Buscar

Teoria do conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Metodologia Científica Aplicada
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA À CONTABILIDADE
Profa.: Elyrouse Cavalcante
*
Metodologia Científica Aplicada
A teoria do conhecimento e sua transformação em saber
Profa. Elyrouse Cavalcante
*
Metodologia Científica Aplicada
Apresentação
De acordo do Hessen (2003) a teoria do conhecimento interpreta e explica filosoficamente o conhecimento humano.
Aranha e Martins (1993, p.23) definem a teoria do conhecimento como “uma disciplina filosófica que investiga quais são os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições do conhecimento verdadeiro”. 
*
Metodologia Científica Aplicada
Principais problemas da Teoria do Conhecimento
Hessen (2003) divide esses problemas em cinco principais:
A possibilidade do conhecimento;
A origem do conhecimento;
A essência do conhecimento;
Os tipos de conhecimento; e
O critério da verdade.
*
Metodologia Científica Aplicada
A possibilidade do conhecimento
Como já foi citado o conhecimento significa uma relação entre sujeito e objeto. Entretanto, nesse momento, questiona-se se o sujeito é realmente capaz de apreender o objeto, ou seja, entendê-lo. 
A origem do conhecimento
Esse ponto está vinculado a seguinte questão segundo Hessen (2003, p. 27): “a fonte e o fundamento do conhecimento humano é a razão ou a experiência?”, ou seja, qual a principal fonte que a consciência cognoscente busca seus conteúdos? (HESSEN, 2003).
Principais problemas da Teoria do Conhecimento
*
Metodologia Científica Aplicada
A essência do conhecimento
Esse problema surge do seguinte questionamento: é o objeto que determina o sujeito, ou é o sujeito que determina o objeto (HESSEN, 2003)
Os tipos de conhecimento
Essa questão versa sobre a existência de outro tipo de conhecimento oposto ao conhecimento racional-discursivo que se poderia chamar de intuitivo (HESSEN, 2003).
O critério da verdade
A teoria do conhecimento busca as condições primordiais do saber verdadeiro, mas estabelecer o que é verdade não é tão simples. Sendo assim, qual é o critério que evidencia em cada caso se um conhecimento é verdadeiro ou não? (HESSEN, 2003).
Principais problemas da Teoria do Conhecimento
*
Metodologia Científica Aplicada
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. (BELLO, 2004)
Tipos de Conhecimento
*
Metodologia Científica Aplicada
Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum) É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. 
Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.
Conhecimento Filosófico É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche) 
Tipos de Conhecimento
*
Metodologia Científica Aplicada
Tipos de Conhecimento
Conhecimento Teológico: Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.
Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.. 
*
Metodologia Científica Aplicada
Conhecimento Científico É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico:
É racional e objetivo.
Atém-se aos fatos.
Transcende aos fatos.
 É analítico.
Requer exatidão e clareza. 
É comunicável. 
É verificável. 
Depende de investigação metódica. 
Busca e aplica leis. 
É explicativo. 
Pode fazer predições. 
É aberto. 
É útil (GALLIANO, 1979, p. 24-30). 
Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios.
Tipos de Conhecimento
*
Metodologia Científica Aplicada
Conhecimentos inatos: são conhecimentos que trazemos "embutidos" na nossa razão. Todo ser racional, independente de qualquer experiência sensível com o mundo, tem de ter esta forma de conhecimento desde seu nascimento (por isto inato). A esta pertencem as leis da lógica e matemática. Também são chamados de conhecimentos a priori (independentes da experiência).
Conhecimentos empíricos: são conhecimentos que adquirimos através dos nossos sentidos empíricos (visão, audição, etc.), ou seja, a cor do céu, da casa do vizinho, por exemplo. Todos os conhecimentos que ganhamos através de deduções e/ou induções também pertenceriam a esta forma de conhecimento. Que corvos são negros eu sei porque ví (empiria) vários corvos até hoje, e todos eram pretos. São os conhecimentos a posteriori (ganhos através da experiência).
Cognição do Conhecimento
*
Metodologia Científica Aplicada
Cognição do Conhecimento
Conhecimentos por autoridade: São conhecimentos que obtemos através da informação mais ou menos segura de outros sujeitos, que estão em condição epistemológica superior a nossa no tocante à informação dada. Que Napoleão era um general francês não é um conhecimento nem inato (ninguém nasceu sabendo isto) nem empírico (nós não vimos Napoleão nascendo numa cidade francesa). Como sabemos então que ele era francês? Porque ouvimos isto do nosso professor de história, que por sua vez ficou sabendo do seu professor de história, e assim por diante, numa corrente que só deve terminar com as pessoas imediatamente conhecidas de Napoleão. Também é a posteriori.
A quarta forma de conhecimento é a mais especulativa de todas, e por conseguinte, rejeitada pela maioria dos filósofos contemporâneos. Trata-se de conhecimento por revelação divina, experiência religiosa ou mística. Algumas pessoas afirmam "saber" algo que Deus diretamente o revelou (assim por exemplo os escritores da bíblia e livros religiosos) 
*
Metodologia Científica Aplicada
O Ceticismo
O ceticismo tem sido um dos principais problemas epistemológicos de todos os tempos. De modo geral, entende-se por ceticismo toda forma dubidativa de argumentação, como, por exemplo, colocar em dúvida nossas crenças comuns, ou então os resultados obtidos pelas investigações científicas.
Às vezes, investigações mais criteriosas, como as que encontramos na ciência moderna, revelam erros do passado, na própria ciência ou na vida comum.
Isso nos faz suspeitas que outras de nossas certezas possam ser abaladas, e estamos a um passo de um tipo de ceticismo, que é aquele concebido por Descartes em suas Meditações. Para esse autor, uma teoria do conhecimento seria o meio para nos mostrar o caminho seguro a seguir em investigações bem sucedidas. Contudo, uma teoria do conhecimento deve se basear em noções sobre a capacidade cognitiva humana, e sobre isso também podemos errar.
Assim, o que nos livraria do ceticismo - a própria teoria do conhecimento - pode estar sob suspeição cética. O ceticismo é visto, então, por alguns autores como um desafio insuperável.
*
Metodologia Científica Aplicada
De grosso modo pode-se dizer: Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influência dos sentidos empíricos) é a maior (ou única) fonte do conhecimento, enquanto o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.) 
Até a filosofia contemporânea bebeu das duas fontes: no empirismo lógico do círculo de Viena também se procurou conciliar as duas coisas: a lógica é dada imediatamente (inata) à razão, os dados, com os quais a razão lógica
trabalha é, por outro lado, material obtido através dos sentidos. 
Racionalismo x Empirismo
*
Metodologia Científica Aplicada
Racionalismo x Empirismo
O empirismo em sua forma radical, afirma que tudo o que esta em nossa razão, entrou nela por meio dos sentidos, ou seja, das percepções dos nossos cinco sentidos.
Uma das principais críticas dos racionalistas se refere as verdades da matemática e lógica: estas verdades parecem a priori, ou seja, parece que são verdades independente de qualquer experiência empírica que fazemos. 
*
Metodologia Científica Aplicada
“O saber é uma elaboração pessoal do sujeito. O conhecimento (é) apenas seu contexto inicial instituído a partir da informação. O conhecimento possibilita um tratamento do tipo:’ Eu sei que..’, ‘Eu não sei que’. O saber é da ordem de…algo a ser estabelecido e tecido pelo sujeito….” 
				 (Mrech, 1999, p. 83-84)
O saber
*
Metodologia Científica Aplicada
Conhecimento é um conjunto de idéias, conceitos, representações e informações, que permitem, em princípio, fazer uma leitura orientada da realidade. Na sua forma objetiva ele está armazenado nos livros e computadores ou em outros meios, podendo ser acessado a qualquer momento. Ele pode ser transmitido de maneira clara, comunicado explicitamente, sobretudo com fórmulas ou palavras precisas. Entretanto, o sujeito pode manter relações distintas com o conhecimento que adquire, apresentando, nos extremos, um conhecimento de tipo alienado, que é obtido sem o seu comprometimento, e um conhecimento de tipo autônomo, em que o sujeito estabelece relações e com elas uma marca correspondente. É possível uma transposição do conhecimento alienado se aproximando do autônomo, via diferentes formas de investimento do sujeito, por exemplo, quando determinadas representações entram em ressonância com “significantes” inconscientes, ou quando, o sujeito tem uma participação efetiva e um alto grau de implicação na elaboração e no desenvolvimento de seus significados.
Outro conceito de conhecimento
*
Metodologia Científica Aplicada
Saber é uma mistura de representações implícitas e inconscientes, com implicação subjetiva e envolvimento da libido. Saber é o que nos orienta e, às vezes, nos amarra de maneira implícita nas escolhas do dia a dia. Paralelamente ao conhecimento, o saber também pode ser entendido como um continuum entre dois extremos: de um lado um saber bruto, caracterizado pela ausência do sujeito enquanto desejo de mudar e de buscar novos conhecimentos ou de estabelecer conexões entre os mesmos; do lado oposto um saber lapidado, caracterizado pela presença do sujeito enquanto desejo de ultrapassar os limites da relação com os conhecimentos adquiridos.
Algo mais sobre o saber
*
Metodologia Científica Aplicada
Questões para Reflexão
Aprender implica mudanças significativas e/ou vitais caracterizadas pelas ampliações dos conhecimentos e modificações dos saberes envolvidos Quando um indivíduo é dominado pela paixão da ignorância sustentada por um tipo de saber que rejeita toda e qualquer implicação com o conhecimento, como pode ser visto nas expressões, “não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe”, ou “eu já sabia; foi isso que eu disse” podemos inferir que possui um conhecimento alienado sustentado por um saber bruto. Pelo contrário, quando um indivíduo é movido pela paixão da busca, na insatisfação quase perene do conhecimento alcançado e no esforço contínuo de ultrapassar o que se conhece, podemos inferir que seu conhecimento tornou-se autônomo e é sustentado por um saber lapidado, que aceita intimamente a provisoriedade e parcialidade de todo conhecimento. 
*
Metodologia Científica Aplicada
Apesar de o saber ser fundamentalmente subjetivo e, portanto, individual, é possível compartilhá-lo com outros indivíduos. Quando isso acontece, ou seja, quando um conjunto de conhecimentos e saberes é compartilhado de alguma maneira por uma coletividade, estabelece-se uma mini-cultura, na qual um conjunto similar de significantes e/ou significados permite que a comunicação se estabeleça, com poucos sinais e poucas explicações. Pelo contrário, quando as pessoas não compartilham o mesmo fragmento de cultura, o entendimento, mesmo que parcial, é difícil.
Questões para Reflexão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais