Buscar

Ap1 de Curriculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ap1 de Curriculo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia- EAD
UNIRIO/CEDERJ
 
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AP1  –  2013-2
DISCIPLINA: CURRÍCULO
Coordenação: Profª Leila Lopes de Medeiros
GABARITO
Prezado(a) discente:
Essa é a sua primeira avaliação presencial (AP1). Leia os enunciados com atenção e procure ser claro(a) e objetivo(a) na elaboração de suas respostas.
Para uma avaliação tranquila, observe as recomendações a seguir
 esta avaliação é individual e sem consulta;
 observe que há 04 (quatro) questões nesta avaliação com a pontuação indicada;
 leia atentamente todas as questões;
 responda com caneta azul ou preta;
 escreva com letra legível;
 revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
 utilize o caderno de respostas;
 demonstre o que você aprendeu nos seus estudos.
QUESTÕES:
1.
Para a teoria tradicional, o Currículo deveria conceber uma escola que funcionasse de forma semelhante a qualquer empresa comercial ou industrial. Sua ênfase estava voltada para a eficiência, produtividade, organização e desenvolvimento. O Currículo deve ser essencialmente técnico e a educação vista como um processo de moldagem. (CEREZER,Osvaldo Mariotto. Documentos de Identidade, p 1)
A partir do trecho da resenha  e com base em seus estudos, elabore um texto  de 6 a 10 linhas explicando como se concretiza, na escola, um currículo com essas características. Descreva o tipo de objetivos, conteúdos e atividades de ensino e aprendizagem devem estar presentes nessa abordagem de currículo e faça uma crítica a respeito. (3,0 pontos)
Orientação para a resposta:
      O texto deve fazer referência a formação voltada para o trabalho, a escola como modelo fabril, a modelagem do comportamento com conteúdos úteis ao trabalho fabril, domesticação (docilização) dos corpos para atuar nas longas jornadas do trabalho maquinal, obedecer ordens. Os objetivos se referem aos comportamentos, atitudes e valores ligados a essa forma de trabalho. As atividades são igualmente são igualmente mecânicas, repetitivas, condicionadoras de comportamentos e fixadoras de conteúdos memorizáveis.
Críticas perda da dimensão humana e supervalorização da formação acrítica e restrita para o trabalho como instituído a partir da revolução industrial, falta de perspectiva de intervenção na realidade individual e social.
2. Vimos nos materiais que o conceito de Currículo vem se alterando de acordo com as concepções de educação predominantes. De acordo com suas leituras, marque com (X) as afirmativas que correspondam a um  entendimento atual sobre  Currículo Escolar: (2,0 pontos).
Podemos afirmar, hoje, que currículo:
(X) é o plano de ação que operacionaliza a proposta pedagógica da escola;
(X) é o documento que determina a distribuição e os horários destinados às disciplinas escolares e às rotinas pedagógicas;
(X) é a descrição minuciosa dos conteúdos, da bibliografia, das avaliações e dos resultados dos alunos em cada período de escolarização;  
(X) é a construção de percursos de aprendizagens escolares mediados pela cultura e pelas expectativas dos indivíduos e da sociedade.
3. Na resenha do livro “Documentos de Identidade”, Osvaldo Cerezer  destaca o tratamento dado pelo autor do livro  a  um tema importante –  o currículo oculto:
O autor, ao abordar o currículo oculto, analisa-o como sendo aquele que, embora não faça parte do currículo escolar, encontra-se presente nas escolas através de aspectos pertencentes ao ambiente escolar e que influenciam na aprendizagem dos alunos. (CEREZER,Osvaldo Mariotto. Documentos de Identidade, p 4 )
Segundo Tomás Tadeu,  o tema  é  visto  por ângulos  diferentes em diferentes teorias do currículo.
A partir da leitura da resenha e do estudo do material didático da disciplina elabore um texto dissertativo de 06 a 10 linhas explicando como é entendido o currículo oculto  segundo a visão crítica do Currículo. (2,0 pontos).
Orientação para a resposta:
O currículo oculto compreende a atitudes, comportamentos, relações entre professores e alunos. Ações que estão presentes no ambiente escolar, que fazem parte das práticas pedagógicas, mas não se encontram de maneira explícita no currículo.
      Segundo a visão crítica do currículo, ao repetir determinados comportamentos, como a forma de lidar com os alunos e a maneira de arrumação em salas de aulas, são ações que tem contribuído para perpetuar as condições de subordinação das crianças  desfavorecidas economicamente, já que reforça uma cultura que é valorizada por uma elite dominante. Dessa forma, a reflexão sobre o currículo oculto é um aliado na busca por mudanças nesses tipos de condições sociais dessas crianças.
4.
“As versões emancipatórias do multiculturalismo baseiam- se no reconhecimento da diferença e do direito à diferença e da coexistência ou construção de uma vida em comum além de diferenças de vários tipos” (Santos, 2003, p. 33)
Construir o currículo com base nessa tensão não é tarefa fácil e irá certamente requerer do professor nova postura, novos saberes, novos objetivos, novos conteúdos, novas estratégias e novas formas de avaliação. (MOREIRA, Antonio Flavio e CANDAU, Ana Maria.  Educação escolar e cultura(s)
A partir desse trecho e dos demais estudos, considerando que ocultar a diferenças através da exaltação da igualdade não parece ser a forma mais adequada de encarar esse desafio, descreva, em um texto de 06 a 10 linhas, como se constituiria um Currículo na visão multiculturalista. (30 pontos)
Orientação para a resposta:
Para a construção de um currículo na visão multiculturalista, é necessário romper com a ideia de que existe uma única cultura, aquela que é valorizada pela classe dominante. É importante que “o docente se disponha e se capacite a reformular o currículo e a prática docente com base nas perspectivas, necessidades e identidades de classes e grupos subalternizados.” (MOREIRA ; CANDAU, 2003, p.157)
Sendo assim, os autores apontam para a importância da superação de um daltonismo cultural, valorizando todas as diferentes culturas que permeiam no espaço escolar e a busca por estratégias pedagógicas que possam lidar com a heterogeneidade presente nesse espaço. Estratégias que são inesgotáveis, como a necessidade de reescrever o conhecimento a partir das diferentes raízes étnicas, mas especificamente, a partir das experiências vividas dos educandos, contextualizar sempre os conteúdos de conhecimento, permitindo a entender como foi construído historicamente e a promoção de um espaço de crítica cultural, possibilitando questionar tudo aquilo que é considerado normal e natural como cultura.
Postado por liah ribeiro às 13:16 
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Continue navegando