Buscar

tecnica cirurgica

Prévia do material em texto

Transcrição 09.11.2018 – REVISÃO TÉCNICA CIRÚRGICA N4
Assuntos: Laparotomia, Cricotireoidostomia, Traqueostomia, Pré e Pós-Operatório (o áudio está cortado, então não sei se são só esses assuntos)
· Laparotomia: 
Abertura cirúrgica da cavidade abdominal
· Traqueostomia:
Intervenção cirúrgica que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para a passagem de ar; traqueotomia
· Cricotireoidostomia:
Incisão de emergência através da pele e da membrana cricotireóide para garantir a via aérea do paciente durante certas situações de emergência. Pode ser realizada durante sufocamentos ou quando o paciente não pode respirar por conta própria, como em traumas faciais
A crico é mais paliativa, tirar o paciente da emergência. Como se fosse a toracocentese do 5 espaço intercostal do pneumotorax hipertensivo.
Se for eletivo, o paciente ta bem e tranquilo, você faz uma traqueostomia. 
LAPAROTOMIAS
- Etapas da Laparotomia: 
· Incisao- abertura cirúrgica da cavidade abdominal
· Exploração/inventario da cavidade; 
· Cirurgia propriamente dita;
· Revisao da cavidade- hemostasia e matérias; 
· Fechamento /síntese.
Laparotomia -> “Laparos”: abdômen e em outra literatura, flanco e “tomos”: corte. Então, laparatomia é abertura cirúrgica da cavidade abdominal para fins diagnóstico e/ou terapêuticos. 
Etapas da laparotomia:
- Incisão: Abertura cirúrgica da cavidade abdominal, seja em qualquer direção.
- Exploração/Inventário da cavidade: Onde eu vou procurar o motivo pelo qual abrir a cavidade. Claro que existe laparatomias brancas em que eu procuro e não acho nada. 
- Cirurgia propriamente dita
- Revisão da cavidade: Rever tudo, procurar materiais que ficaram (gaze, compressa, agulha) e revisão da homeostasia (se ta sagrando não, arterial, capilar, venoso). Se você tiver fazendo anastomose, vai olhar se a ligadura que você fez na arteria x ou y se tem sofrimento ou não. 
- Fechamento/Síntese: Por planos, tem gente que ainda fecha peritoneo...
E por último é o fechamento, é a síntese, por planos.
- Classificação: cirurgias eletivas (quanto a finalidade), saber que a laparotomia é via de acesso para drenagem de coleções, ou ela pode ser também uma laparotomia de cunha diagnóstico (a famosa laparotomia explorado).
1) INDICAÇÕES 
- vias de acesso a órgãos intra-abdominais em operações eletivas
- via de drenagem de coleções 
- método diagnostico – laparotomia exploradora ou laparoscopias. 
PROF:
-Eletivas: com objetivo definido. Ex: cirurgia de paciente com colelitíase (pedra na vesícula). Já tem o diagnóstico definitivo e pode ser programada. 
Laparotomias pode servir como via de acesso para drenagem de coleções intrabdominais ou que esteja na parede subcutânea. Às vezes tem um hematoma infectado ou abcesso de parede abdominal, preciso fazer uma “laparotomia”. Aspas porque ele explica que como não acessa a cavidade abdominal, não se considera totalmente laparotomia. 
Hoje em dia dificilmente abre o paciente para drenagem. É feito muito drenagem, punção, guiada por imagem. Se olhar a TC e tiver só líquido na cavidade não adianta drenar. Tem que abrir, lavar bastante, aspirar e drenar se for o caso. 
A laparotomia serve também como diagnóstico, caso os exames não apresentem nada (laparotomia exploradora). 
- Classificação quanto a direção:
· Longitudinais; 
· transversais; 
· Obliquas; 
· Toraco-abdominais; 
· toraco-freno-laparotomias;
Combinadas
- Tipos de incisão ideal, (isso é bastante importante)
Acesso fácil ao órgão visado, se tem espaço suficiente para executar manobras cirúrgicas com segurança, que permitam uma ampliação rápida caso necessário, faça pouco traumatismo (isso aqui é meio que contraditório), e que possibilite reconstituição da parede de maneira perfeita sob o aspecto anatômico, funcional e estético – 
exemplo: um procedimento emergencial, basicamente uma laparotomia xifopubiana, não tem muito pra onde correr, você tem espaço para ampliar, você consegue ter acesso a qualquer órgão do abdome, consegue fazer uma boa síntese, consegue deixar esse plano anatômico perfeito juntamente com a pele, então cirurgia de trauma basicamente é laparotomia mediana 
1. INCISAO IDEAL 
- Acesso fácil ao órgão visado 
- Suficiente espaço para que as manobras cirurgias sejam executadas com segurança 
- Permitir ampliação rapida, quando necessário 
- pouco traumatismo 
- possibilitar a reconstituição da parede de maneira perfeita, sob aspecto anatômico, funcional e estético 
Incisão:
Incisão Mediana (laparotomia exploradora) então ela tem acesso livro do apêndice xifoide até o púbis, eu tenho acesso a todos os órgãos da cavidade, consigo ter uma boa síntese, uma boa hemostasia.
- Os Tipos De Incisão acho que é legal saber, principalmente os hepônimos (focar nos nomes da segunda imagem), saber qual o nome da incisão para cirurgia de colecistectomia aberta. Na prova ele pode colocar um caso clínico falando os sintomas do paciente e pedir quais tipos de incisão podem ser utilizadas, se precisa de antibiótico ou não.
Obs.: incisão pararretal mediana ESQUECER!!
- Atentar para esses nomes (deu o exemplo da Incisão de Rockey-Davis, Incisão de McBruney). Lembrar das incisões mais clássicas utilizadas na apendicectomia. 
Incisão de Kocher ( Obliqua subcosta direita)
· Própria para cirurgias do fígado, na vesícula biliar e na arvore biliar
· Incisa de pele, subcutânea, musculatura (oblíquos e transverso)
· Desvantagem – Dor pós-operatória – porque secciona a musculatura (por isso laparoscópica é a melhor opção)
- Ele pode pedir para descrever como é a incisão de McBurney (uma linha imaginária do umbigo até a crista ilíaca superior, no terço distal eu faço a incisão oblíqua). Pode ser que ele peça a técnica, então tem que se atentar a isso. 
Observação: 
Longitudinal: subdivide em:
· mediana, 
· paramediana (paramediana não usa mais, podemos deixar de lado),
· xifopúbica ou suas parciais (supraumbilical, transumbilical e infraumbilical). A xifopubica é a mais usada. 
A transumbilical atravessa o umbigo, isso é muito particular de cada cirurgião. Alguns desviam do umbigo, outros não...mas não existe uma regra.
Se é paciente jovem que você quer preservar a estética, dá pra desviar do umbigo. 
INCISÕES TRANSVERSAIS 
Usamos muito na gineco oncológica, a Pfannenstiel principalmente. 
Incisão de Pfannestiel Incisão transversal abaixo do umbigo e apenas 1 dedo acima da sínfese púbica Incisão arqueada (tranversal) na pele e aponeurose Divulsão da musculatura- longitudinal Cesareanas, cirúrgias ginecológicas e urológica
A cirurgia geral utiliza muito pra apendicectomia, quando não tem laparoscopia. E a cirurgia pediátrica também, utilizam a incisão transversal por conta da anatomia, essa criança vai crescer e vocês tem que lembrar das linhas de Langers, as linhas de tensão da pele. Como a criança vai crescer, ela não tem a aponeurose muito bem formada ainda, você opta pela transversal.
INCISÕES OBLÍQUAS
A mais conhecida é a incisão de Kocher. Tem as lombotomias que podem ser utilizadas para acessar rim. A incisão de Gibson a gente utiliza para transplante renal. 
1. Incisão de Kocher (oblíqua subcostal direita) Própria para cirúrgias no fígado, na vesicula biliar e na árvore biliar. Incisão de pele, subcutâneo, musculatura (obliquos e transverso) Desvantagem – Dor pós-operatória- pq secciona a musculatura (por isso laparoscopica é melhor opcao);
2. Incisão de Rockey-Davis (transversa) 
3. Incisão de McBurney (obliqua)
INCISÕES TORACOABDOMINAIS
Comentamos um pouco na aula passada, que são as combinadas. 
TORACO-FRENO-LAPAROTOMIAS 
Vai abordar tórax e abdome juntos. 
LAPAROTOMIAS COMBINADAS
Incisão em J ou em L invertido para aumentar o campo em uma hepatectomia, em uma esplenectomia de difícil acesso. Posso fazer uma mediana e uma transversa também. É de pouco uso hoje em dia, principalmente por conta da cicatrização, o vértice dessa incisão sofre muito, tem isquemia, deiscência, não faz uma cicatrização tão boa. 
INCISÃO IDEAL?
Depende do que você quer operar:
· - Tem que ter um acessofácil ao órgão visado: não vou fazer uma esplenectomia com uma Pfannenstiel;
· - Espaço suficiente para executar manobras cirúrgicas com segurança;
· - Permitir ampliação rápida, caso necessário;
· - Pouco traumatismo: é muito contraditório, porque não tem jeito, a laparotomia vai causar muito mais trauma do que uma laparoscopia. Ele pode estar falando quanto ao tamanho da incisão, quanto menor melhor, dependendo do que você quer operar; 
· - Possibilite a reconstrução da parede de maneira perfeita sob o aspecto anatômico, funcional e estético. 
O ideal é que seja uma incisão com pouco traumatismo.
Se tratando de uma laparotomia vai ter trauma maior do que uma laparoscopia, mas esse pouco traumatismo vai estar falando do tamanho da incisão, quanto menor melhor, que provoque pouco traumatismo ao paciente. E por último uma incisão que possibilite a reconstrução da parede de maneira perfeita sobre o aspecto anatômico, funcional e estético. 
Incisão mediana para uma laparotomia exploradora (ou exploratória) é uma incisão que pode ser feita do apêndice xifoide até a região púbica, que é a chamada xifopúbica, ou pode ser parcialmente: supra-umbilical, que é do xifoide até o terço médio imaginário entre o umbigo e o apêndice xifoide, transumbilicais, que é uma incisão um pouco acima do umbigo, não tem uma quantidade específica de centímetros (acima do umbigo), depende do intuito da cirurgia. Tem cirurgião que passa transumbilical e tem outros que fazem desvio para a direita ou esquerda do umbigo. OBS: o professor acha que fica mais estético quando é feito para a esquerda do paciente. E ainda nas medianas parciais tem a infra-umbilical, quando quer fazer por exemplo uma ooforectomia numa paciente obesa. A laparotomia mediana permite tirar massas gigantescas que não sairiam por uma Pfannenstiel (fanistil).
**mediana dá essa facilidade de ampliar sem perdas muitas anatômicas.
Mediana (clássica); supraumbilical; infraumbilical; paramedianas; pararretais. 
Aqui temos um hipônimo que é o Sinal de Lenander, e onde ele aparece? Um exemplo é na apendicite. Esse sinal é a diferença da temperatura retal e axilar de + de 1 grau. Então por isso tem a incisão de Lennander, mas quase não é mais utilizada. 
· A paramediana (ou pararretal) já foi muito usada para retirada de vesícula, hoje em dia usa-se a laparoscopia.
· Incisão de McBurney (obliqua), e a transversa é a incisão de Rockey-Davis. 
· Gibson e é pra transplante renal; se faz uma incisão no flanco tipo em J, como se fosse um taco de golfe, uma parábola.
E essas linhas pontilhadas? É a unilateral anterior, que mais utilizamos nas toracotomias de urgência. 
Incisão de Pfannenstiel (jeito correto de escrever).
Incisão de Kocher- obliqua a direita, usa para fígado, vesícula e árvore biliares, porém é mais utilizada para colecistectomia. Para fígado até usa, mas a incisão iria um pouco mais baixa, para fígado usa uma mediana combinada, fazendo um L ou um J. Amplia mais a visão do que a Kocher.
É uma incisão obliqua subcostal direita. 1 a 2 cm abaixo do rebordo direito. Incisão de pele, musculatura, lembrar que tem que abrir os músculos oblíquos externo e interno e o transverso do abdome, pra poder acessar o peritônio e a cavidade abdominal. Por lesionar os músculos, a dor no pós operatório é intensa. E a transversa. Pfannenstiel você também tem que divulsionar o musculo reto abdominal, também é dolorosa. Quando a musculatura está muito contraída, tem que as vezes seccionar o reto abdominal, dá um campo enorme pra operar, mas o paciente fica com muita dor. Por isso, a laparoscopia é a melhor opção. 
· Incisão de Mc Burney na fossa ilíaca direita, incisão obliqua. 
· Incisão de Lennander.
· Incisão de Rockey-Davis: é a transversa. 
· 
Obs.: Às vezes o colega acha que dar pra fazer um McBurney ou Rocky Davis, não saí o apêndice, não localiza, ele abre mediana... Isso eu estou falando de laparotomia.
Hoje apêndice mais que consagrado fazer por laparoscopia, mas acontece isso daí. Hoje em dia tem ainda cirurgiões que operam apendicectomia sem exame algum, beleza não precisa de exame, é clínico diagnóstico realmente é clinico, apendicite aguda é clínica.
Sinais semiológicos de apendicite aguda..
Sinais Semiológicos de APENDICITE AGUDA? 
· Então Sinal de Blumberg é dor a descompressão brusca, lá no ponto de MCBURNEY sugestivo de apendicite aguda.
· SINAL DE LENANDER (Temperatura retal maior que a temperatura axilar em mais de 1º C);
· OBTURADOR (Dor hipogástrica à flexão e rotação interna do quadril);
· ILEOPSOAS (Dor à extensão e abdução da coxa direita com o paciente em decúbito lateral esquerdo. Presente no apêndice retrocecal);
· ROVSING (Dor na fossa ilíaca direita à palpação da fossa ilíaca esquerda. Palpação no cólon descendente desloca os gases para o cólon ascendente, atingindo o apêndice inflamado hipersensível, provocando dor); 
· SINAL DE LAPINSKY: Dor à compressão da FID enquanto se eleva o membro inferior direito esticado. Presente no apêndice retrocecal.
· SINAL DE AARON: Dor epigástrica referida à palpação do ponto de McBurney.
· SINAL DE BLUMBERG: Dor à descompressão súbita no ponto de McBurney.
· SINAL DE DUNPHY: Dor na FID que piora com a tosse.
Colecistite aguda: sinal de Murphy (indicativo de colecistite aguda e que consiste em provocar dor pela palpação da vesícula biliar no hipocôndrio direito, durante a inspiração profunda) ou seja: arco costal dois dedos abaixo, no hipocôndrio direito, pede para o paciente inspirar profundo e comprime, o paciente sentira dor na parada da inspiração profunda, dai sinal de Murphy positivo.
São 7 sinais de apendicite, citados acima. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Complicação: paciente operou e no décimo dia apresentou complicações, quais os tipos de complicações que vocês conhecem? 
· Deiscências
· Eviscerações
· Eventração/ hérnia incisional
Observação:
As complicações da laparotomia, 
· Deiscências, quando não tem cicatrização adequada, as vezes por falha técnica, as vezes por infecção, as vezes por desnutrição do paciente.
· Evisceração e eventração qual a diferença? Evisceração são as vísceras para fora do abdômen, exemplo: fez cirurgia e depois da cirurgia tem alça do delgado para fora então paciente eviscerou, provavelmente por folha técnica na hora de fechar a aponeurose ou paciente desnutrido também pode acontecer isso, albumina baixa, lembrar que proteína e fundamental para cicatrizar. 
· Eventração/ hérnia incisional - maioria esta coberta pela pele, vê como se fosse o abdômen “tufado” só vê a pele em cima, embaixo já esta a alça isso é eventrar. A evisceração o órgão sai da cavidade abdominal se exterioriza já a eventração é contida. Geralmente a evisceração ocorre dentro 3 ou 4 dias, já a eventração é um processo mais tardio. Evisceração sempre tem indicação de laparatomia, tem que refazer a aponeurose do paciente. A eventração no caso de paciente que já operou oito vezes abdômen que ninguém consegue acessar mais deixa a hérnia, porque paciente ta comendo, evacuando tudo normal, é só uma questão estética mesmo. 
· Fechamento do abdômen se abriu tem que fechar, para restituir a forma e a função da parede, atentar um pouco para a estética, o fechamento tem que ser rápido, tem que ficar bem fechado, sem falhas. Fechar os bordas para evitar infecção depois, resistir a forças tensionais, para que não tenha deiscência e evisceração do paciente.
- Fechamento de abdome: a gente também comentou um pouquinho, lembrar que deve ser fácil, rápido, eficaz e menos oneroso; fechar os bordos e evitar infecções; resistir às forças tensionais.
TORACOTOMIAS
- Lembrar da Classificação Das Toracotomias: via de acesso confinada ao tórax; as combinadas. 
- PROVA: De repente eu posso solicitar “que tipo de toracotomia que é mais utilizada na sala de emergência?”. TORACOTOMIA UNILATERAL ANTERIOR (ESQUERDA OU DIREITA)
- Afastador de Finoqueto (utilizado para fazer toracotomia, não esquecer esse nome)
-Toracotomia Mediana Vertical(Esternotomia): muito utilizado em cirurgia cardíaca. 
- Toracotomia Clamshell
Laparotomia e Cricotiroidostomias. 
laparotomia 
Etapas da laparotomia: incisão, exploração/inventário, cirurgia propriamente dita que é a técnica que a gente vai levar, revisão da cavidade e o fechamento/síntese são as etapas da laparotomia. 
Classificação: cirurgias eletivas e sua finalidade. 
Saber que a laparotomia a via de acesso para drenagem de coleções ou ela pode ser também uma laparotomia de cunha diagnostico (a famosa laparotomia exploradora).
Tipos de incisão ideal: acesso fácil ao órgão visado, se tem espaço suficiente pra executar a manobra com segurança, que permita uma ampliação rápida caso necessário, faça pouco traumatismo( isso aqui é meio que contraditório) e que possibilite a reconstituição da parede perfeita sobre aspectos anatômicos funcionais estético. 
Um exemplo: um procedimento emergencial, basicamente uma laparotomia xifopubiana. Você tem espaço para ampliar, você consegue acessar qualquer órgão do abdome, consegue fazer uma boa síntese consegue deixar esse plano anatômico perfeito juntamente com a pele então, cirurigias de trauma basicamente laparotomias medianas belezas!? 
Lembrar da incisão mediana que é uma laparotomia exploratória
Ela tem acesso do nível do apêndice xifoide até o pub, eu tenho acesso a todos os órgãos da cavidade, consigo ter uma boa síntese, boa hemostasia. 
Os tipos de incisões
· Saber principalmente os hipônimos
· Como que é o nome da incisão utilizada para cirurgia de colecistectomia aberta?
· Se eu for pedir a incisão vai estar no enunciado, vai estar em uma das perguntas, blz? Se eu for pedir alguma dessas 5 incisões vai estar no enunciado da Pergunta. 
· Vai ser: fulano de tal, tal, tal dor assim, assim assado, diagnóstico mais provável qual é? Quais os tipos de incisões que eu posso, um exemplo né que eu posso optar pra esse paciente entendeu? Precisa de antibiótico ou não precisa? Precisa de tudo? Vamos englobar tudo isso aí, é. 
ANTIBIOTICOS: as vezes 1 geração, 2 geração. Mas pode escrever isso gram +, gram – mais fácil escrever isso. 
Atentar para esses nomes:
· Incisão de Rockey-Daives (Transversa),
· McBurney (Obliqua)
Lembrar das incisões mais clássicas da apendicectomia! 
Incisão de Mcburney tal como é que faz? De uma linha imaginaria do umbigo a fossa ilíaca superior no terço distal eu faço a incisão obliqua.
Paciente operou isso tal tal, quais são os tipos de complicação que você conhece? 
R=Slide: Deiscências, Evicerações, Eventração/hérnia incisional.
Fechamento de abdome:
 Slide: Restituir forma e função da parede. Deve ser rápido, fácil eficaz e menos oneroso. Fechar os bordos e evitar infecções. Restituir ás forças tensionais. Tá! Isso aqui não precisa, não precisa.
Toracotomias, 
Lembrar das classificações para toracotomias, vias de acesso confinada ao tórax, as combinadas (uniltareal ou hemitorácica).
(Combinada slide: via de acesso entende-se ao pescoço ou abdome.) De repente eu posso perguntar que tipo de toracotomia é a mais utilizada na sala de emergência, 
R= Unilateral Anterior esquerda ou direita, geralmente é esquerda tá. 
Não esqueçam desse slide, geralmente é a toracotomia mais feita na sala de emergência. 
Como que é o nome desse afastador? Se um dia você precisar fazer uma toracotomia não esqueça dele Afastador de Finochietto. 
Toracotomia mediana vertical é a externotomia da cirurgia cardíaca muito utilizada. 
Lembra dessa daqui? Como que é o nome dela que eu trouxe? Clamshell
Tem as combinadas: Incisão tóraco – Abdominal, Incisão tóraco – Cervical só pra ilustrar também. 
Traqueostomias, 
· Saber os limites das relações anatômicas inferiormente a carina entre t4 e t5 certo! 
· Indicações, provavelmente quando você pode indicar uma traqueostomia.
· Intubação prolongada qual o tempo limite? 14 dias é o tempo limite, a maioria das UTI’s trabalha com 14 dias. 
Obstrução respiratória alta, traqueostomia é cirurgia de emergência ou urgência? Lembra que eu falei, salvo é um paciente é um cirurgião já tem a destreza pra isso é um cabeça e pescoço que esta de plantão alguma coisa do tipo você pode fazer uma traqueo de emergência, procedimento de emergência sempre é a cricotireoidotomia. Faz a crico, tira o paciente da emergência e leva pro centro cirúrgico para fazer a traqueostomia. 
Mas uma vez tem lá no enunciado alguma coisa com emergência: cricotireoidostomia. Urgência: traqueostomia. 
O momento da realização Traqueostomia:
· Procedimento eletivo, quando é programado. Uma traqueostomia de eleição eu vou fazer uma laringectomia, vou fazer uma tumor de cordas vocais faz uma traqueo previa, garante a via aérea dele e opera acima da traqueostomia das cordas vocais. 
· Urgência, quando a obstrução de vias aéreas é um risco, porém não imediato. Vocês sabem sinais de emergência e emergencia de via aérea. 
Obs: Emergência é opção pela cricotireoidotomia geralmente por punção, quando não resolve por punção você passa uma cânula tubular com a canula traqueal pela cricotireóide.
 Lembrar que aquela membraninha super estende bem abaixo da cartilagem tireoide. 
Técnica cirúrgica e ai vou cobrar isso aqui será ou não? Hiper-extende o pescoço do paciente, palpa a cartilagem tireóide dele homem é bem mais pronunciado por causa do pombo de adão, escorregou o dedo aqui pra baixo tem a membrana cricotiroideana pode furar aí sem medo hiperextendido em galera.
 Tira uma agulha de dentou e deixa só o jelco de plastico mesmo. Isso na emergência mesmo e já manda! A cirúrgica é aquela que eu falei: se você tiver um pouco mais de destreza você faz em vez de punção, você mete uma lâmina de bisturi nessa mesma membrana sem medo e passa a cânula traqueal ali, sem medo de ser feliz.
 Cricotireoidostomia -Só que com lâmina de bisturi, por punção você não vai conseguir fazer. Blz! aí tem a percutânea verso cirúrgica isso aqui é a nível Brasil, isso aqui a gente não tem isso aqui só pra vocês saberem a título de curiosidade. Não precisa ta, percutânea a gente falou da diferença pra cirúrgica. Basicamente as contra- indicações são distúrbios de coagulação, tumores/distorção da anatomia, infecção se tiver você leva a infecção la para a luz traqueal, obesidade e instabilidade cervical/posicionamento. Nada, isso aqui foi só administração pra vocês saberem como que existe cânula metálica, cânula plástica, cânula de shiley. 
Pode ser que de repente venha uma questão de prova: Paciente vem utilizando uma cânula de shiley então vocês sabem que já ouviram falar um dia na vida, questão da vida não na minha não. 
Qual o melhor momento para realizar a traqueostomia? Posso trazer algum enunciado ó paciente esta a 12 dias intubado há indicação de traqueostomia?
 Descreva a técnica por menorizada (não da pra entender essa palavra, a nay ate pergunta como se escreve ou fala mas ninguém responde)? 
Então ó, é uma decisão individualizada na hora de fazer uma traqueostomia por intubação prolongada, mas a maioria dos serviços trabalham com 14 dias, 2 semanas ta bom galera. Blz, certo! Isso aqui é só para vocês terem uma noção, que é revisão. 
Quando é criancinha tem o pescocinho mais cheio de gordurinha. Mulherada fica ai tem pescoço gordo. Incisão vertical na traqueia .
Importante a limpeza e troca de curativo. Limpeza da cânula interna, umidificação do ar, monitorização da pressão do balonete(cuff), troca do conjunto completo periodicamente (7 dias/ 30 a 60 dias). Vai que eu pergunto quais são os cuidados que a gente deve ter com a cânula de traqueostomia.
Você acha que eu vou pedir quais os sinais pra decanular? 
Pré – Operatório
· Questões fundamentais de um pré – operatório:
· Boa anamnese e exame físico detalhado. 
· E se for especifico para algumas cirurgias. 
· Exames complementares em pacientes assintomáticos só devem ser solicitados em alguns casos. 
De repente ta lá: Paciente 35 anos será submetido a cirurgia por alta frequência entre parentes (caff) qual a sua conduta? Paciente 65 anos tabagista, cardiopata, hipertenso mau controlado será submetido a uma gastrectomiasubtotal que exames você vai solicitaria no pré – operatório?
Não assim porque hemograma, porque coagulograma. Posso ir? Sala: pode. Por que que eu estou botando esse slide com calma? Por que de repente eu coloco lá paciente é usuário de corticoide, diurético solicitaria também eletrólitos tais como: sódio, potássio..3 linhas resolvem isso aí. De repente o cara passou um exame de pré-operatório com todos os exames feitos tal tal ... você resolicitaria porque? A gente sabe que a literatura trás que tem validade de ate um ano, porém na pratica não é bem assim. 
Posso botar tipo assim paciente classificado em em ASA 3 qual seria a sua conduta? Não vou te pedir a classificação, mas você tem que ter uma noção do que significa um ASA 3, ASA 4. 
Importantíssimo esse slide: Avaliação Nutricional 
indicado em pacientes: desnutridos, emagrecidos, pacientes portador de neoplasias. Dosagem de albumina de 2 parará parará parará, são pacientes de bom prognóstico, mal prognóstico, procede com a cirurgia não prossegue. Suporte nutricional não precisa, precisa. Não quero que você vá la e diga assim: dieta assim assado, tantos ml. Quero que você só diga paciente necessita de suporte nutricional 
importantíssimo slide Transfusão sanguínea na pré-operatória quando que eu vou indicar? 
Á é uma cirurgia que o suporte é de grande porte ou uma cirurgia de pequeno porte eu preciso transfundir eu preciso não transfundir, Reservo o sangue, não reservo. 
Dieta, ta de repente paciente tantas horas antes da cirurgia comeu tal coisa. O médico falou que não tem problema tipo aquelas lá de francinildo que não vai mudar muita coisa. Então, atentar pra essas coisinhas da dieta também. Slide máster: isso aí, qualquer coisa se vocês estiverem em dúvida, vamos suspender a gaida que acabou, suspende a gaida por falta, acabou. Então ó, quais medicamentos devem ser suspensos no pré-operatório? Anticoagulante Oral, Antiflamatorio, Antiaderente plaquetário, Antidepressivos, Hipoglicemiantes orais, Diuréticos e inibidores da reabsorção de potássio. 
Lembra da Gaida. Se escrever gaida na prova da errado, gaida é pra estudar. Blz? 
Medicamentos que devem ser mantidos até o dia da operação, da cirurgia? Beta-bloque, é o que a gente tem no enunciado lá, misoprolol. Não sei o que é misoprolol já perde ponto na questão porque vocês já tem noção de farmacologia aí. Paciente utiliza bloqueador do receptor de angiotensina 2 ?Paciente faz uso de Loratadina e aí? Paciente faz uso de Fluoxetina e vai ser operado amanha e aí? Esse é inibidor da recaptação de serotonina, pode usar entendeu? Paciente faz uso de Lispro e aí? Leticia responde: aí pode porque insulina pode. Glibenclamida pode? Olha a revisão, depois vem falar que eu não falei. Meteformina pode para cirurgia? Não. Substitui por quem sempre? 
Cricotomia só sala de cirurgia. . De repente eu posso perguntar isso aí; Chegou um tony ramos pra operar e aí?
cricotomia é no intra-operatorio. Aparar os pelos é uma coisa, tricotomia é outra. Não vai chegar com a axila lá toda peluda. Cricotomia nas áreas mais intimas é feito no intra-operatorio.
Paciente sondado, tantos dias, assim assim assado, tal, tal isso numa questão de umas 18 linhas, um caso clinico amplo, tá! Paciente apresentando distensão gástrica no pilorio tal você mantém a sonda, você entendeu? Rigorosa antissepsia pra passar sonda vesical de demora. Se de repente você passaria uma sonda vesical de demora com rigorosa antissepsia no paciente, monitorização de um na uti, 
Bioética: 
Preparo psicológico: Informar sobre o procedimento e suas possíveis sequelas/complicações; Presença de sondas, drenos e cateteres; Relação médico-paciente fundamental.
 Paciente chegou hiperagitado na sala anti-cirurgica e aí o que você sugeriria? O que você prescreveria? Para esse paciente no pré-operatório intendeu?
 importantíssimo esse slide Antibioticoprofilaxia, Antibioticoprofilaxia gravem essa frase. Não substitui uma boa técnica pré-operatória. E é certamente o principal papel de prevenção das infecções cirúrgicas. Antibioticoprofilaxia não substitui a boa técnica operatória. Operações Limpas: S. Aureus – Cefalosporina de 1ª geração. Potencialmente contaminadas: Enterobactérias – Cefalosporina de 1ª Geração. Potencialmente contaminadas da urologia – Enterobacterias – Cipro. Contaminadas: Gram – e anaeróbios – Genta + clinda ou metronidazol, amoxi + clavulanato, 
· lembrar que aqui a gente faz antibiótico terapia e não profilaxia. Isso aqui é o pré-operatório, mas geralmente acabando a cirurgia ela vai continuar o pós-operatório com antibiótico.
· O ínicio da antibioticoprofilaxia deve ser durante a indução anestésica e por via venosa. 
· A cobertura antibiótica deve ser feita somente durante o ato operatório.
Por que a gente está colocando S.aureus, enterobactérias, gram – e anaeróbicos? Porque você precisa conhecer a microbiota do local que você vai operar. Então isso não é em vão. Mais uma vez, mais uma vez conhecer rigorosamente a microbiota que você vai atuar. Z vou mexer no intestino enterobactérias vou usar cefalosporina tal, então saber que pra antibioticoprofilaxia eu preciso conhecer a microbiota do local que eu vou operar. 
· A cobertura antibiótica deve ser feita somente durante o ato operatório. No pré-operatório, na profilaxia, tá! Outra coisa Frase clássica, antibioticoprofilaxia deve ser, ela é muito mais eficaz durante a indução anestésica e por via venosa, não antes da cirurgia ou no peri-operatório, ou seja, no ato da cirurgia. Ela é mais eficaz onde? Na Indução anestésica. Então é lá com o anestesista. Quer fazer o que Ricardo? Ah faz uma cefalosporina de 1ª geração. Entendeu aí? Blz! Na diabetes tranquilo, vocês sabem que a glicemia tem que ficar entre 100 e 200, o paciente ictérico tem que hidratas para evitar o que? Lesão tubular aguda. Cirurgia de colon é peculiar ninguém vai cobrar isso de vocês não, não agora. 
CUIDADOS DA TRAQUEOSTOMIA
· Limpeza e troca de curativo (isso é importante, alguém lembra aquela imagem da miíase que passei aqui na sala?).
· Limpeza da cânula interna
· Umidificação do ar
· Monitorização da pressão de balonete (cuff)
· Troca do conjunto completo periodicamente
· 7 dias/30 a 60dias
Quais são os cuidados que devemos ter com uma cânula de TRAQUEOSTOMIA? 
 Não queiram ter miíase, cheio de larvas de mosca, ao lado da traqueostomia, a luz traqueal está aqui embaixo.
PRÉ-OPERATÓRIO
· Questões fundamentais de um bom pré-operatório:
· De forma objetiva pode ser dividido em:
a)Geral (boa anamnese e exame físico detalhado);
b)Especifico para determinadas operações;
c) Preparo de pacientes portadores de doenças prévias
· Exames complementares em pacientes assintomáticos, só podem estar prescritos em alguns casos, de repente está lá: 
1. Paciente, 35 anos, será submetido a uma cirurgia por alto frequência (CAF) é um procedimento cirúrgico no qual uma área doente pode ser retirada com mínimo dano ao órgão. Qual sua conduta?
2. Paciente, 65 anos, tabagista, cardiopata, hipertenso mal controlado, será submetido há uma gastrectomia total, quais exames você solicitaria para o pré-operatório?
· Isso aqui eu acho importante pra vocês estudarem porque pode ser que em algumas das respostas eu peça isso, não assim, o que é hemograma:
Por que estou colocando esse slide com calma? Por que de repente eu coloque lá:
1. Paciente é usuário de corticoide, 
2. Paciente é usuário de diurético
3. Solicitaria também eletrólitos tais como: sódio, potássio..
4. De repente o cara passou no exame de pré-operatório, com todos os exames feitos (23m20s eu não entendi)..de 6 meses,...ressolicitaria, a literatura traz que tem validade de até 1 ano, porém, na prática não é bem assim..
· Não vou pedir essas questões de RISCO CIRÚRGICO, mas, meio que interligam essas questões de pré-operatório. Posso colocar tipo assim: “Paciente classificado como ASA III, como seria sua conduta?” Não vou pedir a classificação, mas você tem que ter uma noção do que significa um ASA III/IV..
· IMPORTANTISSIMO esse slide: AVALIAÇÃONUTRICIONAL: Indicada em pacientes desnutridos, emagrecidos, pacientes portadores de neoplasias, dosagem de Albumina de 2..são pacientes de bom prognostico, mal prognostico? Prossegue com a cirurgia, não prossegue? Suporte nutricional, precisa ou não precisa? Não quero que vocês digam: “dieta assim e assim assado” SÓ INDICAR! Paciente merece suporte nutricional mais de perto? Basicamente isso. (não estou dizendo que tem essa questão, MAS POSSA ser que tenha algo mais parecido com isso).
· IMPORTANTISSIMO esse slide: TRANSFUSÃO SANGUINEA PRÉ OPERATÓRIA, quando é que vou indicar? De repente vem lá em uma questão, “paciente com hb x, solicito ou não solicito?” dependendo da cirurgia que ele vai ser operado, então ATENTEM A ISSO, no enunciado, vai te dizer. Cirurgia de grande porte, ou uma de pequena porte, vai transfundir, não vai transfundir? Reserva o sangue ou não reserva? Então se atente nesse slide aí, dê uma atenção maior nesse aí.
· DIETA: de repente, paciente, tantas horas antes da cirurgia comeu tal coisa, médico falou que não tem problema..será? se atentar pra essas coisas..
· Slide MASTER agora: qualquer coisa se vocês tiverem dúvida, vamos suspender a GAAAHIDA. Então, quais medicamentos devem ser SUSPENSOS NO PRÉ-OPERATÓRIO? Anticoagulante oral, Anti-inflamatório, Anti aderentes plaquetarios , Antidepressivos, Os hipoglicemiantes orais, Diurético inibidor da absorção de potássio...
TRANSCRICAO TEC CIRURGICA REVISAO – ALVARES 27-3626:30
Slide máster esse ai, qualquer coisa se vocês tiverem duvidas vamos suspender a GAAAHIDA que acabou. 
Quais medicamentos que devem ser suspensos no pré-operatório? 
· Anticoagulante oral; 
· Anti-inflamatório;
· Antiaderente plaquetário, 
· Antidepressivo, 
· Hipoglicemiantes orais, 
· Diuréticos inibidores da reabsorção de potássio, ganglioplégicos. 
· LEMBRA-SE DA GAIDA (GAAAHIDA),
 Medicamentos que devem ser mantidos até o dia da operação:
Betabloqueadores podem, de repente tem no enunciado nisoprolol, (ah não sei o que nisoprolol) perde ponto na questão, tem a função de farmacologia já ai. 
· Paciente utiliza bloqueador do receptor de angiotensina 2, e ai, o que é isso? 
· Paciente faz uso de loratadina, e ai? Paciente faz uso de fluoxetina e vai ser operado amanha, e ai, pode? Não pode usar, entendeu? 
· Paciente faz uso de lispro? Ai pode, insulina pode. 
Por conta da diabetes? 
Diabetes e hipertensão você nunca tira
Professor: Não tira? glibenclamida pode ate o dia da cirurgia? Não. 
Metformina pode até a cirurgia? Substitui por quem sempre? Insulina. 
“Paciente ia operar uma hérnia inguinal, resolveu passar na depiladora e fez não sei o que, ai chega la. Tem que orientar: vai la, toma banho”. 
Obs: banho: 
· A gente degerma uma clorexidina; ou se for usar tintura de corpo pvpi, tem que fazer a degermação com uma ecovinha de pvpi e depois fazer a sua assepsia com pvpi alcoólica.
· Nunca fazer clorexidina pra degermar e a tintura pra fazer assepsia. Porque neutraliza um o outro.
A tricotomia é pra fim operatório. Aparar os pelos é uma coisa, tricotomia... Não to dizendo pra chegar la com a axila “estovadinha”, você pode aparar. A tricotomia se for de uma área mais íntima é feita no intra-operatório ok? 
_____________________________________________________________________________________
Transcrição passada:
As vezes alguém fala “Vou operar amanhã, preciso suspender alguma medicação?” Aí vocês têm que saber na ponta da língua... 
Medicamentos de uso habitual que devem ser suspensos: 
· Anticoagulante oral, substituir por heparina 5 dias antes; 
· Anti-inflamatório, porque diminui a adesão plaquetaria também, suspenda de 24 a 48 horas, dificilmente alguém toma anti-inflamatório continuamente, mas as vezes ele tem uma doença que precisa tomar; 
· Anti aderentes plaquetarios como aspirina, o AS pelo menos 10 dias antes, pode substituir por charel, ele pode ser suspenso até um dia antes da cirurgia; 
· Antidepressivos, principalmente os inibidores da monoaminoxidase, 3 a 5 dias antes; 
· Os hipoglicemiantes orais, substituir por insulina regular na véspera, quando internar; 
· Diurético inibidor da absorção de potássio, suspender.
· Antialérgicos, posso tomar até o dia da cirurgia? Não tem problema. Anti-hipertensivo, deve continuar tomando. Reposição de potássio pode manter até o dia da cirurgia. 
· Tricotomia: Trico - cabelo, tomia- corte.
**Sobre tricobezoar: Aglomeração de pêlos no estômago ou intestino.
Paciente psiquiátrico gosta de comer cabelo, e acumula, ele tem tricofagia, ele faz tricobezoar, faz obstrução com cabelo, síndrome de rapunzel. 
E o fitobezoar? Obstrução por meio de planta ou fruta. 
Quando o paciente tem pêlo no abdômen, e vai operar amanhã, aí ele vem de casa passado a gilete antes, e aí? Não é recomendado. O melhor momento pra tricotomia é no centro cirúrgico, no intraoperatório, na indução anestésica. 
O que você pode fazer previamente? 
Pede ao paciente tomar banho com clorexidina, com sabonete antisséptico, alguma coisa assim... 
Mas tricotomia faz na indução anestésica, de preferência não usa lâmina, de preferência, mas as vezes não tem o barbeadorzinho, aí usa lâmina mesmo... Faz a anti-sepsia, tricotomia, anti-sepsia novamente, degerma a pele toda e depois ainda vem o complexo leucoide.
“Paciente sondado, tantos dias. Paciente apresentando distensão drástica, você mantém, saca sonda, você... tendeu?” Rigorosa antissepsia pra passar sonda vesical de demora. 
Se de repente fiquei com duvida, passa sonda vesical de demora, fazia antissepsia pra monitorar a volemia do paciente, monitorizarão continua na UTI. 
Bioética : relação médico-paciente é importante, informar o paciente do procedimento, tomar as precauções. Informar sobre a presença de sondas. 
Paciente chegou hiperagitado na sala cirúrgica e ai o que você sugeriria o que você prescreveria pra esse paciente no pré-operatorio.
SLIDE IMPORTANTISSIMO:
Antibioticoprofilaxia gravem essa frase: não substituem a boa técnica operatória. E é certamente o principal fator de prevenção das intervenções cirúrgicas. Antibioticoprofilaxia não substituem a boa técnica operatória.
· Operações limpas – staphylo aureaus ( cefalosporinas de 1¹ geração), só basta isso. 
· Potencialmente contaminável – enterobacterias (CEF 1 ger.). 
· Potencialmente contaminada (ciprofloxacina). 
· Lembrar que as contaminadas a gente faz antibioticoterapia e não profilaxia. Isso aqui é o pré-operatorio, mas geralmente acabando a cirurgia ela vai continuar o pós-operatório com antibiótico. Então cirurgias contaminadas, antibioticoterapia e não profilaxia. 
Pra fazer antibiótico no paciente... Por que estamos colocando isso na enterobacteria, gram negativo, anaeróbico? Porque você precisa conhecer a microbiota do local que você vai operar, então isso não é em vão. 
Ah vou mexer no intestino, enterobacteria, vou usar a cefalosporina tal, então saber que pra antibioticoprofilaxia, mais uma vez eu preciso conhecer a microbiota do local onde vou operar. A cobertura antibiótica deverá ser feita somente durante o ato operatório. No pré-operatorio, na profilaxia. Outra coisa, frase clássica, antibioticoprofilaxia deve ser durante a indução da anestesia, ele é muito mais eficaz e por via venosa, não antes da cirurgia e não no pré-operatorio, ou seja, no ato da cirurgia.
O anestesista vai perguntar “quer fazer o que Ricardo?”. “Ah pode cefa de primeira geração”. Nada, tranquilo, diabetes vocês sabem que tem que ficar a glicemia entre 100 e 200, o paciente ictérico tem que tratar pra evitar lesão tubular aguda, cirurgia de colón é peculiar, ninguém vai cobrar isso de vocês agora. 
Pós-operatório
Examinar o paciente no pós-operatório: 
Como fazer? 
· Minucioso- olhar o paciente de corpo inteiro.
· Diário- 2x ao dia
· Nível de consciência. ( deve-se avaliar; bom dia seu fulano? Tempo e espaço)
· Sinais vitais ( pa, fr, pulso, checar temperatura)
· Urina – cor volume, densidade
· Sist. Respitratorio e cardiovascular
· Abdome ferida operatória ( verificar se esta distendido; presença de dreno, sentinelas)· Feridas ( limpa, seca, hiperemiada, secreção)
· Checar panturrilha ( Edema , sinais clínicos de TEP; sinais semiológicos: sinal de Homans – dorsoflexao dos pés. Se sentir dor : positivo.
Exame complementar de rotina,:
 Não há necessidade, salvo paciente com cirurgia de pequeno porte.
 Se eu pedir de repente cirurgia de grande porte, paciente na UTI, lembrar:
 tem que fazer exame laboratorial de controle. 
EXAME COMPLEMENTAR:
· Pequeno porte não tem necessidade de exame complementar.
· Salvo em cirurgia de grande porte, em ambiente de UTI ou que apresente alguma alteração no exame físico.
QUANDO PERDIR:
· Cirurgia de grande poste. 
· HB de controle – pct que sangrou muito
· Normalmente estão na UTI. 
· Hipocorado, será que uma ligadura rompeu? Então pede exame complementar. 
· Gastrectomia, coledoctomia, citoreducao, cirurgia cardíaca = grande porte. Obs: Tem de ter um jejum maior.
· Ou que apresente alguma alteração no exame físico.
 Se eu colocar um sinal semiológico no exame físico, é pra vocês pensarem mais um pouquinho. Sinal de HOMANS? Não sei, de repente. 
Prescrição medica: 
Eu peço lá: “Pct passou pra enfermaria no dia seguinte sem prescrição, como você faria...O que não poderia faltar na prescrição ? 
**Prescrição medica: Livro 2h após. 6h já libera uma comida.
· Parâmetro – nível de consciência.
· Dieta- no horário certo pra evitar uma broncoaspiração.
· HV- DHE : hidratação venosa- verificar se tem distúrbio eletrolítico. Verifica a mucosa e diurese.
· Protetor gástrico- Dependendo da cirurgia pra evitar gastrite/ ulcera de estresse.
· Analgésicos- sempre te que ter OPIODE fraco- tramadol. Opióide forte- Morfina. Comum: Dipirona.
· Antibióticos (se necessário) – principalemtne em cirurgia contaminadas. Antib-terapia
· Profilaxia de TVP- heparina de baixo peso molecular.
· Cuidados gerais- cuidado com curativo, dieta. Cuidado com o dreno. Com a sonda.
Obs: Anit hipertensivo a gente não suspende.
Lembrar das doenças de base. De repente no anunciado de paciente diabético, hipertenso... Não preciso colocar o que ele tomava não, só bota anti-hipertensivo.. isso..aquilo.
Reposição (não tem tanta coisa pra batermos martelo nisso).
Reposição hidroeletrolítica: ( sempre em cirurgias de grande poste)
· No PO imediato: avaliar paradas e ganhos durante a cirurgia/ sinais vitais/
· Avaliar debito urinário de horário
· Corrigir perdas e necessidades básicas
· Perdas insnsiveis: + - 1500 ml : glicose 5%
· Urina +- 800-1500 ml: Ringer S ou L
· SNG (sonda nasogastrica)/ Drenos: repor com Ringer/ SF
· Na e K- sempre lembrar da reposição de Na e K
Analgesia (é importante). 
O que vocês sugeriam de analgesia pro paciente?. Dentro da prescrição poderia complementar “analgesia de horário”. Não precisa colocar analgesia de 6/6h, de 8/8h. Analgesia de horário. Pronto!
· Derivados de opióide – morfina, fetanil (pct oncológico em fase terminal)
· AINES - 
· Analgesia comuns
· Cateter e peridural 
· Bomba de PCA – cateter peridural nas costas e tem uma bomba no polegar, quando ele tem dor, ele aperta. Bomba de pca com morfina ( é um exemplo).
Antieméticos:
Paciente com vomitando (força), pode romper algo no pós operatório.
· Reduz a dor -
· Reduz o risco de romper as suturas da parede abdominal
· Opçõees: bromoprida, metoclopramida (plazil), ondansetrona, dimenidrato.
De repente eu coloca lá, pct vomitando no pós operatório, não esquecer..beleza? mas se fizer uma prescrição com basicamente isso aqui, ta resolvido.
Slide padrão: Profilaxia de TVP.
Profilaxia de TVP
Quando a cirurgia é pélvica, cirurgia de quadril 
· 40% de pacientes em po de cirurgia geral.
Fatores de risco: 
· Idade
· Obesidade
· ACO – anticoncepcional oral - protomboticos
· Trauma de membros inferiores
· Neoplasia
· Doencas cardiovascular.
· Imobilização prolongada ( por isso a importância de deambular).
· Operacao pélvicas e quadril = maior risco.
Baixo riscomJovens sem risco, cirurgias de pequenos postes.
Profilaxia
· Baixo risco: meias elásticas e deambulação precoce. Pressão pneumática (aparelho anti trombótico)
· Risco moderado e alto: Heparina profilática SC 5000 UI de 12/12h ou HBPM 20 mg SC. Dose única. *SC – subcutâneo ***HBPM- Heparina de baixo peso molecular
· Manter ate completa deambulação do paciente. 
Importante: cirurgia de alto/baixo/moderado risco. Descreva, Se um colega coloca por exemplo heparina x/xh.. Vou considerar a resposta mais a completa.
Qual seria sua conduta? Você colocaria heparina? Não.Complete isso. Poderia ser assim “Fle..., 40ml Sub cutâneo, 3x ao dia”.
Ate quando voce manteria essa profilaxia desse paciente? – até manter a completa deambulação. Pronto. Resposta fácil dessa. 
Profilaxia de úlcera de estresse
Profilaxia de úlcera de estresse:
· Queimados/ grandes traumas/ pct sépticos/ hipovolêmicos/ IR/IMOS
· Bloqueadores H2
· IBP
· Antiácidos 
· Sucralfato/ Sucrafilm
No enunciado: pct atropelado por ônibus = grande trauma, 
Lembrar que tem que fazer (importantíssimo):
· Profilaxia
· Prescrição
· Protetor gástrico
· Quando iniciar a dieta. 
**Pode ter a questão na fácil. Não estou dando a resposta da prova, mas isso é importante a gente estudar bastante, nutrição no pós operatório.
Quando iniciar a Dieta, 
· Reinicio da alimentação oral deve-se considerar o tipo procedimento cirúrgico e a presença do ruído hidroaéreo.
Qual procedimento cirúrgico e a presença de.. sondas mais para pacientes utilizando sonda nasogástrica com déficit de 200ml: lembrar de sacar a sonda e não sei o que no pós-operatório.
Vesical de demora = tem q monitorar a volemia do paciente pós-operatório utilizar por maior tempo possível.
Obs:
· Paciente operada de histerectomia, houve lesão de bexiga a retira a sonda no pós-operatório TA ERRADO. Mantém a sonda por mais tempo, colocar por 21 dias ganha um plus, estrelinha. 
· Drenos também, de repente pode estar inserido no Dreno, no Abdome, você tem que cuidar do dreno, avaliar débito do dreno. A posição do paciente, se alguém responde mais detadalhamente paciente operou laparotomia e na prescrição vai colocar e orientações, lá nos cuidados gerais: orientar a ficar na posição de PO aí é campeão.
Nutrição:
· Redução da motibiliade instestinal – manuseio
· Esse íleo depende da manipulação . 10h tem manipulação de alca ( ID reinicia os movimentos depois de 24h ; depende da cirurgia)
· ID reinicia os movimentos entre 24 h estomago 24-48 cólon 48h
· O reinicio da alimentação oral, portanto deve considerar o tipo de providimento cirúrgico realizado e a presença de RHA
· Paciente bem acordado
Íleo adinamico – fazer nutricao parenteral ou sonda nasoenteral. 
Sonda: 
Quando usa sonda nasogastrica ?
· Pos cirurgias do tubo digestivo alto
· Diminui a distensão gástrica e a ocorrência de vômitos
· Dever ser retirada se debito menor 400 ml e Ruidohidroaereo presente
· Dificilmente passa de 72h
Paciente as vezes esta como estomago muito dilatado – tem que por pra diminuir a possibilidade de bronco-aspiração. 
Sonda vesical de demora
· Monitorar a volemia do paciente no pós operatório
· Menor tempo possível
· Cirurg., urológica geniecologica podem demorar o uso da sonda.
De repente um paciente usando a sonda nasogastrica , com debito de 200ml, lembrar de sacar a sonda no pós operatório. Blz? 
Vesical de demora:
· Lembrar que é pra monitorar a volemia do paciente pós operatória. 
· Utilizar por menor tempo o possível. 
Lembrar que cirurgia urológica, e ginecológica, de repente pode ter “pct operado de histerectomia, com lesão de bexiga ,há retiração no pós operatório” ta errado. Matem a sonda por mais tempo (21 dias).
Drenos:
· Profiláticos ( sentinelas (dreno vigia- que coleta o liquido pra evitar colecao) e terapêuticos: coleções e ou abscessos.
· Inserido por contra- incisão
· Retirar o quanto antes sempre que possível.
“De repente pode estar inserido dreno no abdome avaliar o débito do dreno, saber os cuidados.
Posição do paciente, vai que alguém escreve mais detalhadamente. Paciente operou uma laparotomia na prescrição e orientação: Orientado em ficar em posição de foley”.
Posição do pacienteno PO (pós-operatório) Posiçao de FOLEY. 45 graus a cabeceira e perna fletidas).
Curativos: (não falou no áudio)
· Síntese primairia (sustura) – curativo 24-48h desde que limpo e seco
· Fechamento por segunda intenção (não fecha) : limpeza diária com solução salina, desbridamento químico ou físico e oclusão com curativos estéreis.
· Antissepticos: tem efeito citolitico – clorexidina ( retardam o processo de cicatrização; logo não é apropriado). Usar: soro fisiologico
· Terceira intenção: ressuturação. 
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.png
image12.png
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpeg
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.jpeg
image22.jpeg
image23.jpeg
image24.jpeg
image25.jpeg
image26.jpeg
image2.jpeg
image3.gif
image4.png
image5.jpeg
image6.jpeg

Continue navegando