Buscar

PARCERIA ENTRE FAMILIA E GESTÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

PARCERIA ENTRE FAMILIA E GESTÃO ESCOLAR
A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento infantil, mas em muitas das vezes acontece esta separação pois os pais deixam de participar do ambiente escolar e de suas atividades pedagógicas que envolvem sua participação, levando em conta que a família não sente que as demandas não são acolhidas pelos gestores.
Uma das formas para reverter esse cenário é compreender que a educação não é responsabilidade restrita da escola, assim como não está confinada aos muros da instituição. A sociedade como um todo, a escola, a família e outros ambientes estão envolvidos no desenvolvimento humano. Também é importante que a família permita ao aluno resolver questões relacionadas a socialização com outros colegas no ambiente escolar, sem interferir de maneira direta em várias situações a família acredita que deva ser papel principal da escola a gerencia de conflitos pessoais e profissionais sendo ela a base para o desenvolvimento do aluno pois em casa juntamente com a família se desenvolve a base educacional e aprimorada por professores e gestores no ambiente escolar. 
Percebe-se que para acontecer essa consciência na criança é preciso mudanças radicais em algumas famílias no que diz respeito ao acompanhamento do filho. Tudo porque existem pais que não tem pulso firme nas decisões, não sabe dialogar, ou seja, dizer sim ou não no momento certo, e com isso pode estar formando um filho cheio de desculpas. Aonde não vai à escola porque está com sono, diz não ter aula, às vezes sendo mentira ou se vai não leva a sério o estudo. O tempo passa e os pais não têm a preocupação em examinar o porquê da não existência da aula e com isso o filho vai se acostumando nessa invenção, chegando ao ponto de não haver mais controle. A importância da participação da família nas tomadas de decisões, porém, muitas nem sabem desses direitos, não se importam ou são ocupados demais. É fundamental que haja uma mudança nas atitudes dos pais e professores, o importante não é encontrar um culpado pelas situações ocorridas nas escolas, mas sim buscar juntas soluções para tais situações, dessa forma a educação tornará mais eficaz o resultado do ensino aprendizagem do discente.
Devemos ter a consciência de que a parceria deve ser alinhada entre ambas as partes comunicação é a chave para alcançar o sucesso desejado, deve haver interesse em ambas as partes de comunicar problemas e soluções pois esta interação pode ser de forma definitiva algo concreto para o futuro do aluno podendo evitar grandes traumas no âmbito e escolar e familiar. 
Por fim a família se torna base irrestrita e fundamental pois ela gera valores e caráter sendo aprimorado no ambiente escolar.