Buscar

Dinâmica De Corpos Rígidos(EMC106)-Aula 02

Prévia do material em texto

DINAMICA DE CORPOS RIGIDOS
TUTOR: ÍCARO J. R. QUEVEDO
MOMENTO DE UMA FORÇA
O momento é essencialmente a “força” de rotação aplicada sobre um corpo, que é maior quanto maior for a distância na qual a força é aplicada.
O princípio do Impulso diz algo relativamente simples: uma força aplicada por um certo tempo gera um efeito sobre o movimento, que vale para o movimento linear e o movimento de rotação.
O momento aplicado, vezes o tempo no qual esse é aplicado, é igual a variação de momento angular. Quanto maior o momento, ou maior o tempo que esse for aplicado, maior será a variação na velocidade de rotação.
CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
Quando o homem na figura, segurando os pesos estendidos, puxa-os para dentro, esse está diminuindo o seu momento de inércia; consequentemente a velocidade de rotação aumenta.
CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR 2D
Na esquerda você observa um único objeto em rotação, com momento angular para cima. Na direita, o homem virou o objeto de cabeça para baixo, invertendo a direção de momento angular; no entanto esse deve ser conservado, portanto o home começa a girar na direção original de forma que Lb-Lwh fique igual ao Lwh original.
CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR 3D
Em três dimensões, as três componentes do momento angular devem ser conservadas na ausência de momento externo. Na figura você vê uma roda girando inicialmente na posição original, o que resulta em um vetor de momento angular na direção horizontal. Ao virar a roda, surge um componente de momento angular na direção vertical, que deve ser balanceado pela base, pois o momento angular na vertical inicialmente era zero.
CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR 3D
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando