Buscar

legislação trabalhista e previsdenciaria avaliação final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Serviço Social
 Legislação Trabalhista e Previdenciária 
Avaliação Final– Individual
1. O 13º salário representa a instituição de uma parcela de bonificação concedida no final do ano, com o valor igual ao salário habitual do colaborador. Este que foi chamado inicialmente de gratificação natalina, por ser concedido no final do ano, para colaborar com o Natal do obreiro, passou com a Lei nº 4.090/62 a ser obrigatório. O valor pago a título de 13º salário corresponde a 1/12 avos da remuneração do empregado devida no mês de dezembro de cada ano. Para fins de cálculo, a legislação considera um mês integral a fração igual ou superior a quantos dias trabalhados?
A) 14 dias.
B) 16 dias.
C) 15 dias.
D) 30 dias.
2. De acordo com as garantias previstas na legislação trabalhista, a empregada gestante possui direito à licença-maternidade. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Período de 120 dias apenas, sem prorrogação.
B) Período de 120 dias, podendo ser ampliado para 180 dias.
C) Período de 180 dias apenas, sem prorrogação.
D) Período de 180 dias, podendo ser ampliado para 210 dias.
3. Há uma idade mínima para ser um aprendiz. Sobre essa idade, assinale a alternativa CORRETA:
A) 16 anos.
B) 14 anos.
C) 15 anos.
D) 12 anos.
4. A responsabilidade pelo recolhimento do FGTS, nos termos do Artigo 15 da Lei nº 8.036/90, é do empregador, sendo este obrigado a depositar, até o dia 7 de cada mês, em conta bancária vinculada. Todo trabalhador com contrato de trabalho formal, regido pela CLT e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS. Qual o percentual do FGTS?
A) 7%.
B) 8%.
C) Dependerá da forma de tributação da empresa.
D) 6%.
5. Os princípios da proteção ao salário estão inerentes à sua característica de “caráter alimentar”. Nesse intuito protecionista do salário, estão incluídas as verbas de natureza salarial, não a remuneração, excluindo da proteção as gorjetas. Sobre os princípios de proteção do salário, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-  Irredutibilidade do salário.
II- Impenhorabilidade.
III- Falência do empregador.
(    ) Os salários são impenhoráveis, salvo para efeito de pagamento de prestação alimentícia (artigo 833, IV, do CPC). Ainda, o salário deve ser pago diretamente ao empregado, ainda que menor de 18 anos (artigo 439, CLT).
(    ) Para se atender à disposição constitucional, somente por convenção ou acordo coletivo é que pode haver redução salarial, não sendo possível que lei infraconstitucional disponha sobre a matéria.
(    ) Os direitos oriundos do contrato de trabalho sobrevivem em caso de falência, recuperação judicial ou falência do empregador (artigo 449 CLT). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III – I – II.
B) II – I – III. 
C) II – III – I.
D) I – II – III.
6. Todos que aplicam sua força de trabalho em alguma atividade são genericamente chamados de trabalhadores, alguns são empregados por deterem características específicas do vínculo de emprego, portanto, constituem relação de emprego, enquanto os demais trabalhadores (autônomo, eventual, voluntário e demais) prestam serviços, mas não possuem todas as características relacionadas àquele, mas nem por isso deixam de possuir proteção jurídica pelas relações estabelecidas. Sobre o trabalho autônomo, assinale a alternativa CORRETA:
A) Considera-se trabalho autônomo a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.
B) O trabalho autônomo veio a ser regulamentado pela nova legislação trabalhista, que visa a assegurar que todas as atividades desenvolvidas pelo empregado deverão constar no contrato, bem como os custos com equipamentos, controle de produtividade, gastos de energia e demais aspectos referentes à relação de trabalho.
C) O trabalhador autônomo não é subordinado, pode prestar serviços, habitualmente, por conta própria a uma ou a mais de uma pessoa, assumindo os riscos de sua atividade econômica.
D) O trabalho autônomo é uma atividade terceirizada, ou seja, teremos uma empresa interposta que colocará seus empregados para laborar em uma empresa tomadora de serviços.
7. É extremamente necessário apurar mensalmente as faltas não justificadas do empregado, a fim de verificar se houve no mínimo 15 dias de trabalho, para que o empregado faça jus a 1/12 avos de 13º salário no mês. No entanto, existem faltas que são consideradas justificadas e que, portanto, não geram perda de 13º salário. Assinale a alternativa CORRETA que representa as faltas não justificadas e que, consequentemente, podem gerar perda do direito às férias: FONTE: WOLFF, Gabriela et al. Legislação Trabalhista e Previdenciária. Indaial: Uniasselvi, 2018.
A) Até dois dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge.
B) Ausência por motivo de saúde de irmão (ã, aos).
C) Ausência por motivo de acidente do trabalho.
D) Cinco dias, em caso de nascimento de filho.
8. Relação de trabalho e relação de emprego muitas vezes são tratadas como sinônimos, o que, na atuação do Direito Trabalhista, não confere. Analise as duas afirmações:
I- A relação de trabalho consiste em uma obrigação de fazer pessoal sem subordinação.
Porque
II- Toda relação de trabalho consiste em uma relação de emprego.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Afirmações I e II estão corretas, e a segunda justifica a primeira.
B) Apenas a afirmação I está correta.
C) Afirmações I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
D) Apenas a afirmação II está correta.
9. Sobre as verbas trabalhistas, existem algumas que poderão ser recebidas por alguns empregados, tais como gorjeta, gueltas, quebra de caixa e verba de representação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição de gueltas:
A) Não é só a importância dada espontaneamente pelo cliente ao empregado, mas inclui aquela que for cobrada pela empresa do cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, devendo ser distribuída aos empregados.
B) São os pagamentos feitos por terceiro ao empregado de uma empresa, visando incentivar a venda de seus produtos.
C) Compensação àqueles que prestam seus serviços como “caixas”, pelas diferenças que ocorrem em seus caixas diários e são descontadas de seu salário.
D) Tem por objetivo indenizar ou reembolsar as despesas na promoção de negócios ou para captação de clientes para o empregador.
10. A licença-paternidade é prevista no Art. 7º, XlX da Constituição. Sobre a licença-paternidade, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Constituição Federal da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 3 jun. 2018.
A) A licença- paternidade é de cinco dias e não remunerada.
B) A licença- paternidade é de sete dias e não remunerada.
C) A licença- paternidade é de sete dias e remunerada.
D) A licença- paternidade é de cinco dias e remunerada.
11. (ENADE, 2013) O capítulo V do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) dispõe sobre o direito à profissionalização e à proteção no trabalho. Segundo essa legislação, é proibido que menores de dezesseis anos de idade trabalhem, salvo:
A) Com autorização dos pais.
B) Na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.
C) Na condição de aprendiz, a partir dos quinze anos.
D) Na condição de aprendiz, a partir dos doze anos.

Continue navegando