Buscar

Havaianas: do chinelo à moda

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
NOME: Grupo 1i
TURMA: 11551A7
DISCIPLINA: Noções de Marketing
PROFESSOR: José Luiz dos Santos Tepedino
HAVAIANAS, O CHINEL�O QUE VIROU ARTIGO DE MODA
Havaianas é um dos casos de sucesso mais comentados no mundo dos negócios. Isto se deve a uma mudança profunda no Mix de Marketing da marca que superou a sua categoria e virou artigo de moda.
Elas começaram a ser fabricadas em 1962 pela Alpargatas. “Foi uma marca lançada para a classe média que, com o passar do tempo, todo mundo passou a usar e o resultado foi que ela acabou se popularizando demais”, conta Rui Porto.
Mas como só era fabricado um único modelo, a operação corria riscos. A estratégia da Alpargatas para Havaianas foi provocar uma mudança no mix de marketing.
O marco Top
De acordo com o novo posicionamento posto em prática em 1994, o primeiro passo foi criar outros modelos do chinelo. Os chinelos contavam com novas cores e formatos diferenciados criando uma segmentação do produto. Em seguida, a Alpargatas focou a distribuição em nichos de mercado. Cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu target (foco das ações de marketing).
Também foi feita uma mudança na exposição do produto no ponto de venda. Ao invés das grandes cestas com os pares misturados, criou-se um display para valorizar o produto e facilitar escolha e, claro, impulsionar as vendas (Pontos De Venda).
Com o produto certo para as pessoas certas, mudou-se a comunicação. Deixa-se de falar sobre o produto para destacar o usuário e suas atitudes. Entre as estratégias estão o patrocínio de eventos de moda, o trabalho de assessoria de imprensa e Relações Públicas junto aos formadores de opinião e a imprensa. Nos anúncios para TV, jornais e revistas, as campanhas mostravam o espírito de boas coisas brasileiras com artistas famosos colocando o pé à mostra com suas Havaianas Top. Com cenas irreverentes, os comerciais fizeram com que a marca fosse querida pelas pessoas.
Marca global
O resultado, em 12 anos, é que Havaianas virou artigo de moda e a marca se colocou do lado de grandes empresas internacionais como Channel, que, aliás, vende pares de sua marca junto com a de Havaianas numa ação de co-brand.
O chinelo se transformou em marca. Assim como Channel, estará sempre na moda.
“Muita gente quer uma fórmula mágica do sucesso, mas não existe.
“Foi um processo”, elucida o diretor Rui Porto. “E isso só foi possível graças ao comprometimento com a mudança, com investimento em pesquisa sobre o consumidor e comunicação”, garantiu. 
� Integrantes do Grupo 1:
Leonardo Gonzaga Xavier		08200315
Felipe Cesar Rego de Araujo	11100516
Felipe Carlos Hillen		06424732
Fabiene Damiéri			06200112
Ricardo

Continue navegando