Buscar

Importância do Planejamento de Aula


Prévia do material em texto

Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
Acadêmico(a): Tailaine Mello de Ramos RA:18055235
Disciplina: Didática
Professor: Clélia Ignatius
Curso: Licenciatura em Matemática
MAPA – Material de Avaliação Prática de Aprendizagem
Planejamento didático
O planejamento de aula é muito importante porque através disso tem um plano de ação a seguir, prevê as formas alternativas para superar dificuldades ou atingir os objetivos desejados. Para o autor Libâneo, a aula é centro do processo de ensino por isso deve ser muito bem planejada, é fundamental para que se tenha êxito no ensino dos professores, ele envolve coordenadores pedagógicos, professores e diretores, ou seja, todos que estão incluídos na área de educação. 
Os professores se organizam muito fazendo esses planejamentos, antecipam todas as etapas do processo de ensino, para que cada coisa a ser realizada se encaixe a uma sequência. 
O planejamento serve para que os professores não se percam nas matérias, para dar os exercícios propostos, dando atividades para uma não se desconectar de outra, e faz com que os alunos não se percam entre um aprendizado e outro.
A falta de planejamento no ensino das escolas aliado a outras dificuldades tem levado professores a improvisarem em sala de aula.
Na didática tradicional o professor é o centro do processo de ensino, ele transmite tudo que sabe ao aluno, e cabe aos alunos assimilar tudo, o ponto negativo dessa didática é a repetição de tal assunto, o que faz com que o aluno se canse e enjoe da matéria. O conteúdo era visto como aprendido pelo aluno quando ele conseguia repeti-lo como foi ensinado.
A didática da escola nova rejeita a didática tradicional, rejeita a escola séria e o castigo as crianças, ela imprime um efeito contrario, as carteiras não são em fileiras mais sim em círculos, grupos ou duplas, o aluno tem que se sentir bem na escola. Nessa didática a figura passa do professor para o aluno, onde cada um tem que ser respeitado em seu nivel de desenvolvimento e tempo de assimilação do conteúdo.
Na Didática Tecnicista o elemento principal não era nem o professor e nem o aluno, mas sim a técnica, a organização racional e esquematizada dos meios adequados para a aprendizagem, o papel da escola dentro dessa didática é treinar os alunos para o mercado de trabalho. Os professores serviam para verificar se alunos tinham as competências necessárias para desenvolver diferentes técnicas. A retenção do conteúdo era garantida pela pratica de exercícios.
Pra mim a melhor técnica para o aprendizado da matemática é a didática Tecnicista, que usam técnicas e meios adequados para a aprendizagem, onde é treinado várias vezes o mesmo o conteúdo, e era garantido os alunos aprenderem pela prática de exercícios.
Av. Guedner, nº 1610, Fone/fax: (0xx44) 3027-6360
CEP 87050-900 – Maringá – Paraná
E-mail info@cesumar.br – Home Page: www.ead.cesumar.br
image1.png
image2.png