Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE PESQUISA: DISCIPLINA: PRÍNCIPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 
Bem-vindo a sua atividade de Pesquisa, execute os passos abaixo 
1. Efetue a leitura da atividade proposta, 
0. Caso tenha dúvidas entre em contato com o TUTOR
1. Desenvolva a atividade conforme foi proposta 
1. Digite nesta folha 
1. Grave o aarquivo padrão .pdf 
1. Publique a atividade
__________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE PESQUISA l
- Discorra uma explicação sobre cada perfil de ação supervisora a tendência pedagógica :
(mínimo 15 linhas )
1. Liberal tecnicista 
1. Liberal tradicional 
1. Progressista libertadora 
A)Tendência Liberal Tecnicista
A tendência liberal tecnicista é a última tendência do grupo liberal. Bastante parecido com o ensino tradicional, o tecnicismo vem para ser um método objetivo, com intenção de moldar o comportamento humano e tem como principal interesse a formação de mão-de-obra.
O  papel da escola é justamente modelar esse comportamento humano através de técnicas específicas para o estar capacitando para atender às necessidades do mercado.
Os  conteúdos  objetivos e diretos, de rápida e fácil compreensão, criados por especialistas e impressos em livros ou manuais que são entregues ao professor para poder serem repassados ​​aos alunos da maneira que está ali já pré-estabelecido.
Os  métodos são claros e objetivos, o professor deve saber a melhor maneira de repassar os conteúdos aos seus alunos. Discussões sobre os assuntos são totalmente inúteis pois os alunos são receptores do conhecimento
A relação  professor x aluno é relacionada com as aulas, não existindo assim uma relação afetiva entre os mesmos. O aluno e o professor são passivos, não participando assim do processo de conhecimento e do processo de construção dos conteúdos. O professor deve apenas aplicar os métodos prontos, cabendo a ele administrar as condições de transmissão do conteúdo e o aluno recebe e fixa as informações.
B)Tendência Liberal Tradicional
Segundo esse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço. Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno. Quanto aos pressupostos de aprendizagem, a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida. 
 
C)TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas Tendências Pedagógicas na Prática Escolar: 
pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.

Mais conteúdos dessa disciplina