Buscar

Aula Direito Civil I das Pesoas Naturais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
1.1 – Da Personalidade e da Capacidade 
Só o ser humano pode ser titular das relações jurídicas. No estágio atual do Direito, entende-se por pessoa o ser ao qual se atribuem direitos e obrigações 
*
*
Das Pessoas Naturais .
Conceito: 
“Ser humano considerado como sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (art. 1º, CC)
1.1 – Da Personalidade e da Capacidade 
“A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. (art. 2º, CC).
*
*
A capacidade consiste em medida da personalidade :
Capacidade 
Segundo ORLANDO GOMES:
“ A capacidade de Direito confunde-se, hoje, com a personalidade, porque toda pessoa é capaz de direitos. Ninguém pode ser totalmente privado dessa espécie de capacidade”. E mais adiante: “A capacidade de fato condiciona-se à capacidade de direito. Não se pode exercer um direito sem ser capaz de adquiri-lo. Uma não se concebe, portanto, sem a outra. Mas a recíproca não é verdadeira. Pode-se ter capacidade de direito, sem capacidade de fato; adquirir o direito e não poder exercê-lo por si. A impossibilidade do exercício é,” tecnicamente, incapacidade”. 
*
*
A incapacidade consiste na restrição legal ao exercício de atos da vida civil, sendo: 
*
*
*
*
Cessa a incapacidade quando desaparece a sua causa. Se esta for a menoridade, cessará em dois casos:
Pela maioridade, aos dezoito anos; e, 
Pela emancipação. (art. 5º, CC e parágrafo único do). 
*
*
“A existência da pessoa termina com a morte, presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva”. (art. 6º, CC).
O Ordenamento jurídico atual, autoriza a declaração de morte presumida:
*
*
A personalidade natural do ser humano chega ao seu fim através da morte real, que pode ser simultânea (comoriência), ou seja, quando duas pessoas, ligadas por um vínculo jurídico, falecem na mesma ocasião.
Art.8º do CC reza que, “se dois ou mais indivíduos faleceram na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comoriêntes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos”.
OBS: A comoriência tem especial relevância para fins sucessórios.
*
*
Segundo Orlando Gomes (1938: 180), estado é uma qualificação “que encerra elementos de individualização da personalidade”. 
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais