Buscar

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
1.De acordo com os estudos do livro Administração de Recursos Humanos, no Capítulo 1 - Das Organizações e Capítulo 4 - Administração de Recursos Humanos. A Administração de  Recursos Humanos é  uma área de estudos extremamente  fértil, dinâmica e mutável.
R: I, II, III e IV.
2.De acordo com os estudos do livro Administração de Recursos Humanos, no Capítulo 1 - Das Organizações e Capítulo 4 - Administração de Recursos Humanos.  A Administração de Recursos Humanos é contingencial, ou seja, depende do contexto situacional de cada organização: do seu ambiente externo, da cultura e mentalidade preponderante, do estilo de gestão adotado, da tecnologia utilizada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção a respeito das pessoas que existe na organização e, sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis.
Analise o organograma a seguir:
R: Estrutura organizacional simples com a função de RH em posição de assessoria. Apresenta também a função de Staff.
3. De acordo com os estudos do livro Administração de Recursos Humanos, no Capítulo 1 - Das Organizações e Capítulo 4 - Administração de Recursos Humanos, o que distingue a Área de Recursos Humanos (ARH) das outras áreas da organização é o seu ambiente singular de operações. Administrar Recursos Humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades, conforme a seguir:
Analise as afirmativas apresentadas. 
I) A ARH lida com meios: com recursos intermediários e não com fins. É uma função de assessoria, cuja atividade principal consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar.
II) A ARH trabalha em ambientes e em condições onde possui total poder e controle.
III) A ARH preocupa-se fundamentalmente com a eficiência e eficácia.
IV) Os recursos humanos não estão somente dentro da área de ARH, mas principalmente alocados nos diversos órgãos da organização e sob a autoridade de diversos gestores.
V) O trabalho da ARH é previsível e totalmente controlável. É um terreno firme e de visão clara. 
Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas apresentadas.
R: I, III e IV, apenas
4- De acordo com seus estudo do Capítulo 1 - Introdução à moderna gestão de pessoas (indicação de leitura complementar). O trabalho é o instrumento que o homem utiliza com a finalidade de saciar as suas vontades e sobreviver.
Analise as afirmativas a seguir. 
I- As organizações devem constantemente avaliar suas estratégicas na área de RH, pois é através delas que se consegue despertar nas pessoas uma motivação que as leve a trabalhar mais comprometidas e mais satisfeitas.
II- A interação psicológica entre empregado e organização é basicamente um processo de reciprocidade.
III- O empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça.
IV- Uma estratégia bem montada, com planos de cargos e salários adequados de acordo com o mercado, influencia na administração e manutenção de recursos humanos.
Assinale a alternativa correta. 
R: Todas as afirmativas estão corretas
5-De acordo com seus estudo do Capítulo 1 - Introdução à moderna gestão de pessoas. A Administração dos Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais.
Analise as afirmativas a seguir. 
I - Absenteísmo consiste na ausência de colaboradores por faltas, atrasos, atestados e licenças diversas (maternidade, acidentes).
II - Turnover (rotatividade) se refere ao índice de contratações e demissões de pessoas em uma organização.
III - Desenvolvimento consiste em ações que educam, preparam e qualificam a mão de obra.
IV - Feedback é o retorno dado à pessoa sobre determinado comportamento ou ação.
Assinale a alternativa correta.
R: Todas as afirmativas estão corretas
6- De acordo com seus estudos da leitura complementar do Capítulo 1 - Introdução à moderna gestão de pessoas (indicação de leitura complementar). Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros articulados, cada qual contribuindo com algum recurso.
Analise as assertivas a seguir.
 I) O colaborador não é considerado um stakeholder, ou seja, um parceiro da organização. Os principais stakeholder são: sociedade, clientes, fornecedores e gestores.
PORQUE
II) Os stakeholders são parceiros da organização e estão dispostos a continuar investindo seus recursos na medida em que obtenham retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos.
Assinale a alternativa correta quanto as assertivas apresentadas.
R: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
7- Conforme seus estudos do Capítulo 7 - Modelagem do Trabalho (leitura complementar). "A maneira como as pessoas trabalham nas organizações dependem basicamente de como seu trabalho foi modelado, planejado e organizado. Em suma, como foram feitas as distribuições de tarefas, as quais estão contidas em cargos." (CHIAVENATO, 2014) 
Analise as afirmativas a seguir:
I) Cargos fazem parte do formato estrutural da organização.
II) O desenho de cargos envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos.
III) Cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa -o ocupante- que são englobadas em um todo unificado e que figura em uma posição formal do organograma da empresa.
IV) O desenho humanístico preocupa-se mais com o contexto do cargo do que propriamente com o conteúdo do cargo.
Assinale a alternativa correta.
R: Todas as alternativas estão corretas
8-Foi solicitado a uma analista de RH que realizasse uma descrição e análise de cargos de um determinado setor. A analista não sabia o que fazer, portanto, seu gerente destacou a existência de etapas fundamentais: 1. Aferir com a equipe a descrição do cargo produzida. 2. Conduzir entrevistas com supervisores e ocupantes experientes. 3. Buscar informações preliminares e identificar pontos ambíguos sobre o cargo. 4. Analisar e consolidar as informações sobre o cargo. Essas etapas devem ser, necessariamente, executadas na seguinte ordem: 
R: 3, 2, 4 e 1
9- Nas organizações, cada cargo ou atividade tem seu valor individual. Assim sendo, pode-se definir a administração de salários como conjunto de normas. As estruturas de salários deverão ser equitativas
R: e justas em relação ao equilíbrio entre os demais cargos da organização.
10- Julgue as sentenças abaixo:
I) O desenho do cargo é necessário apesar de não estar amarrado aos objetivos organizacionais.
II) Cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em uma posição formal da organização.
III) A posição do cargo no organograma define seu nível hierárquico, a subordinação, os subordinados.
IV) Ao desenhar um cargo, não é necessário traçar o perfil do ocupante.
Está correto o que se afirma em:
R: II e III, apenas.
11- Os salários devem obedecer a um duplo equilíbrio: interno (organizção) e externo ( mercado).
I) O equilíbrio interno é garantido pela avaliação e classificação de cargos. O equilíbrio externo é obtido por meio de pesquisas salariais para verificar o que o mercado de trabalho está pagando. 
PORQUE
II) A pesquisa salarial se baseia em amostras de cargos que representam os demais cargos da organização e em amostras de empresas que representam o mercado de trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
12- Julgue as seguintes afirmativas:
I) A remuneração fixa enfatiza o desempenho do colaborador pelo alcance de metas ou resultados.
II) A remuneração fixa possibilita a homogeneidade e padronização dos salários dentro da organização.
III) A remuneração flexível funcionacomo fator motivacional, dando ênfase à auto realização pessoal.
IV) A remuneração flexível funciona como elemento de conservação da rotina e do status quo.
Está correto o que se afirma em:
R: II e III, apenas.
13- A Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao gestor mensurar os resultados obtidos por um funcionário ou grupo. Sobre a avaliação de desempenho afirma-se que:       
I)As avaliações de desempenho devem envolver características pertinentes ao cargo de todas as pessoas da equipe.
II) Os escores das avaliações de desempenho devem focar o empregado individualmente e ser instrumento para promoção e desenvolvimento no trabalho.
III) A mensuração das avaliações de desempenho devem ser subjetivas por se tratar da avaliação emocional de pessoas.
IV) Existem condições para que o processo de avaliar desempenho funcione, como as conversas francas, abertas, com real foco no desenvolvimento e crescimento do subordinado e da equipe, boa informação do avaliador, dentre outras.
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
R: Apenas II e IV
14- A avaliação de desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência.
I) A avaliação 360º é realizada pelo colaborador e seu superior imediato.
 PORQUE
 II)  A avaliação de 360º produz informações vindas de todos os lados ((pares, superior imediato, fornecedores, clientes e subordinados)  e funciona no sentido de assegurar a adaptabilidade e o ajustamento do funcionário às variadas demandas que ele recebe de seu ambiente de trabalho ou de seus parceiros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
	R: 
	 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
15- Segundo Chiavenato (2004), a interação psicológica entre empregado e organização é basicamente um processo de reciprocidade: a organização realiza certas coisas para e pelo participante, remunera-o, dá-lhe segurança e status; reciprocamente, o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas.
I- No processo de admissão, a seleção tem como base a identificação de competências desejadas pela organização. A primeira tarefa do selecionador consiste em mapear as competências solicitadas pela organização e pelo cargo.
II- A avaliação de desempenho 360º é considerada a mais simples e portanto, a que demonstra menor fidedignidade.
III- O recrutamento externo possui como vantagem aumentar o capital intelectual da organização ao incluir novos conhecimentos e destrezas.
IV- Currículos, jornais e internet são fontes de avaliação de desempenho. Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
R: I e III, apenas
16- Assinale a alternativa que corresponde adequadamente aos critérios de treinamento organizacional.
R: Os pontos mais importantes de um processo de treinamento consistem em preparar o colaborador para exercer diversas tarefas do cargo, oportunizar o desenvolvimento pessoal e social e moldar as atitudes das pessoas.
17- De acordo com Chiavenato (2008), a primeira etapa do treinamento é o levantamento das necessidades de treinamento que a organização apresenta. Essas necessidades nem sempre são claras e precisam ser diagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de localizá-las e descobri-las. Nesse sentido, as necessidades de treinamento:
R: "consistem na diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz".
18- Os novos desafios enfrentados pelas organizações possibilitam o pensamento estratégico das atividades de treinamento e desenvolvimento. 
I) O treinamento e desenvolvimento são atividades realizadas no cenário empresarial que estão articulados com atividades de avaliação de desempenho.
II) Um treinamento baseado em cargos tem como objetivo final que o treinando esteja preparado e treinado para ocupar o cargo para o qual foi treinado.
III) O treinamento é realizado conforme um sistema constituído pelas etapas: levantamento de necessidades de treinamento, programação dos eventos, execução e avaliação dos resultados do treinamento.
IV) A etapa de Levantamento de Necessidades corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito.
 Está correto o que se afirma em:
R: Todas alternativas estão corretas.
19- Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Recrutar é uma dessas ações e consiste:
R: Em um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
20- A avaliação de desempenho é um mecanismo, um sistema de avaliação e não um fim em si mesmo. Segundo Chiavenato (2009), há vários métodos de avaliação de desempenho. Associe as seguintes letras aos respectivos métodos: ( A) Método de comparação aos pares; ( B ) Método dos incidentes críticos; ( C ) Método de pesquisa de campo; ( D) Método da escolha forçada; (E) Método das escalas gráficas.
( ) Se trata de um método simples; a avaliação é realizada através da análise gráfica de fatores previamente definidos e graduados.
( ) Consiste no método efetuado através de entrevistas de um especialista em avaliação com o superior hierárquico de uma equipe ou organização. É considerado um dos métodos mais completos.
( ) É pouco utilizado devido a sua ineficiência. Consiste no critério de avaliar conjuntamente dois ou mais colaboradores.
( ) Consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de frases escritas com alternativas de desempenho individual em que o avaliador deverá escolher forçadamente as que mais se aplicam ao desempenho da pessoa avaliada.
( ) É um método simplório baseando no próprio comportamento humano e que considera características extremadas que levam ao sucesso ou ao fracasso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das sentenças:
R: E- C- A- D- B.
image1.png

Continue navegando

Outros materiais