Buscar

Prova de Didática e Planejamento - Ex conhecimento

Prévia do material em texto

Prova de Didática e Planejamento - Exercício do Conhecimento –
Questão 1 de 5
O termo Pedagogia Tradicional, como bem o conhecemos por meio dos cursos de formação inicial e continuada, adveio do estudo das concepções antigas de educação. Essa teoria ou concepção pedagógica formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÀ, Robison. Concepção de Pedagogia Tradicional. . Acesso em 08 de dezembro de 2019.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base sobre a Pedagogia Tradicional, analise as sentenças e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Cada formato da Pedagogia Tradicional, que foi sendo aplicado no decorrer do tempo, apresentou uma base diferente, igualando-se na metodologia numa técnica avançada de ensino
II. ( ) Todos os formatos da Pedagogia Tradicional, que foram sendo aplicados no decorrer dos tempos, possuem em comum uma concepção de ensino-aprendizagem.
III. ( ) A metodologia, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é a utilização de materiais didáticos e o aproveitamento dos alunos adiantados.
IV. ( ) A base, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é concretizada pela listagem de conteúdos e centralidade na autoridade do professor.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F – F – V – V.
B - F – V – F – V.
C - V – F – V – F.
D - V – F – V – V.
E - V – V – V – F.
Questão 2 de 5
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais renomado educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola. . Acesso em 08 de dezembro de 2019.
Levando em consideração o fragmento de texto sobre Paulo Freire e sua proposta educativa, analise as afirmativas a seguir:
I. Defendeu uma escola com uma postura de ensino politizadora, com vistas a formar um aluno que reflita sua realidade.
II. A politização do aluno ambicionada por Paulo Freire está relacionada à inserção do educando na sociedade da qual faz parte, por meio do domínio técnico de qualidade para sua entrada no mercado de trabalho.
III. A prática pedagógica do método de Paulo Freire deve partir da vivência do aluno.
IV. Propôs uma educação libertadora, em que o educando se liberta da visão mágica da sociedade e passa a aceitar a estrutura social tal qual é dada.
São corretas apenas as afirmativas:
A - I e III.
B - I e IV.
C - II e III.
D - III e IV.
E - IV.
Questão 3 de 5
O conceito de mediação é central no pensamento de Vygotsky. A linguagem humana é considerada o sistema simbólico (formada por signos) fundamental na mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 06 de dezembro de 2019.
De acordo com o enfoque sociocultural de Vygotsky assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. ( ) A consciência de nossos atos, a imaginação, o pensamento lógico e o abstrato são exemplos de comportamentos humanos que se desenvolvem por meio das demandas ou aprendizado social.
II. ( ) O ser humano nasce com uma estrutura potencial para falar, porém sem a interação com o meio social ou a cultura não é possível que essa habilidade se desenvolva.
III. ( ) Vygotsky estabelece que as funções psíquicas estão intimamente vinculadas ao aprendizado, que por intermédio da linguagem apropria-se da cultura do grupo. Compreendendo que a linguagem é manifestada de distintas formas.
A sequência correta é:
A - F – F – F.
B - F – V – F.
C - V – F – V.
D - V – V – F.
E - V – V – V.
Questão 4 de 5
A Pedagogia é o estudo sistematizado da área educacional. A didática é uma das áreas da Pedagogia que se refere as metodologias do ensino e aprendizagem, dos conteúdos, do sistema de avaliação, do planejamento escolar e da relação professor-aluno. Tanto a Pedagogia como a Didática estão interligadas numa concepção de homem e do mundo. A Pedagogia possui teorias específicas oriundas dos estudos da Filosofia, da Psicologia e da Sociologia. Existem teorias não críticas e outras crítico-reprodutivistas. Texto de livre elaboração. MOCELIN, Márcia Regina. 
Considerando o exposto acima, as leituras do texto base do livro e das videoulas, é correto afirmar que:
A - A pedagogia tradicional e a nova, são diferentes e pertencem as teorias não críticas.
B - A pedagogia tradicional e escola como aparelho ideológico, são semelhantes e pertencem as teorias não críticas.
C - A pedagogia tradicional e escola dualista, são diferentes e pertencem as teorias críticas.
D - A teoria da escola dualista e tecnicista são idênticas, e pertencem as teóricas críticas.
E - A teoria tradicional e a tecnicista são diferentes, e pertencem as teorias críticas.
Questão 5 de 5
Não há grupo humano, por mais rudimentar que seja sua cultura, que não empreenda esforços, de um ou de outro tipo, para educar suas crianças e jovens. (...) Se a educação, do ponto de vista social, é a transmissão, pelas gerações adultas, de valores, normas, usos, costumes, (...) Quando a sociedade é muito simples e a cultura do grupo rudimentar, como nas civilizações pré-letradas a educação se realiza assistematicamente . As crianças e os jovens participam das atividades dos adultos, e, pela experiência direta, aprendem as lendas, os mitos, as normas que regulam a conduta, as técnicas de trabalho, as formas de convívio e de recreação. Após esta avaliação, caso queira ler na íntegra o texto está disponível em HAYDT, Regina Celia Cazaux. Curso de didática geral. Ática, 2006.
Considerando o exposto acima, as leituras dos textos base do livro e das videoaulas, é correto afirmar que:
A - O ato de educativo é uma ação solitária, ausente do compromisso de transformação social e centrado na produção de mão-de-obra para o mercado de trabalho.
B - O ato de educativo também é um ato político, desenvolvido em interação com os demais sujeitos sociais para produção e reprodução de modelos para determinadas sociedades.
C - O ato educativo é fruto de estudos sistemáticos da sociedade e do seu modo de reprodução.
D - O ato educativo está condicionado à reprodução de determinado modelo social, sendo desenvolvido de forma tradicional em escolas.
E - O ato educativo representa à intencionalidade dos governantes para manutenção da divisão de classes, a fim de garantir as elites dominantes.

Continue navegando