Buscar

Plano de Ação

Prévia do material em texto

2
2
2
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
NATÁLIA CARNAVALE
APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
SOROCABA - SP
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
NATÁLIA CARNAVALE RA: D77ABI-1
APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS 
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Relatório de Plano de ação de Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública em Unidade Básica de Saúde, apresentado à Universidade Paulista – UNIP. 
Professora Orientadora: Sandra Regina Bicudo da Silva.
Nutricionista Supervisora: Samanta Oliveira.
SOROCABA – SP
2021 
SUMÁRIO
1.	TEMA	4
2.	JUSTICATIVA	5
3.	INTRODUÇÃO	6
4.	OBJETIVO	8
4.1	OBJETIVO GERAL	8
4.2	OBJETIVOS ESPECÍFICOS	8
5	METODOLOGIA	9
5.1 Materiais	9
5.2 Métodos	10
6	RESULTADOS E DISCUSSÃO	11
7	CONCLUSÃO	13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	14
APÊNDICES	15
 
1. TEMA 
Plano de ação sobre educação alimentar e nutrição na saúde pública “Aproveitamento integral dos alimentos”.
2. JUSTICATIVA
O plano de ação de educação alimentar e nutricional aqui apresentado justifica-se por meio da importância em incentivar o consumo de aproveitamento de alimento integral, haja visto que desperdício de alimentos, em um momento em que a sociedade está debatendo acerca do esgotamento dos recursos naturais, pois está em momento de pandemia “covid” , que exige de todas as pessoas novos comportamentos e novas formas de agir e de pensar. No caso dos alimentos é, no mínimo, paradoxal jogar fora partes nutritivas, enquanto muitas pessoas sofrem com desnutrição e fome.
2
2
3. INTRODUÇÃO 
A alimentação é a base da vida, fornece energia e nutrientes, permitindo um equilíbrio do organismo do ser humano. O aproveitamento integral dos alimentos é o reflexo da utilização total de um determinado alimento, sendo uma maneira de promover qualidade na alimentação, tendo também como consequência a diminuição do lixo, ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem só ao meio ambiente e a sociedade, mas também ao corpo e à mente (GOMES; TEIXEIRA, 2017). 
Pesquisas mostram que são desperdiçados 30% dos alimentos comprados(cascas, talos, folhas e sementes de verduras, legumes e frutas) por falta de informação sobre o valor nutricional e forma correta de preparo (VIEIRA et al, 2014). 
Algumas estimativas da FAO (2017) apontam que um terço de todos os alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, número que equivale a 1,3 bilhões de toneladas. Quantidade, segundo a instituição, que poderia alimentar cerca de dois bilhões de pessoas. Em relação ao Brasil, o desperdício e perda de alimentos acontecem na forma de distribuição, como também em nível de consumo. Muitas vezes, os alimentos ainda se encontram adequados para utilização, mas devido às características estéticas, acabam sendo mal aproveitados e sendo destinados ao lixo (FAO, 2017).
No entanto, sociedade tem passado por mudanças nos padrões de vida, assim como nos comportamentos alimentares. Isso se deu devido ao crescimento populacional e ao aumento da urbanização que, consequentemente, ocasionou no aumento do consumo de alimentos fora do lar e, principalmente, de alimentos pré-prontos e preparados (AVELAR; RESENDE, 2013). 
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), 46% de todo desperdício alimentar mundial ocorre nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Nesses locais, responsáveis por essas etapas do processo como os restaurantes, o alimento é produzido e descartado em grandes quantidades, por não estar de acordo com os padrões de controle de qualidade. Ademais, o desperdício pode ocorrer pelos consumidores durante oporcionamento de suas refeições, supondo-se que seja devido ao erro no cálculo de possibilidade de consumo (FAO, 2012). 
Desta forma, este projeto tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura acerca do aproveitamento integral dos alimentos na UBS vila Santana. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4. OBJETIVO
4.1 OBJETIVO GERAL
· Realizar revisão bibliográfica sobre o tema de aproveitamento integral dos alimentos para os pacientes da UBS vila Santana.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Desenvolver receita utilizando o alimento integralmente.
· Verificar a aceitabilidade da receita disponibilizada. 
· Identificar os benefícios decorrentes da realização do Aproveitamento Integral dos Alimentos. 
· Distribuir folder com explicações sobre o tema tratado para os pacientes da UBS Vila Santana 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5 METODOLOGIA
Os pacientes, funcionários da UBS da vila Santana experimentaram bolo de laranja com a casca, e tiveram uma postura de consumo consciente das partes antes descartadas de muitos alimentos, promovendo a prática do exercício da cidadania nas relações entre o homem e o meio ambiente, levando-se em consideração aspectos culturais, econômicos, nutricionais, tecnológicos e ecologicamente corretos.
5.1 Materiais
Para a elaboração do folder foram utilizados os seguintes materiais: 
Folha de sulfite, impressora, tesoura, régua.
Para a elaboração do bolo foram utilizados os seguintes materiais: os ingredientes, equipamentos e utensílios que foram utilizados na receita:
	Ingredientes
	Equipamentos
	Utensílios
	Açúcar
	Forno
	Assadeira
	Farinha de trigo
	Liquidificador
	Colher
	Óleo
	
	Xícara
	Laranja inteira
	
	Prato
	Fermento
	
	Tigela
	
	
	Tabua
	
	
	Faca
Foi elaborado um bolo com utilização integral da laranja .Estes ingredientes, exceto a farinha de trigo, foram processados no liquidificador, à massa obtida foi incorporado a farinha de trigo, e submetidos à cocção em forno pré-aquecido a uma temperatura de 180 o C (± 5o C) por, aproximadamente, 40 minutos.
O bolo foi apresentado aos pacientes, em copo descartável etiquetado com a descrição dos ingredientes e calorias, juntamente com folder com a receita, as frutas da época e uma mensagem de conscientização do aproveitamento integral dos alimentos. Os pacientes foram orientados a comer em casa, depois que higienizassem as mãos por conta dos protocolos da pandemia e higiene. A análise sensorial de aceitação foi realizada pela Supervisora Samanta Oliveira, as estagiarias da Unip, e pelos funcionários da Unidade Básica Saúde vila Santana que gostaram bastante e pediram a receita.
5.2 Métodos
Para realização do plano de ação, foi alinhado juntamente com a recepção e alguns funcionários, qual a demanda da unidade. Após a verificação, chegou-se à conclusão que haveria necessidade de ser por volta do horário de abertura da Unidade Básica de Saúde, onde o atendimento é realizado com vários tipos de pacientes, abrangendo todos os ciclos da vida, desde recém-nascidos, crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos, sendo a faixa etária predominante de 0 a 60 anos. Paralelamente a isto, houve uma intervenção com o tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos” , por solicitação da Universidade.
Para a realização do plano de ação, o estagiário conversou com a supervisora responsável e apresentaram suas propostas. Após alinhadas as ideias que seriam abordadas, estabeleceu-se a data e o tema de cada plano de ação que é sempre voltada a população, objetivando sempre o bem estar nutricional. 
 
 
6 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Durante o projeto foi possível compartilhar conhecimentos sobre o aproveitamento integral dos alimentos, frutas da época e a receita do bolo com a casca de laranja de forma eficiente, além de quebrar preconceitos que as partes não comestíveis dos alimentos carregam de uma forma cultural, em nosso país. Capacitando assim, os pacientes para produção do bolo de laranja, obtendo maior valor nutricional para o alimento. 
Após a aplicação do plano de ação percebe-se que a grande maioria ainda não comeu nenhum tipo de alimento feito com cascas, o que nos leva a perceber que o aproveitamento desses alimentos não é feito como deveria, sendo que grande parte das pessoas tem receio em comer algo que não é tão comum. Entretanto, alguns pacientesapresentaram interesse pelo assunto e estariam dispostos a inserir no cardápio este tipo de alimento. Estes resultados nos levaram a entender que não há uma conscientização a respeito do aproveitamento dos alimentos, o que faz com que muitos pacientes apresentem comportamentos de aceitação a esse tipo de receita. Para os 25 pacientes que estavam na recepção, apenas 1 não aceitou a lembrança e o folder. 
Com o presente projeto resultou que o bolo com as cascas de laranja tendo o aproveitamento integral dos alimentos, foram consideradas bem aceitas, tendo uma porcentagem de aprovação alta, com índice de aceitabilidade superior a 90%.
É de fundamental importância a conscientização sobre a utilização integral de alimentos, não como uma prática destinada a população carente, mas como forma inteligente e criativa de promover benefícios nutricionais e ambientais para toda a sociedade. 
O aproveitamento de partes não comestíveis de alguns alimentos, além de minimizar sobras geradas e agregar nutrientes às preparações. Os resultados relatados nos estudos demonstraram a importância do desenvolvimento de produtos alimentícios que utilizem o alimento como um todo. Recomenda-se esta inclusão na alimentação, de forma a colaborar com uma alimentação saudável e ao mesmo tempo de baixo custo, proporcionando o aumento no rendimento e valor nutricional, além de reduzir o lixo e o desperdício, que hoje são um problema para o Brasil, já que temos muito lixo é orgânico.
 
 
 
 
 
7 CONCLUSÃO 
 
Conclui-se que, a utilização de partes não comestíveis de alguns alimentos, como cascas provenientes de frutas na elaboração de produtos, como bolos, além de minimizar resíduos gerados e incorporar nutrientes às preparações, melhora a aceitabilidade dos produtos finais. Os resultados demonstram a importância do desenvolvimento de preparações alimentícias que utilizem o alimento de forma integral e sugere-se sua inclusão na alimentação população, de forma a contribuir ao acesso a uma alimentação saudável e ao mesmo tempo de baixo custo. É necessária a conscientização da importância do aproveitamento integral de alimentos, não como uma prática destinada a população carente, mas como forma inteligente de se promover benefícios para toda sociedade. Os objetos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, pois teve aceitação e conscientização de quase 100% dos pacientes e funcionários da UBS vila Santana.
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
AVELAR, A.E.; REZENDE, D.C. Hábitos alimentares fora do lar: um estudo de caso em Lavras - MG. Minas Gerais: Organizações Rurais e 
 
FAO. Savefood. 2012. Disponível em: https://www.fao.org.br/. Acesso em: 24 abr. 2021. 
 
GOMES, M.E.M.;TEIXEIRA, C.Aproveitamento integral dos alimentos: qualidade nutricional e consciência ambiental no ambiente escolar.Rio de Janeiro: Revista Ensino, Saúde e Ambiente, 2017. v.10, p. 203-217. 
 
VIEIRA, et al. Aproveitamento integral de alimentos: desenvolvimento de bolos de banana destinados à alimentação escolar. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, 2013.v. 11, n. 1, p. 185-194. 
Agroindustriais, 2013. v.15, p.137-152. 
 
 
 
 
APÊNDICES
	
APÊNDICE A – Folder Aproveitamento integral dos alimentos 
APÊNDICE B – Fotos do Plano de Ação

Continue navegando