Buscar

PSICOLOGIA ESCOLAR COMO CAMPO DE ATUAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA ESCOLAR COMO CAMPO DE ATUAÇÃO
A Psicologia Escolar se define como um campo de produção de conhecimentos, de pesquisa e de intervenção e que, entre outras atribuições, assume um compromisso teórico e prático com as questões relativas á escola e a seus processos, sua dinâmica e resultado. ( MARINHO-ARAÚJO; ALMEIDA, 2005).
Nesse sentido, a Psicologia Escolar é entendida como um campo de atuação profissional do Psicólogo e, também, de produção cientifica, caracterizado pela inserção da Psicologia no contexto escolar, sendo o objetivo principal desse campo é mediar os processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e de espaço de desenvolvimento da subjetividade.
Assume-se que a escola é o contexto principal de atuação do Psicólogo Escolar, apesar de não se configurar como o único, uma vez que atuações relevantes em Psicologia Escolar têm se desenvolvido em outros contextos educativos.
Em sua atuação profissional o Psicólogo Escolar utiliza múltiplos e diversos conhecimentos, organizados em diferentes áreas da Psicologia, para contribuir com os processos de aprendizagem e de desenvolvimento que ocorrem no contexto escolar (MITJÁNS MARTINEZ).
A Psicologia Escolar advém da articulação que o profissional faz dos diversos conhecimentos Psicológicos na direção de mediar às relações entre aprendizagem e desenvolvimento que têm lugar no contexto escolar.
Assim, o Psicólogo Escolar pode contribuir com os demais profissionais envolvidos em atividades educacionais (professores, diretores, coordenadores, educadores) oferecendo contribuições da Psicologia (do desenvolvimento, aprendizagem, ensino social), para melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem. O Psicólogo pode atuar em todos os segmentos do sistema educacional, realizando diagnósticos e intervenções preventivas ou corretivas, em grupos ou de forma individual. 
Dentre as várias possibilidades de atuação de Psicólogos escolares, eles podem contribuir para melhorar o desempenho escolar, a motivação e o engajamento de alunos;
· Monitorar o progresso dos alunos;
· Avaliar as necessidades emocionais e comportamentais de estudantes;
· Promover a resolução de problemas e conflitos;
· Planejar programas de educação individualizada apropriadas para alunos com deficiência;
· Modificar e adaptar currículos e formas de instrução;
· Ajustar as salas de aula e rotinas para melhorar o engajamento dos alunos e a aprendizagem;
· Comunicar de forma eficaz com os pais sobre o progresso do aluno e orientá-los sobre questões educacionais;
· Prevenir o bullying e outras formas de violência;
· Avaliar o clima da escola e melhorar a conectividade na escola entre equipe escolar, alunos e família;
· Reforçar as parcerias Família-Escola;
· Ajudar as famílias a entender as necessidades de aprendizagem e saúde mental de seus filhos.

Outros materiais