Buscar

Atividade 10- Ferramentas da Qualidade


Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE :Daiane Cristina Favero Polga
COMPONENTE: Ferramentas da Qualidade
PROFESSOR: Melina Nallem Hansen
ATIVIDADE Nº: 10
POLO: Francisco Beltrão
LOCAL E DATA: Dois Vizinhos, 14 de abril de 2024
Atividade avaliativa 10
Ferramentas da Qualidade
1. Introdução:
MASP: Desenvolvida no Japão, a sigla MASP significa Método de Análise e Solução de Problemas e seu objetivo é identificar as causas de um problema e propor soluções efetivas e definitivas facilitando o planejamento estratégico com ações preventivas evitando que problemas se repitam sem ser notados.
Fonte: https://www.site.moki.com.br/post/metodologia-masp
8D: Desenvolvido pela Ford Motor Company entre 1.960 e 1.970, o 8D também é conhecido como 8 disciplinas para resolução de problemas e seu objetivo é abordar e resolver problemas visando identifica-los e trata-los de forma eficaz.
Fonte: https://docnix.com.br/alimentos-agronegocio/a-metodologia-8d/
 
Agora vamos entender o significado de cada D:
1°D: Estabelecer a equipe que vai atuar no problema: nesta fase será formado a equipe que irá trabalhar para resolver o problema, os escolhidos devem ser pessoas que poderão contribuir para chegar na solução do problema.
2°D: Descrever o problema: aqui o problema deverá ser descrito de forma clara, deve ser reunido o máximo de informações possíveis para que as decisões possam ser tomadas com qualidade.
3°D: Estabelecer ações de contingência: enquanto acontece a investigação do problema o cliente está a deriva do mesmo, por isso deve ser estabelecido um plano provisório de contenção visando que o cliente não fique na mão.
4°D: Determinar a causa raiz do problema: essa fase é muito importante pois se uma não conformidade acontece novamente significa que a etapa de determinação da causa raiz tenha fracassado. Para chegar até a fonte do problema pode-se utilizar o diagrama de Ishikawa ou alguma outra ferramenta que achar eficaz.
5°D: Escolher ações corretivas: aqui devemos escolher a melhor ação corretiva para eliminar a causa raiz pois a solução escolhida não pode gerar novos problemas ou um resultado que resolva parcialmente o problema, deve ser avaliado se a solução realmente resolve o problema ou acaba trazendo outros.
6°D: Realizar o acompanhamento periódico das ações determinadas: agora é hora de implantar a solução escolhida com o objetivo de que nunca mais ocorra o problema. Nesta fase precisamos monitorar a execução e os resultados e remover a ação de contenção para então por a solução permanente.
7°D: Verificar a eficácia das ações: nem sempre a solução escolhida vai garantir que o problema reapareça, portanto nessa fase deverá ser analisado o problema no geral e modificar outros processos interligados ao mesmo para a melhoria se estabelecer como um todo e não em um só local. Deve ser checado o problema para ver se existe chance dele voltar.
8°D: Felicitar a equipe: nessa fase deve ser reconhecido a dedicação e contribuição da equipe pelo resultado gerado. Divulgue o trabalho na empresa e até mesmo na internet, isso é muito importante para manter a motivação da equipe.
2. Case: uma empresa que atua no ramo de refeições coletiva dispõe de aproximadamente 500 funcionários atendendo cerca de 60 empresas sendo elas de pequeno e médio porte. Na última semana receberam a informação de um de seus clientes de que 12 funcionários haviam passado mal após o almoço. Logo a empresa se preocupou com o estado de saúde de seus clientes pois o quadro poderia evoluir para intoxicação, assim então foi enviado pela empresa uma ambulância para realizar o atendimento nas dependências do cliente. Essa ambulância faz parte de um serviço de seguro já contratado para este tipo de emergência. Por determinação da vigilância sanitária foi realizado análises em amostras de alimentos o que não constou nenhuma contaminação, porém a nutricionista responsável resolveu analisar a água do reservatório a qual demonstrou presença de uma bactéria que teria grande chance de estar gerando o problema. A nutricionista então fez um cronograma de limpeza da caixa de água para uma empresa especializada realizar o trabalho. Após um período uma nova análise foi feita onde não foi detectada nenhuma contaminação. Preocupada com as outras unidades, a nutricionista resolveu estender o procedimento para as mesmas evitando que o mesmo problema ocorresse.
Visando solucionar o problema por completo, a direção do restaurante em reunião, resolveu formar uma equipe de melhoria da qualidade composta por: Nutricionista (Gabriela), Chefe de cozinha (Robson), Responsável da área de limpeza (Cláudia), Representante da empresa que recebe os serviços, ou seja, cliente (Paulo).
3. Desenvolvimento:
	Nº E NOME do PASSO
	DESCREVA
O QUE FOI REALIZADO
	Qual Ferramenta da Qualidade poderia ter sido utilizada?
	
1º D: Estabelecer a equipe que vai atuar no problema.
	Gabriela, Robson, Cláudia e Paulo
(Nutricionista, chefe de cozinha, responsável pela limpeza e representante da empresa cliente).
	
Equipe de melhoria da qualidade (EMQs).
	
2º D: Descrever o problema:
	Um cliente informou a empresa que 12 funcionários haviam passado mal após o almoço servido, apresentando dor de cabeça e enjoo.
	
Brainstorming
	
3º D: Estabelecer ações de contingência
	A empresa enviou uma ambulância até as dependências do cliente para atendimento dos funcionários que haviam passado mal.
	
Matriz de GUT
	4º D: Determinar a causa-raiz do problema:
	Após a análise de amostras da água foi constatado que no reservatório tinha a presença de uma bactéria.
	
Diagrama de causa e efeito
(Ishikawa)
	
5º D: Escolher ações corretivas:
	Gabriela (nutricionista), fez um cronograma para que uma empresa especializada realizasse a limpeza da caixa de água e estendeu os procedimentos para os demais clientes.
	
5W2H
	
6º D: Realizar o acompanhamento periódico das ações determinadas
	
Gabriela (nutricionista) realizou o acompanhamento da execução do cronograma de limpeza.
	
5W2H
	
7º D: Verificar a eficácia das ações:
	Uma nova análise foi realizada com amostras da água a qual não detectou mais nenhuma bactéria ou contaminação.
	
Fluxograma
	
8º D: Felicitar a equipe:
	Parabenizar a equipe de melhoria da qualidade pelo bom trabalho realizado, o que consequentemente motivará os mesmos a desempenharem ações cada vez melhores.
	
4. Conclusão:
Este trabalho foi de grande importância para o conhecimento pois além de abordarmos o MASP e a metodologia 8D, durante o desenvolvimento da atividade foi aplicado uma variedade de ferramentas em conjunto com o 8D podendo aqui citar: EMQs, Brainstorming, Matriz de GUT, Diagrama de causa e efeito, 5W2H e Fluxograma. A partir desse trabalho podemos perceber que as ferramentas estão sempre interligadas, ao longo da resolução do problema diversas delas foram citadas pois em cada passo uma era ideal para ser utilizada, o que ajudou a reforçar o conhecimento sobre cada uma.
5. Fontes de pesquisa.
https://qualyteam.com/pb/blog/8d-da-qualidade/
https://www.sydle.com/br/blog/masp-qualidade-62bc6a26bc6a6423db428948
https://miro.com/pt/fluxograma/o-que-e-fluxograma/
https://iaction-plexus.com.br/elearning/masp-8d-metodo-para-tomada-de-acao-corretiva-eficaz
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando