Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO:
	Aluno: [Nome completo]
	ANDRÉ JOSÉ BENTES DA SILVA
	RA: [Número do RA do aluno]
	3215386503
	POLO / UNIDADE:
	POLO MANAUS I
	CURSO:
	CST EM GESTÃO DA QUALIDADE
	COMPONENTE CURRICULAR:
	PROJETO DE EXTENSÃO I - GESTÃO DA QUALIDADE
	PROGRAMA DE EXTENSÃO:
	PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
	
	FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
	A realização das atividades extensionistas do CST em Gestão da Qualidade, vinculada ao Programa de Contexto à Comunidade, pode representar a oportunidade para estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no alunado do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa, Incubadora de Empresas.
	COMPETÊNCIAS:
	I - Elaborar, aplicar e gerenciar ferramentas e indicadores de qualidade e de produtividade, considerando aspectos quantitativos e qualitativos;
II - Gerenciar projetos relacionados à melhoria da performance dos sistemas de gestão integrado da qualidade;
III - Assessorar a implantação, a execução e a comunicação das questões de responsabilidade social e ambiental.
	PERFIL DO EGRESSO:
	O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Gestão da Qualidade possibilita a formação do profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
	SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
	Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Aprendizado Ativo
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
	O principal objetivo da extensão universitária do CST em Gestão da Qualidade, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
	CONTEÚDOS:
	I - Ferramentas da qualidade;
II - Gestão de projetos;
IV - Controle Estatístico da Qualidade.
	INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
	BARROS, Elsimar. Ferramentas da qualidade. São Paulo: Pearson, 2015.
XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de Projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 
Montgomery, Douglas C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro : LTC, 2017.
	RELATÓRIO FINAL:
	Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
	DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
	Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. 
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
	ODS 4 - Educação de qualidade: Busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, ao mesmo tempo promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, com ações que possam contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades no alunado do curso.
ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos, com ações que possam contribuir para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, melhorando a qualidade de vida da comunidade em geral.
	Local de realização da atividade extensionista:
	Essilor da Amazonia Indústria e Comercio LTDA, local onde foi desenvolvido a ação extencionista.
	Durante a ação:
	Atualmente, segundo as estatísticas, as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%) do setor de Comércio no Brasil. Daí a importância dos fundamentos e conhecimento técnico dos recursos para aplicação de gestão de qualidade.
Contudo, manter contato com as mesmas, a fim de garantir melhores métodos de qualidade, se faz necessário, pois só assim, saberão se as necessidades estão sendo bem atendidas.
Várias são as atividades que poderiam ser realizadas dentro desse período da ação, mas vamos destacar duas:
Treinamento para colaboradores: através da realização de palestras com foco na gestão de qualidade, expandido para todos os setores da empresa e ambiente de trabalho, fornecendo base de informações sólidas em que não fiquem lacunas de dúvidas entre os diversos funcionários que a empresa possuir
Consultoria empresarial: A mando de um gesto geral, uma consultoria externa especializada e qualificada poderá apontar não conformidades nos métodos internos da fábrica, buscando extrair o melhor resultado que podem ser alocados nas MPEs, assim acrescentando melhorias em métodos e procedimentos interno.
	Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
	 Não houve necessidade de realizar mudanças de estratégias 
	Resultado da ação:
	No decorrer dos dias as ferramentas de gestão de qualidade foram sendo aplicadas de forma mais orgânica possível, com todos os gerentes participando e auxiliando suas equipes nas dúvidas e resistências existentes no ambiente. Após um determinado período os gestores foram convocados para darem seus feedbacks e quais foram as melhorias adquiridas. Em todas as análises foi possível constatar a melhor qualidade do produto final, baixos índices de não conformidades nos setores produtivos e baixo desperdício de material, gerando micro lucro interno.
Como resultado foi possível identificar boas práticas de melhoria para aprimorar o produto interno, cada vez mais a gestão de qualidade se moldando se aperfeiçoando com cada setor que seja implementada a fim de garantir a qualidade.
	Conclusão:
	O trabalho de gestão da qualidade, realizado como parte do projeto de extensão do curso de CST em Gestão da Qualidade, foi aplicado as ferramentas de gestão da qualidade em prol de abstrair o melhor resultado nas áreas de redução de custo com o produto final, assegurando a satisfação do cliente ao adquirir o produto, aumenta significativamente o vínculo entre empresa e cliente tendo como mediado a qualidade dos produtos fornecidos.
Enfim, os resultados obtidos e as lições aprendidas permitirão colar em destaque aquilo que é essencial para o aprimoramento do nosso trabalho. O projeto, portanto, representa uma contribuição significativa para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a formação de profissionais capacitados e engajados com a comunidade.Depoimentos (se houver):
	Foi de grande aprendizado o projeto de extensão, através dos conceitos adquiridos do curso de Gestão da Qualidade.
Minha experiência com as ações extensionistas foi muito enriquecedora. Pois participar dessas ações me dar a oportunidade de contribuir para a melhoria da sociedade..
	RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. 
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
	Foi uma experiência marcante. Além disso, acredito que as ações extensionistas são uma ótima maneira de promover o diálogo entre as diferentes partes envolvidas e ajudar a construir relações de confiança.
Durante as atividades, também tive a oportunidade e articular os conhecimentos adquiridos no curso com as demandas e necessidades da comunidade atendida. Também contribuiu para promover a conscientização sobre questões importantes. Tudo isso foi fundamental para que eu pudesse compreender melhor o impacto que o conhecimento pode ter na vida das pessoas e como é importante buscar soluções que considerem não apenas as questões técnicas, mas também as questões sociais e culturais.
Enfim, acredito que as ações extensionistas são um ótimo meio de contribuir para o desenvolvimento de comunidades e promover mudanças positivas
	DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você. 
	O projeto de extensão desenvolvido pela equipe em nossa instituição nos trouxe uma experiência muito positiva. Estamos admirados com o profissionalismo e a dedicação dos alunos que participaram da implantação das extensões. Desejamos sucesso aos mesmos e que as soluções e melhorias propostas pelos alunos sejam relevantes, contribuindo expressivamente para a resolução dos problemas sociais identificados na nossa comunidade. 
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
	CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2011.
DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.
KANEGAE, Hélio. Gestão da qualidade: princípios, métodos e processos. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2019.
https://www.idis.org.br/o-que-sao-ods-e-o-que-eles-tem-a-ver-com-impacto-social/?gclid=EAIaIQobChMIlYL61qqC_gIVvRXUAR1HzAuWEAAYASAAEgLd8_D_BwE
	AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: 
	Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:
	1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X )
	2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X )
	()
	3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X )
	()
	()
	4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	()
	()
	6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.
	O projeto é bastante demorado, porem de grande proveito e gerador de experiências. Apesar de ter optado pelo ensino a distância, gostei de ter feito uma experiência mais prática. Feita na base das comunidades e com pessoas que demonstram bastante competentes.
6
8
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina