Buscar

Resposta dissertativa sobre sedentarismo e suas consequencias da prova de atividades fisicas em academia e empresas

Prévia do material em texto

O sedentarismo tem como característica a falta de atividade física regular presente na vida de uma pessoa, resultando em um baixo gasto calórico. Isso tem se tornado cada vez mais comum devido aos avanços tecnológicos e às mudanças nos padrões de trabalho. Atualmente, o sedentarismo é um grave problema de saúde pública em todo o mundo, pois está relacionado com o aparecimento e desenvolvimento de doenças crônicas, além de ser causa de diversas mortes.
O indivíduo quando sedentário, normalmente apresenta vários sintomas ou características que resulta da falta de atividade física presente regularmente no cotidiano. Uma pessoa sedentária normalmente apresenta cansaço constante devido a diminuição do metabolismo, uma vez que a atividade física tem como objetivo acelerar o metabolismo do, ocasionando a produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer bem-estar e disposição. Outras características de um indivíduo sedentário é a diminuição de força muscular e dores nas articulações, pois o sedentarismo leva a diminuição de massa magra resultando a perda de força e consequentemente o enfraquecimento dos músculos afetam de forma direta as articulações do corpo. Dessa forma as dores articulares surgem, podendo resultar até em lesões devido ao desgaste articulares. 
Há várias consequências do sedentarismos, entretanto, as mais conhecidas estão ligadas à algumas doenças, sendo elas: a obesidade, diabetes tipo 2, colesterol elevado, pressão alta, ansiedade e depressão, doenças ligadas a atrofia muscular, doenças ósseas e articulares além de infartos e AVC. 
Diante do exposto, conclui se que o sedentarismo é um dos principais problemas de saúde pública no século. Para evitar e/ou combater o sedentarismo é necessário a inclusão da pratica da atividade física no dia a dia para que haja melhora na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

Continue navegando