Buscar

Psicologia escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo 
A psicologia escolar é uma área da psicologia que se dedica a compreender e promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos no ambiente escolar. Seu principal foco é o estudo das interações entre alunos, professores e o contexto educacional como um todo.
Os psicólogos escolares trabalham para identificar e atender às necessidades individuais dos estudantes, oferecendo suporte emocional e psicológico quando necessário. Eles também desempenham um papel importante na avaliação e encaminhamento de alunos que possam ter dificuldades de aprendizagem, comportamento ou questões emocionais.
Além disso, a psicologia escolar busca colaborar com os professores e a equipe educacional para desenvolver estratégias e programas que melhorem o ambiente de aprendizado e a inclusão de todos os alunos.
Os psicólogos escolares podem estar envolvidos em diversas atividades, como a orientação educacional e profissional, o aconselhamento individual ou em grupo, a prevenção do bullying, o combate à evasão escolar, entre outras ações que promovam o bem-estar e o sucesso dos estudantes na escola.
Em resumo, a psicologia escolar é uma área de atuação que visa promover o desenvolvimento saudável e o bom desempenho dos alunos, trabalhando em conjunto com a comunidade escolar para criar um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo.

Continue navegando