Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Apol – FMD da Neuropsicopedagogia
Questão 1/5 - Fundamentos da Neuropsicopedagogia
Em nossa aula 3, vimos as classificações dos neurônios, um agrupamento muito importante é a classificação segundo os neurotransmissores, que leva em consideração os critérios químicos. Sobre os tipos de neurotransmissores, julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. (    ) A acetilcolina é liberada pelos neurônios motores, colinérgicos.
 
II. (   ) Dopamina, noradrenalina e adrenalina são neurotransmissores envolvidos com a regulação do movimento, do humor, da atenção e das funções viscerais.
 
III. (  ) A serotonina é liberada pelos neurônios serotoninérgicos, este neurotransmissor regula, por exemplo, o comportamento emocional.
 
Marque a alternativa que faz o correto julgamento das afirmativas:
	
	A
	F – F - F
	
	B
	F – V - F
	
	C
	V – F – F
	
	D
	V – V – V
Questão 2/5 - Fundamentos da Neuropsicopedagogia
De acordo com os estudos da disciplina no tema 2 a neuropsicologia é definida por Manning (2005, p. 11) como um ramo das neurociências que estuda a relação entre cérebro e comportamento, incluindo as funções psicológicas superiores e a emoção. A esse respeito, considerando o que foi visto na Aula 2 sobre Neuropsicologia, indique a seguir as proposições verdadeiras (V) e as falsas (F).
 
I. (   ) O estudo que fundamenta a neuropsicologia é transdisciplinar e reúne a neurologia, a psicologia cognitiva e a neuropsiquiatria.
 
II. (   ) Duas abordagens da neuropsicologia fornecem contribuições importantes para a área da educação: a neuropsicologia cognitiva e a neuropsicologia do desenvolvimento.
 
III. (   ) Os testes utilizados no exame neuropsicológico não seguem um padrão, e medem funções cognitivas de modo geral.
 
IV. (   ) A avaliação neuropsicológica tem por objetivo investigar somente a questão da fala do sujeito.
 
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Fundamentos da Neuropsicopedagogia
O cérebro humano é um sistema singular e extremamente complexo em função de sua organização funcional e de sua interconexão e inter-relação com o restante do nosso corpo e com o ambiente que nos cerca. Considerando os estudos sobre o cérebro e suas estruturas vistos na aula 4, analise as afirmativas abaixo:
I. A glândula pineal produz a melatonina, sendo inibida pela luz e ativada pelo escuro, possui diversas ações como, sincronização do ritmo circadiano de vigília e sono e atuação na regulação da glicemia.
II. O hipotálamo é constituído unicamente por substância branca, é uma área grande no centro do cérebro, responsável apenas pela frequência respiratória.
III. O telencéfalo é uma estrutura única sem divisões, sua função é o auxílio na resolução de problemas lógicos.
IV. Embora os dois hemisférios tenham funções distintas elas são complementares, há, pois, uma integração entre eles.
Marque a alternativa que analisa corretamente as afirmativas:
	
	A
	Apenas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas I e IV estão corretas.
	
	D
	I, II, III e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Fundamentos da Neuropsicopedagogia
Na Aula 1 desta disciplina, no tema o que é Neuropsicopedagogia, vimos a preocupação com as dificuldades de aprendizagem e a necessidade de se compreender com maior profundidade como o processo de aprendizagem impulsionou o desenvolvimento de uma nova área de estudos e pesquisas que recebeu a denominação de “Neuropsicopedagogia”. Assim, a respeito do que foi visto dentro dessa temática, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Entendemos a Neuropsicopedagogia como uma área de estudos voltados somente a pedagogia, que visa desenvolver no indivíduo a capacidade de compreender melhor a educação.
 
II. A Neuropsicopedagogia é uma área do conhecimento que procura cruzar, sintetizar e integrar, sinergicamente, os conteúdos das neurociências, da psicologia (cognitiva e desenvolvimental) e da pedagogia, enfocados na aprendizagem humana.
 
III. A Neuropsicopedagogia é uma área que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem.
 
IV. Compreendemos a Neuropsicopedagogia como uma área de estudos voltadas somente a área da neurociência, que pesquisa, atua e intervém nos processos de ensino e aprendizagem.
 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I, II e IV.
Questão 5/5 - Fundamentos da Neuropsicopedagogia
O Sistema Nervoso Central (SNC) é composto pelas estruturas neurais localizadas no interior do crânio e da coluna vertebral, envolvidas por revestimento ósseo. Sua divisão anatômica geral é feita em duas partes: o encéfalo, que fica no interior da caixa craniana; e a medula espinhal, ligada ao encéfalo como continuidade deste, no interior da coluna vertebral. Considerando o que foi estudado na aula 3 sobre o encéfalo, marque a alternativa correta:
	
	A
	O encéfalo é subdividido em três partes: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
	
	B
	O encéfalo possui aspecto regular, liso e sua coloração é em tom de verde bem forte.
	
	C
	O encéfalo é maciço sem cavidades internas, ele não possui camadas diferenciadas de células.
	
	D
	O encéfalo possui a mesma consistência firme e elástica do tecido muscular estriado.
Questão 6/1 - Fundamentos da Neuropsicopedagogia
Na Aula 1, tema 5 desta disciplina, vimos sobre as contribuições da neuropsicopedagogia para a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, a respeito do que foi visto dentro dessa temática, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A Neuropsicopedagogia estuda as funções cognitivas, conativas e executivas e sua interação no processo de aprendizagem do sujeito humano, o que requer a compreensão do funcionamento cerebral.
 
II. A Neuropsicopedagogia propõe mudanças nas práticas pedagógicas institucionalizadas no contexto escolar, o que encontra resistências, uma vez que um novo paradigma exigiria transformações nos modos de ensinar e aprender e muito estudo e pesquisa.
 
III. Propõe um novo olhar sobre o aprender e o ensinar, em que haja respeito pela “equidade cognitiva” dos alunos, em que a inclusão se traduza em participação, colaboração, consideração, respeito e valorização da neurodiversidade.
 
IV. A contribuição da Neuropsicopedagogia para a educação e para a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento não é significativa, pois é uma ciência nova, em desenvolvimento.
 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e III.
Questão 7/1 - Fundamentos da Neuropsicopedagogia
No Tema 1 da Aula 2, sobre Neurociências A utilização do termo neurociência é recente, mas o interesse por seu objeto de estudo remonta aos primórdios da humanidade. Desvendar os mistérios do encéfalo e compreender o funcionamento do sistema nervoso têm desafiado os cientistas ao longo dos tempos e interessado aos seres humanos, de modo geral. A respeito dessa temática, analise as afirmativas a seguir, julgando sua correção:
 
I. As neurociências celulares, também chamadas de neurocitologia ou neurobiologia celular, estudam as células neuronais (neurônios), sua estrutura e suas funções.
 
II. As neurociências sistêmicas estudam os diferentes sistemas funcionais considerando os diversos circuitos neurais e como eles analisam estímulos sensoriais, realizando a percepção, a tomada de decisão e dando as respostas motoras.
 
III. Neurocientistas são os profissionais que se dedicam ao conhecimento empírico, relacionado aos nervos.
 
IV. Temos as neurociências aplicadas somente à saúde, sendo uma área restrita.
 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	I, III e IV.
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina