Buscar

Autor brasileiro sobre inclusão

Prévia do material em texto

Autor brasileiro sobre inclusão
Arroyo, M. (2000). Educação inclusiva e exclusão social: o caso do Brasil. Neste artigo publicado nos Cadernos de Pesquisa, Arroyo discute a relação entre educação inclusiva e exclusão social no Brasil. Ele analisa as políticas educacionais e a prática escolar, destacando os desafios e as contradições enfrentados na promoção de uma educação inclusiva. O autor destaca a importância de abordar a inclusão não apenas como uma questão educacional, mas também como um problema social mais amplo.
Arroyo, M. (2007). Inclusão social e educacional: os sentidos da democratização escolar. Neste capítulo de um livro sobre políticas públicas e gestão da educação, Arroyo aborda os sentidos da democratização escolar relacionados à inclusão social e educacional. Ele discute os desafios e as perspectivas da inclusão, enfatizando a importância de políticas públicas efetivas que promovam a igualdade de oportunidades e o acesso à educação de qualidade para todos os alunos.
Arroyo, M. (2008). A inclusão na educação: do que estamos falando? Neste artigo publicado na Revista Brasileira de Educação, Arroyo propõe uma reflexão sobre o significado da inclusão na educação. Ele analisa diferentes concepções de inclusão e destaca a importância de compreender a inclusão não apenas como a presença física dos alunos na escola, mas também como um processo de valorização e respeito às diferenças individuais, promovendo uma educação mais justa e equitativa.
Arroyo, M. (2011). Inclusão, inclusividade e educação integral. Neste artigo publicado na revista Educação & Sociedade, Arroyo discute a relação entre inclusão, inclusividade e educação integral. Ele destaca a necessidade de superar visões estreitas de inclusão e promover práticas educacionais que considerem a integralidade dos alunos, abordando suas dimensões físicas, sociais, culturais e emocionais. O autor ressalta a importância de uma educação inclusiva que promova a participação ativa dos alunos, o diálogo e a construção coletiva do conhecimento.
Esses artigos de Miguel Arroyo fornecem insights e análises sobre a inclusão na educação, abordando temas como exclusão social, democratização escolar, concepções de inclusão e educação integral. Eles contribuem para os debates sobre políticas educacionais e práticas pedagógicas voltadas para uma educação inclusiva no Brasil.
Aqui estão algumas obras de Miguel Arroyo que abordam o tema da inclusão na educação:
Arroyo, M. (2000). Educação inclusiva e exclusão social: o caso do Brasil. Cadernos de Pesquisa, 101, 5-23.
Arroyo, M. (2007). Inclusão social e educacional: os sentidos da democratização escolar. In: L. F. Dourado & J. P. Oliveira (Eds.), Políticas públicas e gestão da educação (pp. 99-115). Autêntica Editora.
Arroyo, M. (2008). A inclusão na educação: do que estamos falando? Revista Brasileira de Educação, 13(37), 5-15.
Arroyo, M. (2011). Inclusão, inclusividade e educação integral. Educação & Sociedade, 32(116), 1049-1072.
Arroyo, M. (2013). Currículo, território em disputa. In: F. S. Ferrão & M. A. Moreira (Eds.), Currículo: debates contemporâneos (pp. 269-290). Papirus Editora.
Arroyo, M. (2015). Educação, currículo e diferença. In: A. M. Lopes & J. H. Nascimento (Eds.), Políticas e gestão da educação: cenários contemporâneos, interfaces e tendências (pp. 239-252). Cortez Editora.
Essas obras fornecem perspectivas críticas sobre a inclusão na educação, abordando questões relacionadas à exclusão social, democratização escolar, políticas públicas, currículo e diferenças individuais. Vale ressaltar que Miguel Arroyo possui diversas outras publicações relacionadas à educação, e a lista acima apresenta apenas algumas das obras em que ele aborda o tema da inclusão.

Continue navegando