Buscar

AV - CONSULTORIA INTERNA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0341_AV_ » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,2        Nota de Partic.: 1        Data: 05/09/2015 13:06:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201310303280)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Comente o benefício da implantação do modelo de consultoria interna sobre a atuação dos gestores da empresa na supervisão de suas equipes.
		
	
Resposta: A implantação da consultoria é uma forma de detectar os pontos fracos e fortes da empresa. Para assim ajustar a implementação de treinamentos e eliminação dos pontos fracos para que a empresa cresça de forma que seu colaboradores estejam motivados e bem treinados para execução do trabalho.
	
Gabarito: A presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização, também faculta a transferência de idéias sobre a moderna tecnologia de gestão de pessoas, gerando uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310714900)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Em artigo publicado em meio digital WWW.consultoriainternaderh.com, pela autora Elizenda Orlikas "A consultoria interna de RH é um processo que exige que cada profissional, dentro de uma estrutura organizacional, atue de forma multidisciplinar, funcionando como elo de ligação entre o cliente interno e a direção de RH. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetua diagnósticos, propõe soluções, sugere sugestões e críticas." A autora relata ainda sobre as fases da implantação da consultoria interna de RH. Com base nos estudos realizados, cite no mínimo duas fases do processo de implantação da consultoria interna de Recursos Humanos.
		
	
Resposta: Análise, planejamento, aplicação e avaliação dos resultados.
	
Gabarito: Resposta: O aluno deve citar no mínimo duas fases do processo de implantação da consultoria interna de Recursos Humanos, sendo Fazer um Benchmarking, Conscientização de todos; Desburocratização e racionalização; Políticas de RH definidas; Certificação pelas normas ISO 9000; Aplicação do Job Rotation; Apoio administrativo e funcional;Formação de cada profissional de RH; Definição do papel do consultor interno; Profundo comprometimento com a alta direção; Os gestores de linha como gestores de RH; Tornar a área de RH numa área de negócios; Acompanhamento constante; Adequação de perfis; Valorizar o background e a competência individual; Revisões e reavaliações; Gerir os obstáculos. .
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310245672)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O papel do consultor pode ser resumido na seguinte frase:
		
	
	¿é um agente de captação de recursos, somente¿
	
	¿é um agente de estagnação para a empresa¿
	 
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	¿é um agente contratante de conflitos para as empresas contratantes¿
	 
	¿é um agente de mudanças para as empresas contratantes¿
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310418395)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estudamos os tipos de consultoria organizacional, e sua importância no contexto empresarial. Assinale a única alternativa que responde plenamente ao conceito de Consultoria Autônoma
		
	 
	atividade exercida por profissional qualificado que atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto. Muitos profissionais devidamente credenciados na profissão trabalham como consultores autônomos, dispondo de escritórios próprios ou home offices.
	
	exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	é a atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais. Usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração.
	
	praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Existe uma variação de consultoria associada que é conhecida como consultoria em network, ou rede de consultores autônomos que podem vir a constituir um grupo ad hoc (para esse caso) e realizar em parceria um projeto ou trabalho de consultoria, sob a liderança de um dos profissionais do grupo e devidamente aceito pelo cliente. Uma vez concluído o projeto, o grupo se desfaz, voltando cada um à sua autonomia original.
	
	realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou projeto.Normalmente , as firmas de consultoria, os consultores autônomos ou os que atuam em ¿network¿ realizam suas atividades como consultoria ou como consultores externos contratados pelas empresas interessadas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310394220)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Área de Recursos Humanos tradicionalmente atua como prestador de serviço. Através do modelo de Consultoria Interna a ARH passou a ter uma atuação mais estratécia e mudou sua forma de atender às áreas-clientes da empresa. Atuando dentro da proposta da consultoria interna o RH passou a:
		
	
	seleciona os clientes internos que vai antender.
	
	diminuiu a quantidade de processos realizados para poder atender s quantidade maior de clientes.
	
	atender mais rapidamente as demandas do cliente.
	
	não questiona o cliente, atende prontamente aquilo que ele solicita.
	 
	recebe a demanda do cliente e faz diagnostico para atender com eficácia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310245231)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as AÇÕES, a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e administrativas
	 
	Valorização das experiências dos funcionários
	
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	 
	Focada em atingir os objetivos estratégicos com visão global e ação local
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310717399)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Políticas de RH bem definidas
	 
	Centralização das decisões no RH.
	
	Definição do papel do Consultor Interno.
	
	Acompanhamento constante.
	
	Desburocratização e racionalização.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310386442)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como sabemos, há uma fase preliminar da implantação da consultoria interna, como parte da nova atuação da gestão estratégica de RH na empresa moderna e pró-ativa. Trata-se de um investimento da empresa no sentido da melhoria contínua e, assim, do desenvolvimento organizacional. Assinale a fase a qual estamos nos referindo:
		
	 
	qualificação dos fornecedores.
	 
	formação e qualificação dos consultores internos.planejamento de carreira operacional.
	
	formação de eletricistas.
	
	capacitação de analistas de sistemas e informação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310739901)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na formação do profissional que atuará como Consultor Interno de RH tem como objetivo torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica por todos os pontos de RH. Para isso, pode-se utilizar diversas formas, entre elas o job rotation, que consiste:
		
	
	Na capacitação externa, feita em entidades específicas.
	
	Na conscientização do seu papel na empresa e das metas que deve alcançar para atingir o objetivo da área.
	
	Na formação comportamental do consultor por meio de vivências com outros profissionais que atuam no mesmo papel.
	
	Na participação em grupos de estudo e de trocas de informações e experiências entre empresas que tenham o mesmo porte e segmento.
	 
	na rotatividade dos consultores internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional, permitindo que o consultor enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da empresa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310386489)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No decorrer da implementação, quando os consultores internos estão prestando atendimento aos seus clientes nas respectivas áreas de atuação, e esses profissionais atuam in loco (no local) e em permanente parceria com os dirigentes e seus colaboradores, haverá o acompanhamento e o controle de como, e até que ponto, o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade. Estamos nos referindo a que etapa do processo?
		
	 
	Manutenção
	
	Aprovação.
	
	Finalização.
	
	Encerramento.
	
	Abertura.

Outros materiais