êxito das metas e objetivos. O aspecto mais importante na definição do ambiente de trabalho é a cultura organizacional. A cultura de uma organização diz respeito ao conjunto de valores compartilhados entre seus membros que diferem uma organização de outra. Sendo assim, no que se refere à cultura organizacional, coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) A cultura é constituída principalmente por meio de consultoria externa, sendo extremamente fácil de ser modificada;
( ) A cultura organizacional define fronteiras criando distinções entre as organizações, proporcionando identidade aos membros das organizações;
( ) É comum as grandes organizações apresentarem, além de uma cultura organizacional dominante, diversos grupos de subcultura.
A) F, V, V.
B) V, V, F;
C) F, F, V;
D) V, F, F;
E) F, V, F;

Você já ouviu falar em Psicologia? De acordo com a APA – American Psychological Association – que é uma das principais instituições de Psicologia no mundo, a psicologia é responsável pelo estudo da mente e do comportamento humano, englobando todos os aspectos da experiência humana e de seus processos cognitivos. No campo de estudo, entram facetas do comportamento observável, bem como atividades internas (e não tão facilmente perceptíveis ou tangíveis). Uma definição mais técnica a respeito da psicologia é a seguinte: Psicologia é o estudo da mente e comportamento. A disciplina abrange todos os aspectos da experiência humana – desde as funções do cérebro até as ações de nações, desde o desenvolvimento das crianças até os cuidados com os idosos. Em cada cenário concebível de centros de investigação científica aos serviços de saúde mental, "a compreensão do comportamento" é a empresa dos psicólogos. Nessa linha de pensamento, sobre a ciência Psicologia, destacam-se as seguintes afirmativas:
1. A Psicologia estuda o ser humano, que é estático e padronizado;
2. A Psicologia é formada por uma única abordagem teórica, a Análise do Comportamento;
3. A Psicologia participa da construção de questões relevantes para a sociedade.
A) Sobre a Psicologia, estão corretas somente as afirmativas 1 e 3.
B) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 1;
C) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 3;
D) Sobre a Psicologia, estão corretas as afirmativas 1, 2, e, 3;
E) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 2;

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É correto afirmar que no Behavorismo de Watson os psicólogos defendiam que:
I.A experiência é a influência mais importante no comportamento, nas aptidões e nos traços do que a hereditariedade.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Em relação ao entendimento que os profissionais da saúde precisam ter com a sociedade avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O intuito dos profissionais da saúde está em fazer com que as pessoas desenvolvam um conjunto de comportamentos que as levem a promover a saúde e prevenir a doença.
II - Não somente os Psicólogos devem conhecer do comportamento humano, mas todo e qualquer profissional da saúde deve estar preparado para lidar com as pessoas.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Para Winnicott (1970) a esquizofrenia pode estar relacionada a:
I.Falhas da maternagem precoce, quando o bebê se encontra em estado de dependência total relativamente ao ambiente.
II.Uma atitude materna que se traduz por falhas graves quanto aos cuidados maternos essenciais.
III.A interrupção do sentido de continuidade da existência, implicando o aniquilamento da individualidade
A) III apenas
B) I apenas
C) I, II e III
D) I e III apenas
E) II apenas

Para evitar a situação descrita no texto acima pode-se utilizar estratégias para o enfrentamento do estresse. A estratégia que mobiliza esforços cognitivos, como inteligência e pensamento, e também comportamentos que capacitam o indivíduo a enfrentar a situação estressora é denominada de:

A) Doping
B) Consistência
C) Resistência
D) Luta
E) Coping

Na área da saúde o trabalho em equipe adquire importância uma vez que através dele busca-se superar as fronteiras disciplinares por meio da construção de uma linguagem interdisciplinar comum a todos, além de possibilitar a execução de um trabalho fundamentado na interação entre disciplinas por meio do diálogo e da cooperação entre as diferentes áreas do conhecimento. Estas equipes são denominadas de:

A) Transitórias e funcionais
B) Interdisciplinar e transdisciplinar

Agora, assinale a alternativa correta:
I. A cultura organizacional define fronteiras criando distinções entre as organizações, proporcionando identidade aos membros das organizações;
II. A cultura organizacional é constituída principalmente por meio de consultoria externa, sendo extremamente fácil de ser modificada;
III. Nas grandes organizações, é comum haver, além de uma cultura organizacional dominante, diversos grupos de subcultura.
A) Estão corretas todas as afirmativas: I, II e III;
B) Estão corretas somente as afirmativas II e III;
C) Estão corretas somente as afirmativas I e II;
D) Está correta somente a afirmativa II.
E) Estão corretas somente as afirmativas I e III;

Para os profissionais da área da saúde, é fundamental ter consciência do conceito de representações sociais e a influência que estas exercem no indivíduo. O ambiente natural do ser humano é a sociedade e esta sociedade se mostra como sendo um sistema de relações que geram crenças, normas, linguagens, mitos, rituais coletivos e partilhados que mantêm a coesão das pessoas. Logo, as representações sociais são à força da sociedade que se comunica e se transforma. Essa afirmativa está relacionada ao desenvolvimento da:

A) Ideologia.
B) Felicidade.
C) Liberdade.
D) Saciedade.
E) Subjetividade.

"Nosso estudo do ato de sugar o dedo ou sugar sensual já nos forneceu as três características essenciais de uma manifestação sexual infantil. Em sua origem ela se apoia em uma das funções somáticas vitais; ainda não se tem objeto sexual e é, assim, auto erótica; e seu objetivo sexual é dominado por uma zona erógena." (Freud ESB, v. VII, p. 187) A afirmação acima está relacionada com a teoria freudiana sobre a satisfação pulsional. Para Freud o alvo sexual da pulsão infantil está em provocar a satisfação mediante o estímulo apropriado da zona erógena em cada fase do desenvolvimento. Neste sentido é correto afirmar que ao transitar pelas fases do desenvolvimento psicossexual a criança constitui:

A) Sua personalidade
B) Sua criticidade
C) Uma relação perversa
D) Uma imagem distorcida do prazer
E) A fantasia que prejudica a realidade

O trabalho pode ser compreendido de diferentes formas. Historicamente o trabalho percorreu longa trajetória. Distanciou-se do predomínio das atividades braçais, predominante nos primórdios da humanidade, até chegar às atividades mediadas pela tecnologia, característica fortemente presente nas organizações contemporâneas. Nessa perspectiva, sobre o fenômeno do trabalho, seguem as asserções abaixo:
I. O trabalho pode ser considerado ainda o principal elo de integração e da coesão social, da identidade e da realização de si;
II. O trabalho tanto pode ser fonte de prazer, como também pode ser fonte de adoecimento ao frustrar as expectativas do indivíduo;
III. Atualmente, o trabalhador lida com maior frequência e intensidade com mudanças e exigências relativas à produtividade e adaptação ao novo.
A) Estão corretas somente as asserções I e II;
B) Estão corretas todas as asserções: I, II e III;
C) Estão corretas somente as asserções II e III;
D) Estão corretas somente as asserções I e III
E) Está correta somente a asserção III.

O ambiente do trabalho tem forte relevância na vida das pessoas e influencia importantes questões nas organizações, como: retenção de talentos e o êxito das metas e objetivos. O aspecto mais importante na definição do ambiente de trabalho é a cultura organizacional. A cultura de uma organização diz respeito ao conjunto de valores compartilhados entre seus membros que diferem uma organização de outra. Sendo assim, no que se refere à cultura organizacional, coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) A cultura é constituída principalmente por meio de consultoria externa, sendo extremamente fácil de ser modificada;
( ) A cultura organizacional define fronteiras criando distinções entre as organizações, proporcionando identidade aos membros das organizações;
( ) É comum as grandes organizações apresentarem, além de uma cultura organizacional dominante, diversos grupos de subcultura.
A) F, V, V.
B) V, V, F;
C) F, F, V;
D) V, F, F;
E) F, V, F;

Você já ouviu falar em Psicologia? De acordo com a APA – American Psychological Association – que é uma das principais instituições de Psicologia no mundo, a psicologia é responsável pelo estudo da mente e do comportamento humano, englobando todos os aspectos da experiência humana e de seus processos cognitivos. No campo de estudo, entram facetas do comportamento observável, bem como atividades internas (e não tão facilmente perceptíveis ou tangíveis). Uma definição mais técnica a respeito da psicologia é a seguinte: Psicologia é o estudo da mente e comportamento. A disciplina abrange todos os aspectos da experiência humana – desde as funções do cérebro até as ações de nações, desde o desenvolvimento das crianças até os cuidados com os idosos. Em cada cenário concebível de centros de investigação científica aos serviços de saúde mental, "a compreensão do comportamento" é a empresa dos psicólogos. Nessa linha de pensamento, sobre a ciência Psicologia, destacam-se as seguintes afirmativas:
1. A Psicologia estuda o ser humano, que é estático e padronizado;
2. A Psicologia é formada por uma única abordagem teórica, a Análise do Comportamento;
3. A Psicologia participa da construção de questões relevantes para a sociedade.
A) Sobre a Psicologia, estão corretas somente as afirmativas 1 e 3.
B) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 1;
C) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 3;
D) Sobre a Psicologia, estão corretas as afirmativas 1, 2, e, 3;
E) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 2;

Prévia do material em texto

Gabarito - CORRIGIDO PELO AVA 
× 1A 2E 3C 4C 5E 6B 7E 8A 9D 10E 11A 12B 13B 14D 15A 16C 
 
 
Questão 1 
Dentre as abordagens teóricas que compõe o vasto campo de conhecimento da 
psicologia, encontra-se o movimento fundado em 1912, quando Watson iniciou suas 
conferências e publicações para difundir suas ideias, cujo resultado imediato foi a 
adesão de grande número de psicólogos americanos a elas. Nesse movimento é 
defendido que os psicólogos deveriam estudar estímulos ambientais (estímulo, 
representado pela letra "S") e o comportamento observável (resposta, representada 
pela letra "R"). Recomendavam que a introspecção deve ser abandonada em 
benefício de métodos objetivos, como a observação e os testes, e almejavam a 
descrição, a explicação, a predição e o controle do comportamento. 
De acordo com a descrição acima, estamos falando de qual movimento da psicologia? 
 
A) Behaviorismo; 
 
B) Psicanálise. 
 
C) Teoria Geral Sistêmica; 
 
D) Gestalt; 
 
E) Psicologia Positiva; 
Questão 2 
O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos 
Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter 
definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento 
(behavior). 
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao 
estudo de psicologia. 14ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 43. 
É correto afirmar que no Behavorismo de Watson os psicólogos defendiam que: 
I.A experiência é a influência mais importante no comportamento, nas aptidões e 
nos traços do que a hereditariedade. 
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825016
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825017
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825018
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825019
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825020
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825021
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825022
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825023
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825064
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825065
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825066
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825067
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825068
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825069
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825070
https://colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3226633101#312825071
II.Recomendavam que a introspecção deve ser abandonada em benefício de 
métodos objetivos, como a observação e os testes. 
III.Diziam ainda que as investigações do comportamento de animais deveriam ser 
abandonadas, pois o homem possui organismo mais complexo. 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) I apenas 
 
B) I, II e III. 
 
C) II e III apenas 
 
D) III apenas 
 
E) I e II apenas 
Questão 3 
A área da Saúde é muito complexa se levarmos em consideração que quem adoece é 
o homem e todos que com ele convivem. Nesse sentido, a Psicologia relacionada à 
Saúde não está interessada diretamente pela situação que cabe ao médico, mas na 
compreensão de como o sujeito vive e experimenta o seu estado de saúde ou de 
doença, na sua relação consigo mesmo, com os outros. Em relação ao entendimento 
que os profissionais da saúde precisam ter com a sociedade avalie as seguintes 
asserções e a relação proposta entre elas. 
Em relação ao entendimento que os profissionais da saúde precisam ter com a 
sociedade avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I - O intuito dos profissionais da saúde está em fazer com que as pessoas desenvolvam 
um conjunto de comportamentos que as levem a promover a saúde e prevenir a 
doença. 
PORQUE 
II - Não somente os Psicólogos devem conhecer do comportamento humano, mas 
todo e qualquer profissional da saúde deve estar preparado para lidar com as pessoas. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
A) As asserções I e II são proposições falsas. 
 
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da 
I. 
 
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Questão 4 
A esquizofrenia caracteriza-se por: afastamento da realidade o indivíduo entra num 
processo de centramento em si mesmo, no seu mundo interior, ficando, 
progressivamente, entregue às próprias fantasias. Manifesta incoerência ou 
desagregação do pensamento, das ações e da afetividade. Os delírios são acentuados 
e mal sistematizados. A característica fundamental da esquizofrenia é ser um quadro 
progressivo, que leva a uma deterioração intelectual e afetiva. 
Fonte: Fonte: BOCK, A.M.B.;FURTADO, O. TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução 
ao estudo de psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 2001. p.352 
Para Winnicott (1970) a esquizofrenia pode estar relacionada a: 
I.Falhas da maternagem precoce, quando o bebê se encontra em estado de 
dependência total relativamente ao ambiente. 
II.Uma atitude materna que se traduz por falhas graves quanto aos cuidados maternos 
essenciais. 
III.A interrupção do sentido de continuidade da existência, implicando o 
aniquilamento da individualidade 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) III apenas 
 
B) I apenas 
 
C) I, II e III 
 
D) I e III apenas 
 
E) II apenas 
Questão 5 
Devido à própria dificuldade de lidar com o sofrimento alheio, os profissionais da área 
de saúde frequentemente se distanciam emocionalmente do paciente a fim de evitar 
o seu próprio sofrimento. Muitas vezes sem notar que estão fazendo isso. Quando esta 
evitação é muito intensa, ela pode ser representativa de uma situação de burnout. 
Infelizmente, pouco se tem estudado o que é o burnout e como ele se manifesta nos 
profissionais de saúde. 
Fonte: Lipp, M. Burnout uma barreira entre o profissional de saúde e o paciente. 
Disponível em: http://www.estresse.com.br/publicacoes/burnout-uma-barreira-
entre-o-profissional-da-saude-e-o-paciente/ Acesso em Mar.2019 
Para evitar a situação descrita no texto acima pode-se utilizar estratégias para o 
enfrentamento do estresse. A estratégia que mobiliza esforços cognitivos, como 
inteligência e pensamento, e também comportamentos que capacitam o indivíduo a 
enfrentar a situação estressora é denominada de: 
 
A) Doping 
 
B) Consistência 
 
C) Resistência 
 
D) Luta 
 
E) Coping 
Questão 6 
Os estudos sobre equipes e processos de formação de equipes tiveram início nas 
décadas de 50/60. Entretanto, a partir da década de 80 é que as equipes começaram 
a ocupar um espaço nas organizações de trabalho. Embora haja muitos modelos 
conceituais demonstrando a importância do trabalho em equipe, há ainda muita 
confusão acerca dos conhecimentos, habilidades e atitudes que compreendem a sua 
dinâmica. Além disso, as equipes enfrentam uma variedade de fatores situacionais e 
periféricos que impactam o seu processo de estruturação. 
Fonte: Gomes de Pinho, Márcia Cristina. (2006). Trabalho em equipe de saúde: limites 
e possibilidades de atuação eficaz. Ciências & Cognição, 8, 068-087. Recuperado em 28 
de março de 2019, 
de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-
58212006000200009&lng=pt&tlng=pt. 
Na área da saúde o trabalho em equipe adquire importância uma vez que através dele 
busca-se superar as fronteiras disciplinares por meio da construção de uma 
linguagem interdisciplinar comum a todos, além de possibilitar a execução de um 
trabalho fundamentado na interação entre disciplinaspor meio do diálogo e da 
cooperação entre as diferentes áreas do conhecimento. Estas equipes são 
denominadas de: 
 
A) Transitórias e funcionais 
 
B) Interdisciplinar e transdisciplinar 
 
http://www.estresse.com.br/publicacoes/burnout-uma-barreira-entre-o-profissional-da-saude-e-o-paciente/
http://www.estresse.com.br/publicacoes/burnout-uma-barreira-entre-o-profissional-da-saude-e-o-paciente/
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200009&lng=pt&tlng=pt
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200009&lng=pt&tlng=pt
C) Médica e de enfermagem 
 
D) Técnicas e comportamentais 
 
E) Grupos e equipes 
Questão 7 
Para pesquisadores e gestores da área do trabalho, um aspecto fundamental na 
definição do ambiente de trabalho é a cultura organizacional. Isto porque, o ambiente 
e sua cultura tem forte influência na vida das pessoas, influenciando também 
importantes questões no funcionamento das organizações. De modo geral, a cultura 
organizacional pode ser entendida como o conjunto de valores compartilhados entre 
seus membros que diferem uma organização de outra. 
Nessa direção, sobre esse fenômeno, podemos afirmar que: 
I. A cultura organizacional define fronteiras criando distinções entre as organizações, 
proporcionando identidade aos membros das organizações; 
II. A cultura organizacional é constituída principalmente por meio de consultoria 
externa, sendo extremamente fácil de ser modificada; 
III. Nas grandes organizações, é comum haver, além de uma cultura organizacional 
dominante, diversos grupos de subcultura. 
Agora, assinale a alternativa correta: 
 
A) Estão corretas todas as afirmativas: I, II e III; 
 
B) Estão corretas somente as afirmativas II e III; 
 
C) Estão corretas somente as afirmativas I e II; 
 
D) Está correta somente a afirmativa II. 
 
E) Estão corretas somente as afirmativas I e III; 
Questão 8 
De acordo com Moscovici (2010), o processo de interação humana é complexo e se 
manifesta por meio de comportamentos verbais e não verbais, manifestos ou não 
manifestos, e também por meio das emoções. Sabendo disso, há um importante 
elemento presente nas relações interpessoais, uma disposição genuína para ouvir, 
compreender e compadecer-se por meio de informações guardadas na memória. 
Apresentar essa habilidade significa colocar-se no lugar do outro para compreender 
os motivos que o levaram a comportar-se e sentir determinadas emoções. Na área da 
saúde, é uma importante habilidade quando utilizada para aproximar os profissionais 
dos pacientes, sendo considerada um recurso importante para a humanização na 
saúde. Estamos falando de: 
 
A) Empatia; 
 
B) Sigilo. 
 
C) Comunicação; 
 
D) Cultura; 
 
E) Criatividade; 
Questão 9 
Ao longo dos tempos, muitos teóricos dedicaram seus estudos para a compreensão 
do comportamento humanos. Diversas formas de entendimento surgiram, o que 
resultou nas mais diferentes teorias em relação ao ser humano. 
Com base nessa informação, relacione as colunas de acordo com as diferentes 
abordagens psicológicas e suas explicações sobre o comportamento humano. 
( 1 ) Psicanálise 
( 2 ) Humanismo/Gestalt 
( 3 ) Behaviorismo 
( ) O indivíduo é uma consequência das influências da relação com o meio (filogênese, 
ontogênese, cultura). A hipótese de que o comportamento é determinado e 
probabilístico é necessária para poder aplicar um método científico no campo das 
ciências. Estuda princípios básicos de reforçamento, de punições e de extinção do 
comportamento. 
( ) O objetivo do ser humano é a autorealização ou uso pleno de suas potencialidades, 
capacidades e criatividade. O homem é um ser espontâneo. Qualquer aspecto do 
comportamento de um indivíduo pode ser considerado como uma manifestação do 
todo e não de suas partes. As pessoas se definem por meio da observação e avaliação 
de suas próprias experiências e enfatiza o aqui-agora. 
( ) Define a personalidade como um produto de forças psicológicas que interagem 
dentro do indivíduo, frequentemente fora de seu estado de consciência (no 
inconsciente). É dada ênfase ao determinismo psíquico. 
As colunas estabelecem a ordem de cima para baixo: 
 
A) 1, 3, 2. 
 
B) 3, 1, 2, 
 
C) 1, 2, 3. 
 
D) 3, 2, 1. 
 
E) 2, 3, 1. 
Questão 10 
Para os profissionais da área da saúde, é fundamental ter consciência do conceito de 
representações sociais e a influência que estas exercem no indivíduo. O ambiente 
natural do ser humano é a sociedade e esta sociedade se mostra como sendo um 
sistema de relações que geram crenças, normas, linguagens, mitos, rituais coletivos e 
partilhados que mantêm a coesão das pessoas. Logo, as representações sociais são à 
força da sociedade que se comunica e se transforma. Essa afirmativa está relacionada 
ao desenvolvimento da: 
 
A) Ideologia. 
 
B) Felicidade. 
 
C) Liberdade. 
 
D) Saciedade. 
 
E) Subjetividade. 
Questão 11 
"Nosso estudo do ato de sugar o dedo ou sugar sensual já nos forneceu as três 
características essenciais de uma manifestação sexual infantil. Em sua origem ela se 
apoia em uma das funções somáticas vitais; ainda não se tem objeto sexual e é, assim, 
auto erótica; e seu objetivo sexual é dominado por uma zona erógena." (Freud ESB, v. 
VII, p. 187) 
A afirmação acima está relacionada com a teoria freudiana sobre a satisfação 
pulsional. Para Freud o alvo sexual da pulsão infantil está em provocar a satisfação 
mediante o estímulo apropriado da zona erógena em cada fase do desenvolvimento. 
Neste sentido é correto afirmar que ao transitar pelas fases do desenvolvimento 
psicossexual a criança constitui: 
 
A) Sua personalidade 
 
B) Sua criticidade 
 
C) Uma relação perversa 
 
D) Uma imagem distorcida do prazer 
 
E) A fantasia que prejudica a realidade 
Questão 12 
O trabalho pode ser compreendido de diferentes formas. Historicamente o trabalho 
percorreu longa trajetória. Distanciou-se do predomínio das atividades braçais, 
predominante nos primórdios da humanidade, até chegar às atividades mediadas 
pela tecnologia, característica fortemente presente nas organizações 
contemporâneas. 
Nessa perspectiva, sobre o fenômeno do trabalho, seguem as asserções abaixo: 
I. O trabalho pode ser considerado ainda o principal elo de integração e da coesão 
social, da identidade e da realização de si; 
II. O trabalho tanto pode ser fonte de prazer, como também pode ser fonte de 
adoecimento ao frustrar as expectativas do indivíduo; 
III. Atualmente, o trabalhador lida com maior frequência e intensidade com mudanças 
e exigências relativas à produtividade e adaptação ao novo. 
Agora, assinale a alternativa correta: 
 
A) Estão corretas somente as asserções I e II; 
 
B) Estão corretas todas as asserções: I, II e III; 
 
C) Estão corretas somente as asserções II e III; 
 
D) Estão corretas somente as asserções I e III 
 
E) Está correta somente a asserção III. 
Questão 13 
Estudos desenvolvidos na França por Dejours (1987) criticam o modelo taylorista e 
demonstram que é a organização do trabalho a responsável pelas consequências 
penosas ou favoráveis para o funcionamento psíquico do trabalhador. O autor afirma 
que podem ocorrer vivências de prazer e/ou de sofrimento no trabalho, expressas por 
meio de sintomas específicos relacionados ao contexto sócio profissional e ã própria 
estrutura de personalidade. 
Um dos conceitos criados por Dejours é o de trabalho vivo, que tem como definição: 
 
A) A atuação humana no contexto das organizações onde prevalece a presença de 
máquinas e métodos. 
 
B) Tudo o que o sujeito deve acrescentar às orientações recebidas para atingir os 
objetivos esperados. 
 
C) As necessidades individuais e coletivas do trabalhador que estão presentes fora 
da organização. 
 
D) As regras impostas pela organização para que o trabalho possa ser executado e 
minimizado os efeitos da singularidade.E) As políticas de recursos humanos que visam considerar o indivíduo como 
diferente das máquinas. 
Questão 14 
Autores afirmam que a principal contribuição da psicologia para a área da saúde foi 
ampliar a compreensão de sofrimento e doença para além de uma evidência orgânica 
e objetiva, destacando a importância de observar as características subjetivas e 
socioculturais presentes na construção dos significados atribuídos à saúde e à 
qualidade de vida. No entanto, historicamente, a medicina restringiu sua 
compreensão sobre a doença ao modelo biomédico. 
A partir do modelo biomédico, acredita-se que: 
I. Há distanciamento da visão integral do ser e do adoecer; visão esta influenciada pela 
ideia de causa e efeito; 
II. A doença apresenta uma visão unicausal: a natureza biológica, incluindo também 
aspectos físicos e químicos; 
III. Deve considerar a compreensão dos significados subjetivos e socioculturais 
atribuídos à doença. 
Estão corretas somente as afirmativas: 
 
A) I, II e III; 
 
B) II e III; 
 
C) I e III; 
 
D) I e II; 
 
E) II. 
Questão 15 
O ambiente do trabalho tem forte relevância na vida das pessoas e influencia 
importantes questões nas organizações, como: retenção de talentos e o êxito das 
metas e objetivos. O aspecto mais importante na definição do ambiente de trabalho é 
a cultura organizacional. A cultura de uma organização diz respeito ao conjunto de 
valores compartilhados entre seus membros que diferem uma organização de outra. 
Sendo assim, no que se refere à cultura organizacional, coloque V para Verdadeiro e F 
para Falso: 
( ) A cultura é constituída principalmente por meio de consultoria externa, sendo 
extremamente fácil de ser modificada; 
( ) A cultura organizacional define fronteiras criando distinções entre as organizações, 
proporcionando identidade aos membros das organizações; 
( ) É comum as grandes organizações apresentarem, além de uma cultura 
organizacional dominante, diversos grupos de subcultura. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
A) F, V, V. 
 
B) V, V, F; 
 
C) F, F, V; 
 
D) V, F, F; 
 
E) F, V, F; 
Questão 16 
Você já ouviu falar em Psicologia? De acordo com a APA – American Psychological 
Association – que é uma das principais instituições de Psicologia no mundo, a 
psicologia é responsável pelo estudo da mente e do comportamento humano, 
englobando todos os aspectos da experiência humana e de seus processos cognitivos. 
No campo de estudo, entram facetas do comportamento observável, bem como 
atividades internas (e não tão facilmente perceptíveis ou tangíveis). Uma definição 
mais técnica a respeito da psicologia é a seguinte: Psicologia é o estudo da mente e 
comportamento. A disciplina abrange todos os aspectos da experiência humana – 
desde as funções do cérebro até as ações de nações, desde o desenvolvimento das 
crianças até os cuidados com os idosos. Em cada cenário concebível de centros de 
investigação científica aos serviços de saúde mental, "a compreensão do 
comportamento" é a empresa dos psicólogos. 
Nessa linha de pensamento, sobre a ciência Psicologia, destacam-se as seguintes 
afirmativas: 
1. A Psicologia estuda o ser humano, que é estático e padronizado; 
2. A Psicologia é formada por uma única abordagem teórica, a Análise do 
Comportamento; 
3. A Psicologia participa da construção de questões relevantes para a sociedade. 
Agora assinale a alternativa correta: 
 
A) Sobre a Psicologia, estão corretas somente as afirmativas 1 e 3. 
 
B) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 1; 
 
C) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 3; 
 
D) Sobre a Psicologia, estão corretas as afirmativas 1, 2, e, 3; 
 
E) Sobre a Psicologia, está correta somente a afirmativa 2;

Mais conteúdos dessa disciplina