Buscar

Socialização_Seminario_modulo_IV (1)

Prévia do material em texto

Socialização - Seminário Módulo IV
Leonardo Vieira Guimarães
Emerson Getúlio da Cunha
Gisele Silva
Marcelo Alves Corrêa Batista
Stephani Machado da Silva Serafim
‹#›
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história.
Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos.
MISSÃO
VISÃO
VALORES
Ética e Respeito: Respeitar as regras sempre, com transparência e respeito, é a base do nosso relacionamento com alunos, funcionários e parceiros.
Valorização do Conhecimento: Não basta saber, é preciso saber fazer. Valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas.
Vocação para Ensinar: Nossos profissionais têm prazer em educar 
e contribuir para o crescimento dos nossos alunos.
Atitude de Dono: Pensamos e agimos como donos do negócio.
Simplicidade e Colaboração: Trabalhamos juntos como um time, com diálogo aberto e direto.
Foco em Resultado e Meritocracia: Nossa equipe cresce por mérito através da superação de metas e dedicação de cada um.
‹#›
 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR:
 CONTROLADORIA FINANCEIRA
IMPACTO DOS CUSTOS NO ORÇAMENTO FINANCEIRO
INTRODUÇÃO
 
Grande parte das empresas não conseguem aprofundar ou dar devida atenção a área de gestão de custos e orçamento financeiro, pois muitas destas, consideram uma área complexa que requer disciplina em relação a avaliação dos custos, levando-as a perderem o controle de custos e o orçamento financeiro disponibilizado na organização. Diante desta breve explanação, busca-se como objetivo geral, evidenciar o impacto dos custos no orçamento financeiro da empresa Camargo Química, uma empresa de soluções químicas que atende em especial, o segmento da construção civil, além de desenvolver soluções para o setor metal mecânico, moveleiro, água e commodities que mais cresce no país.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Custo é a soma dos gastos incididos e indispensáveis para as ações que envolvem a compra, conversão e diversos procedimentos imprescindíveis para apresentar os estoques à sua condição e localização atuais (IBRACON,1999).
Para Magalhães et al. (2019) “Os custos constituem a base dos gastos das empresas e o estudo deles permite análise do cenário de forma realista, é uma ferramenta que mostra onde está funcionando melhor e onde deve melhorar para continuar aumentando o lucro. ”
Para Costa e Aquino (2018, p. 23) “Custos são os gastos consumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto, pela aquisição de mercadorias para revenda e para a realização de serviços.”
	CUSTOS FIXOS
	Os custos fixos são aqueles que independem do volume produzido pela empresa, se a empresa produz ou não, os custos fixos são os mesmos. Exemplo: aluguéis, salários.
	CUSTOS VARIÁVEIS	Os custos variáveis são aqueles que sofrem alteração segundo o volume produzido ou vendido. Exemplos: matéria-prima; horas das máquinas em operação.
	CUSTOS DIRETOS	Custos diretos podem ser classificados como aqueles que pertencem ao produto e é possível mensurar. Seja através do material direto onde algumas empresas utilizam os centros de custos, embalagens, matéria-prima. Nos custos diretos também incidem a mão de obra direta, ou seja, o salário pago ao colaborador que trabalha diretamente na produção.
	CUSTOS INDIRETOS	Custos indiretos são aqueles que não podem ser identificados como um item específico de custo ou como um produto, ou seja, não conseguimos mensurar diretamente com o produto, como por exemplo, o salário dos gestores, a depreciação, da energia elétrica (quando não há medidores para as unidades produtivas e demais departamentos da empresa).
TABELA 1 - PRINCIPAIS CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES
FONTE: Extraído e Adaptado de Struz (2017, p.42)
‹#›
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Na tabela anterior, apresentou-se os principais custos nas organizações definidos por Strutz e que dão embasamento para a apresentação da pesquisa. Percebe-se, que os custos constituem a base dos gastos das empresas.
METODOLOGIA
 
Como metodologia de pesquisa, utilizou-se o método de natureza de pesquisa do tipo exploratória através de pesquisa bibliográfica e pesquisa prática. Os objetivos e resultados foram apresentados com abordagem qualitativa. 
A pesquisa bibliográfica foi realizada por: meios eletrônicos disponíveis nas bases de dados do Google, Google Acadêmico, biblioteca do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Uniasselvi e livros físicos. 
A pesquisa prática envolveu levantamento de informações de custos da Camargo Química. As informações foram disponibilizadas através de e-mail encaminhado ao responsável no setor de gestão financeira, no qual conseguiu também as informações de custos fixos com o responsável pela compra e importação e os dados de custos diretos com a gestão humana. Não foi concedido mais informações a respeito de outros custos da contabilidade financeira. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
Ao avaliar a empresa Camargo Química, com base nas informações levantadas, pode-se afirmar que no cenário atual, com o aumento de matérias-primas, produtos e insumos no geral, é necessário realizar uma rigorosa avaliação dos custos para que a o orçamento financeiro da empresa objeto de estudo não seja afetada de forma negativa. Com isso, torna-se fundamental analisar minuciosamente toda situação e criar um planejamento para a tomada de decisão no que se refere ao orçamento financeiro. Por isso algumas medidas importantes devem ser tomadas, como: análise de custo, estudo de compra e reajuste de preço.
REFERÊNCIAS
 
COSTA, Erico da Silva; AQUINO, Luz Marina A. Custos e Orçamento. 2018.Disponível em: http://www.proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1495/Custos_Orcamentos_ADMINISTRACAO-IFSP.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 nov. 2023.
IBRACON - Pronunciamento Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - NPC nº 2 de 30/04/1999. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npc2.htm . Acesso em: 02 nov. 2023.
MAGALHÃES, Diego Ventura. Et al. O papel da gestão de custo para tomada de decisão: um estudo de caso na empresa M. A. turbo diesel. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 01, Vol. 06, pp. 05-22 Janeiro de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/gestao-de-custo#_ftn1. Acesso em: 28 out. 2023.
STRUTZ, Emerson. Gestão e análise de custos. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
image2.jpg
image4.png
image1.png

Continue navegando