Buscar

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Prévia do material em texto

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
- Os processos psicológicos básicos são funções mentais e decorrem de características inatas, associados a outras aprendidas pela experiência no meio em que vivemos. As funções mentais não acontecem de forma separada; elas se integram para propiciar a dinâmica mental. 
- O empirismo foi a escola responsável pelo estudo de como as pessoas conhecem o mundo, acreditando que isso resultava das experiências proporcionadas pelos
nossos sentidos.
Gestalt
- O princípio básico destacado pelos teóricos da gestalt é de que o todo é maior do que as soma das partes.
- Um triângulo da gestalt. A percepção de um triângulo é o resultado da relação dos três pontos uns com os outros, ao invés da soma de seus efeitos sensoriais individuais. A experiência de se ver um triângulo a partir dos pontos ressalta a natureza holística relacional da percepção da gestalt.
Pregnância da Forma
- Quanto maior for a organização visual da forma do objeto e mais rápida e fácil for a compreensão da leitura, maior o índice de pregnância.
DIFERENCIANDO SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
1. Sensação: é a detecção de estímulos externos e a transmissão dessa
informação codificada para o cérebro.
2. Percepção: é o processamento, a organização e a interpretação dos sinais
sensoriais. Percepção é a representação mental que damos a um determinado
sentido.
Diferença entre o Fato X Fenômeno
1. Fato = poderia se dizer que é o que está no mundo.
2. Fenômeno = como nosso sistema sensorial capta e interpreta o Fato.
Mundo Sensível
- Os estímulos que cada indivíduo tem acesso através dos sentidos e como as sensações chegam para cada indivíduo, também guiam e constroem o que chamamos de mundo.
VISÃO
1ª etapa: (detecção)
Os olhos recebem o estímulo externo (aqui a percepção ainda não aconteceu)
2ª etapa (transdução ou codificação)
Este estímulo é traduzido em sinais elétricos que serão transmitidos para o cérebro (codificação sensorial) esses estímulos precisam ser codificados para que seja possível criar a representação mental daquilo gerou a estimulação. Essa tradução de estímulos físicos em estímulos bioquímicos é chamada de “Transdução.”
3ª etapa (Precepção)
Interpretação do impulso no cérebro, gerando uma representação mental. Agora sim a PERCEPÇÃO aconteceu. Será? Nem tudo que podemos perceber será percebido.
Fenômeno normal ou adoecedor?
1. Agnosia: perda da capacidade de reconhecer objetos
2. Apofenia: capacidade de perceber padrões e conexões em algo que não existe.
3. Pareidolia, que é um tipo de apofenia, quando percebemos um rosto nas nuves, objetos, etc. É um fenômeno psicológico comum. (os olhos humanizando os objetos)
4. Prosopagnosia: Perda da capacidade de reconhecer as expressões faciais. Também percebemos melhor pessoas do nosso grupo étnico.

Continue navegando