Buscar

Estratégias de Remuneração e Benefícios

Prévia do material em texto

Estratégias de Remuneração e Benefícios
 Tem como conceito e caracterização da estratégia de remuneração oferecer benefícios financeiros ou não monetários como uma forma de recompensa aos colaboradores, sendo essa uma remuneração realizada além da remuneração fixa e estabelecida para os determinados cargos da empresa, portanto os benefícios obrigatórios conforme as convenções coletivas de seus respectivos estados e cidades como por exemplo: VT, VR, VA etc., não se aplicam a estratégia de remuneração. 
A metodologia dessas estratégias varia de acordo com cada empresa, região, cargo estabelecido e o modelo de remuneração determinado no segmento interno da organização. A mais comum entre elas é a gratificação por meio da PLR (Participação de Lucros), onde não há uma relação direta com a performance do colaborador dentro da empresa, mas com os rendimentos da empresa em si. É algo regulamentado por lei, mas não é previsto na CCT, portanto não é de caráter obrigatório.
. Pensando nesse programa de incentivo de desempenho individual e nos benefícios já oferecidos pela empresa aos colaboradores, a primeira melhoria sugestiva seria o fornecimento de uma cesta prêmio mensal aos colaboradores que não tiveram falta injustificadas, saídas antecipadas ou atrasos durante o mês anterior; a segunda é o aperfeiçoamento das habilidades e capacitação profissional, oferecendo cursos e treinamentos voltados para área e setor de cada um, além de um plano de carreira, visando o crescimento profissional de cada colaborador. 
Essas estratégias visam o reconhecimento e valorização do colaborador por suas competências adquiridas e desenvolvidas, incentivando o engajamento para que seja alcançado os objetivos em comum, diminuindo o índice de Turnover e rotatividade dos colaboradores fazendo com que se sintam mais parte da empresa.

Continue navegando