Buscar

71 DIREITO DO TRABALHO - APOSTILA

Prévia do material em texto

O CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO 
É aquele que empregado e empregador já sabem a data do inicio e do fim da relação de trabalho, porém, não deixam de ter direitos e garantias, ou seja, no momento em que é contratado, o empregado assina a folha de trabalho, colocando no campo determinado a data de admissão e a data de término. Normalmente, este contrato é feito em atividades temporárias ou transitórias. 
Exemplo: uma babá sai de licença maternidade e contrata-se outra babá para que fique naquele momento cuidando das crianças, é um contrato com prazo determinado, já sabe que no momento em que terminar a licença maternidade, ela não vai mais ser empregada daquele empregador. 
Exemplo²: durante a páscoa, o supermercado contrata novos empregados para trabalhar durante aquele mês específico. Acabou o mês da pascoa, encerra-se o contrato de trabalho, só que este contrato se prolonga mais do que o contrato de experiência, o de experiência é mais curto. O contrato de prazo determinado permite que o prazo vá até dois anos. 
OBS: Porém, diferente do prazo de experiência, durante estes dois anos o contrato determinado pode ser prorrogado quantas vezes desejarem as partes. No entanto, a cada novo início do contrato determinado, tem que ter um prazo de 6 meses para um novo contrato, ou seja, se você contratou a pessoa por 3 meses você só vai poder contratar de novo esta pessoa após 6 meses, isso se dá porque pode ser que você contrate a pessoa por 3 meses, logo depois mais 3 meses e assim por diante até completar mais de 2 anos, assim acabará se tornando um contrato de prazo indeterminado. 
O empregador é obrigado a recolher o FGTS, ou seja, a rescisão vai liberar a verba pro FGTS e pode ser que tanto empregado quanto empregador queiram colocar fim a esta relação antes de prazo previsto, neste momento o empregador que desejar colocar fim antes do prazo pagará ao empregado metade do tempo que lhe faltava, se faltavam 40 dias, pagará 20 dias. O contrato é determinado, porém, ele não é obrigado a manter o tempo que foi determinado. No contrato determinado não existe aviso prévio, porque as partes já sabem a data do inicio, este contrato tem que ser por escrito, caso tenha alguma cláusula no contrato diante disto, somente então haverá a obrigatoriedade do aviso prévio, mas em regra, não há. Exemplo: Algumas turmas perguntaram sobre o contrato de jogador de futebol e artistas, estes contratos tem leis próprias, mas não deixam de ser contratos por prazo determinado.
O CONTRATO INTERMITENTE 
Veio junto com a reforma trabalhista, é um contrato novo, não existia antes, se existia era de uma forma ilegal. O trabalhador intermitente é um caso atípico, ele vai está empregado, porém, ele não vai ter todas as garantias de um empregado. Considera-se intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação não é contínua, ocorrendo com alternância e determinado por horas, dias ou meses. Como funciona na prática? Uma empresa, um restaurante tem os seus empregados normais, no entanto, ocorre que as sextas feiras e aos sábados o movimento é muito maior, então o dono precisa aumentar o numero de empregados durantes estes dias para atender o seu público, então é como se ele fizesse um banco de dados de trabalhadores intermitentes, só que vai ser assinada a CTPS para aquele trabalhador que poderá ter mais de um contrato, ou seja, aquele empregado de uma loja no tropical shopping que trabalha de segunda a sexta e aos sábados ele quer ser trabalhador intermitente em um restaurante como garçom para aumentar a sua renda, ele poderá. Terá as duas assinaturas em sua carteira de trabalho. Com subordinação, ou seja, no momento em que ele está naquele ambiente de trabalho, ele deve subordinação ao seu empregador. Porém, esta relação não é contínua, aquele trabalhador é diferente, ele tem dias certos e específicos para comparecer ao trabalho. Então, este trabalhador é registrado, tem a carteira de trabalho assinada, e diz a lei que pode ser qualquer categoria, qualquer profissão pode ter um trabalhador intermitente. Só há uma exceção, há profissões que há legislação própria, como exemplo os aeronautas, estes não podem ser trabalhadores intermitentes. 
Este contrato intermitente deve ser feito por escrito, assina-se a CTPS e o seu pagamento é feito pelo valor da hora, o pagamento é feito após o dia de trabalho, só que ferias, FGTS, decimo terceiro tudo isso ele terá direito só que proporcional aos dias que ele trabalhou. O empregador convoca este tipo de empregado em até três dias de antecedência, por qualquer meio, seja ligação, whatsapp, facebook, desde que fique registrado que ele fez o convite. Porém, se “João” recusar, ele não ganhará nada naquele dia, mas também não vai deixar de ser empregado. Porque pode ser que ele tenha outro compromisso, João tem até 24 horas para responder o seu silêncio é considerado uma recusa. Mas também se João confirmar só que não vai, deixa o dono do estabelecimento na mão, João pagará uma multa e geralmente é feito uma compensação, fica como se fosse um dano de compensação. Há o recolhimento do FGTS e após 12 meses como trabalhador intermitente terá direito as férias.
O CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO 
É a regra, é aquilo que o legislador buscou desde o início, que é quando o empregado tem certeza da continuidade do seu trabalho. É o contrato individual de trabalho, ou seja, é aquele empregado contratado que não pode por regra ser substituído, com direito às exceções, mas em regra não poderá. É o acordo tácito ou expresso, verbal ou escrito para a prestação de trabalho, que corresponde a uma relação de emprego, que pode ser objeto de livre estipulação dos interessados em tudo quanto não contravenha as disposições de proteção do trabalho às convenções coletivas que lhe seja aplicável e as decisões de autoridade competente (ou seja, não pode ir contra convenção coletiva, contra decisões dos tribunais e muito menos não garantir uma proteção ao trabalhador). A CTPS deve ser assinada em 48 horas, mas caso o empregador não assine, não quer dizer que aquele contrato de trabalho não exista ou nunca existiu, princípio da primazia da realidade. A carteira de trabalho deve sim ser assinada em 48 horas, mas, se não for, há um risco muito grande de mais na frente o empregador receber um processo. 
Caracteriza-se toda vez que uma pessoa física prestar serviço não eventual a outra pessoa física ou jurídica, mediante subordinação hierárquica e pagamento de uma contraprestação denominada salário. Este é o conceito de contrato individual de trabalho. A partir do momento que foi expresso o acordo entre as partes, inicia-se o contrato, aquele empregado passa a ter as garantias da CLT. Ninguém pode ganhar menos que um salário mínimo, a exceção é o caso que já vimos da empregada doméstica, que não é que ela vá ganhar menos, ela ganhará proporcionalmente pelas horas trabalhadas. Mas em regra, o trabalhador não pode ganhar menos que um salário mínimo nacional. Existe um salario chamado Salário Categoria, ou seja, se existe uma categoria que conseguiu no direito o seu salário base, já pré-estabelecido, o empregador que contrata já sabe que ele não poderá pagar menos do que o valor estabelecido. Jornada de trabalho: Este trabalhador tem que trabalhar 8 horas diárias e 44 horas semanais, é o que diz a CLT, normalmente é de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00 horas e aos sábados de 8:00 às 12:00 horas. Só que, claro, o empregador pode não funcionar aos sábados, porém, não pode é extrapolar essas 44 horas. Nos casos chamados de hora extra não se pode ultrapassar 2 horas diárias e o empregador pagará 50% a mais por aquela hora extra. Este trabalhador tem direito ao recolhimento do FGTS, é 8% do salário bruto do empregado, é um valor que não vai diretamente para o empregado, vai para uma conta vinculada que fica a disposição do empregado no caso de uma eventual demissão e no caso de uma eventual demissão sem justa causa, aquele empregado também terá direito ao chamado multa do FGTS, no percentual de 40%.Este empregado terá direito as férias, trabalhará 12 meses para ter direito as férias, estas férias por meio da nova reforma, poderá ser dividida, além de poder vender estas férias para o empregador, caso deseje. 
O décimo terceiro salário, também chamado de gratificação natalina, deve ser pago obrigatoriamente até a data de 30 de dezembro, é a data limite para pagamento do decimo terceiro, este também pode ser fracionado, para que não fique tão pesado para o empregador, se fracionado a primeira parcela deverá ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Geralmente as empresas quando querem parcelar, dão a primeira parte no mês de julho. Visando a proteção do trabalho, o trabalhador terá direito ao aviso prévio, onde o empregador tem 30 dias para comunicar ao empregado que não deseja mais os seus serviços, com isso aquele empregado terá direito a faltar duas horas por dia ou 7 dias corridos, é a oportunidade aquele empregado que já sabe que vai ser demitido conseguir um novo emprego, este é o aviso prévio trabalhado. E existe também o aviso prévio indenizatório, indenizo o trabalhador por aquele mês que ele não precisa mais vir.
O contrato de trabalho teve alterações advindas da reforma trabalhista, que alterou mais da metade da CLT. Para alguns, essa reforma é inconstitucional, mas o Supremo que vai decidir.
Essa reforma trouxe novidades, como o assunto da aula de ontem, o contrato intermitente. Este sempre existiu, mas foi legalizado pela reforma. 
O término do contrato de trabalho pode ser por justa causa, sem justa causa, rescisão indireta (culpa recíproca) e o pedido de demissão. E vamos ver mais à frente a precisão do contrato de trabalho para que o trabalhador receba suas verbas rescisórias.
Modo de reprodução ao menor (?), que foi uma garantia constitucional que foi dada a esses trabalhadores. Ou seja, a Constituição deu oportunidade, uma vez que já começou a tratar dessa matéria a partir do momento em que ela proibiu o trabalho do menor de 18 anos, mas vem a CLT e diz que o menor pode trabalhar a partir dos 16 anos, vedado o trabalho noturno. E ainda criou o tipo de contrato do menor aprendiz a partir dos 14 anos.
Falando da reforma:
Em relação à reforma, comparada com o Novo Código de Processo Civil, podemos verificar que a lei nº 13.105/2015, que criou o Novo Código de Processo Civil durou cerca de 5 anos dentro do Congresso Nacional, no caso da reforma, não, demorou menos de 1 ano. 
A reforma, não criou um novo código, manteve-se a CLT, só que ela alterou mais da metade dos artigos que ali estão.
Após a reforma houve a reforma da reforma, que foi a MP 808 (Presidente da República encaminha para o Congresso Nacional), só que essa MP perdeu a validade pelo decurso do prazo. O Congresso, dentro do prazo, não aprovou a MP. 
Falando sobre contrato de trabalho:
O contrato de trabalho é o acordo tácito ou expresso correspondente à relação de emprego. Uma vez que não precisa, via de regra, solenidade para que aquele contrato de trabalho tenha validade, mesmo tacitamente pode ter validade. Por exemplo, apenas o costume daquele empregado diariamente comparecer àquele local já o faz empregado, correspondendo uma relação de emprego e não de trabalho.
São abarcados, pela CLT, os contratos de emprego. O contrato de trabalho é o gênero do qual decorrem outras espécies.
Quem pode trabalhar como empregado?
 Qualquer pessoa física, desde que obedecidas as regras de proteção ao menor.
Quem pode contratar um empregado?
Pessoa física ou jurídica. E ai vimos que pessoa jurídica, temos que ir ate o código civil, no artigo 44, para verificar quais PJ’s podem ser consideradas empregadoras.
Proteção à criança e ao adolescente:
Jornada de trabalho reduzida;
Proibição do trabalho noturno;
Perigoso;
Insalubre;

Continue navegando