Buscar

av2 cargos e salarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

c
		
	
	 Fechar
	
	 1a Questão (Cód.: 42637)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a afirmativa correta em relação ao conceito de Gestão de Cargos e Salários.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Conjunto de Regras, Normas e Procedimentos que estabelece os mecanismos de Gestão de Recursos Humanos das empresas com base nos aspectos organizacionais e compensatórios do trabalho.
	
	
	
	
	 2a Questão (Cód.: 34142)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mariana é a coordenadora de Recursos Humanos da empresa Ipanema, e precisa desenvolver um manual de cargos e salários. Fez uma pesquisa de mercado, junto a outras empresas do mesmo ramo mostrando que sua empresa tem cargos cujos salários estão muito distorcidos em relação ao valor pago no mercado. A análise detalhada desta pesquisa lhe mostrou que o problema estava na descrição dos cargos; ela estava comparando cargos da sua empresa com cargos que tinham o mesmo nome em outras empresas, mas tinham atribuições muito diferentes. Isso explicava o recorrente problema que ela enfrentava nas negociações trabalhistas: pois quando fazia rescisões no sindicato, sempre havia reclamação de que sua empresa pagava menos do que as outras empresas. Analise as alternativas e assinale aquela que Mariana deve considerar para ter sucesso em seu processo de análise de cargos.
		
	 
	Examinar a estrutura organizacional, definir a estrutura de cargos, coletar dados sobre os cargos, descrever os cargos e preparar as especificações do cargo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Cód.: 34144)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma coleção de responsabilidades e tarefas/funções que um funcionário chamado ocupante do cargo deve desempenhar ou executar é conhecida como cargo. As responsabilidades e o papel dos ocupantes são indicados no título do cargo. Uma descrição de cargo, como o nome sugere, é basicamente uma lista das responsabilidades, tarefas ou funções do ocupante. A descrição do cargo serve, dentre outras funções, para:
		
	 
	definir as competências necessárias para o desempenho satisfatório das responsabilidades do ocupante;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Cód.: 43561)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando pensamos em função e cargo, nos vem à memória que são relativamente a mesma coisa, porém utilizada às vezes com termos diferentes, após um tempo, e estudando a definição, sabemos que função representa um assunto e cargo, outro assunto. Sabendo que cargo e função são coisas distintas, indique abaixo o que é cargo e o que é função:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Função é o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo e Cargo é um conjunto de funções substancialmente idênticas.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 53423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as afirmações a seguir: I. É um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os demais cargos existentes na organização. II. Representa o detalhamento das atribuições ou tarefas de cargo, a periodicidade da execução dessas atribuições ou tarefas e os objetivos do cargo. III. É uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades. Assinale a alternativa que melhor define DESCRIÇÃO DE CARGOS:
		
	
	Todas estão corretas.
	 
	Alternativas I e II estão corretas.
	
	Todas estão incorretas.
	
	Alternativas II e III estão corretas.
	
	Alternativas I e III estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 34147)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando a empresa determina os requisitos, os deveres e as responsabilidades de um cargo e também o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo constitui um procedimento denominado:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	análise de cargo.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 34141)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria resolveu fazer uma pesquisa para analisar os cargos da empresa. Muitas mudanças haviam acontecido e ela não sabia se os cargos estavam ajustados aos novos processos. Distribuiu questionários para que os funcionários descrevessem o que faziam. Os resultados foram desanimadores. As respostas dos empregados de nível operacional quase sempre eram diferentes das de seus supervisores. Ao promover uma reunião para entender essa distorção, Maria percebeu que, dentre todos os grupos de empregados da empresa, só um deles fazia a análise de forma correta, porque adotava os procedimentos-padrão para descrição, análise e especificação de um cargo. Aponte qual é esse grupo.
		
	 
	Grupo C - adotava um resumo sobre as funções do cargo, um processo sistemático e deliberado de coleta de informações e definia as competências exigidas para o cargo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Cód.: 43592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como principal objetivo de um plano de cargos e salários, os equilíbrios interno e externo devem ser assegurados se quisermos possuir um plano de cargos e salários equilibrado e, principalmente, possível de se administrar. Podemos afirmar, portanto, que o equilíbrio externo é obtido mediante:
		
	
	
	 
	A análise da estrutura de cargos e salários da empresa, mediante a elaboração de uma pesquisa salarial e análise destes dados comparando-se com a prática interna da empresa.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Cód.: 44104)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um plano de cargos e salários é um projeto e como todo projeto possui fases, de maior ou menor importância. Partindo do princípio que seu plano foi aprovado pela alta direção da empresa e que, agora você deve iniciar a etapa de descrever cargo, resolve efetuar a comunicação do plano aos empregados e, para tanto, fará a comunicação da seguinte forma:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Comunica, por intermédio de palestras presenciais, comunicação escrita e pelos demais meios existentes na empresa, que houve a aprovação da implantação de um plano de cargos e salários, detalhando todas as suas fases e seus objetivos e informa que nos próximos dias será iniciado o processo de descrição de cargos.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 34138)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Desde a década de 90, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes aqui no Brasil. Entre estas, destacam-se a ampliação do espaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada. A explicação para essas mudanças considera que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes