Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

c
Clínicas Integradas I – Tecnologia da Informação e Comunicação
Curso: Medicina	Turma: 2021.2	Data: 08/09/2024	Local: João Pessoa
Mediadora: 
Aluno: Eduardo Vinicius Lins Pereira
Detalhe os dois principais mecanismos de compensação em resposta às alterações, para manter a normalidade do pH no sangue?
O corpo possui dois principais mecanismos de compensação para manter a normalidade do pH sanguíneo (mantendo-o dentro da faixa normal de 7,35 a 7,45): o sistema respiratório e o sistema renal. Esses mecanismos atuam em resposta às alterações da concentração de íons H⁺ e CO₂, que influenciam diretamente o pH. Vamos detalhá-los:
1.Compensação Respiratória (Rápida, em minutos a horas)
O sistema respiratório responde a alterações do pH ajustando a eliminação de dióxido de carbono (CO₂) através da respiração. O CO₂, dissolvido no sangue, se combina com a água para formar ácido carbônico (H₂CO₃), que se dissocia em H⁺ e bicarbonato (HCO₃⁻). Esse equilíbrio é importante para a regulação do pH.
- Em acidose (pH baixo): O excesso de íons H⁺ faz o corpo aumentar a frequência respiratória (hiperventilação), eliminando mais CO₂. Menos CO₂ no sangue reduz a formação de ácido carbônico, o que ajuda a elevar o pH.
- Em alcalose (pH alto): O corpo diminui a frequência respiratória (hipoventilação), retendo mais CO₂. Isso aumenta a concentração de ácido carbônico no sangue, reduzindo o pH.
2. Compensação Renal (Mais lenta, em horas a dias)
O sistema renal ajusta a excreção de íons H⁺ e a reabsorção de bicarbonato (HCO₃⁻), que é um importante tampão no sangue.
- Em acidose: Os rins aumentam a excreção de H⁺ na urina e reabsorvem mais bicarbonato para o sangue, ajudando a neutralizar a acidez e elevar o pH.
- Em alcalose: Os rins diminuem a excreção de H⁺ e excretam mais bicarbonato, permitindo que o pH sanguíneo volte ao normal.
Esses mecanismos atuam juntos para compensar desequilíbrios ácidos ou básicos, contribuindo para a manutenção da homeostase do pH.
REFERÊNCIAS
FURONI, R. et al. REVISÃO / REVIEW DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO ACID-BASE DISORDERS 1 -Acadêmico do curso de Medicina -FCMS/PUC-SP 2 -Professor do Depto. de Medicina -FCMS/PUC-SP. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v, v. 12, n. 1, p. 5–12, 2010.
‌LEWIS, J. L. Considerações gerais sobre o equilíbrio ácido-base. Disponível em: .
Controle do pH - Sistemas de Compensação. Disponível em: .
‌
‌
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina