Buscar

AULA 2.DOENÇAS RENAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DOENÇAS RENAIS
Profª. Esp. Gleicyanne Frazão
*
*
GLOMERULONEFRITE
A Glomerulonefrite ou Glomerulopatia é uma doença renal, em que ocorre lesão dos Glomérulos ou pequenos vasos sanguíneos nos rins. 
Quando ocorre lesão do glomérulo a capacidade de filtração fica comprometida verificando-se essencialmente dois tipos de situações:
*
*
 Síndrome Nefrítica
Nesta síndrome ocorre uma inflamação que irá provocar uma lesão no glomérulo diminuindo-lhe a sua capacidade de filtração do sangue. O sangue não é filtrado devidamente e as substâncias tóxicas acumulam-se no organismo. Os doentes apresentam um quadro de insuficiência renal aguda, hematúria (sangue na urina) e hipertensão arterial.
*
*
 Síndrome Nefrótica
Na Síndrome Nefrótica, não existe uma inflamação evidente, havendo contudo um mau funcionamento da membrana do glomérulo. Ao contrário da Síndrome Nefrítica, onde a capacidade de filtrar é reduzida, neste caso, a membrana do Glomérulo é mais permeável do que deveria, deixando passar para a Cápsula de Bowman, por exemplo, as proteínas do sangue que não devem ser filtradas, aparecendo na urina (proteinúria). A proteinúria para além de indicador de Síndrome Nefrótica, é também um fator de desenvolvimento de doença glomerular, pois as proteínas, ao passarem para os túbulos renais vão lesar as suas células agravando ainda mais este quadro de doença.
*
*
CAUSAS
As Glomerulonefrites podem ser classificadas em primárias, secundárias, hereditária, agudas (quando é uma situação ocasional), ou crônicas (quando são frequentes e constantes).
*
*
As Glomerulonefrites primárias afetam diretamente o glomérulo, e são causadas por infeções virais ou bacterianas. As Glomerulonefrites secundárias têm origem em outras doenças, que acabarão por afetar o funcionamento do Glomérulo.
*
*
SINTOMAS
No caso das glomerulonefrites primárias, muitas vezes os doentes podem não ter sintomas, o que pode levar a um atraso na sua descoberta, e assim, também o seu tratamento. Quando há sintomas, podem ser os seguintes: hipertensão, aumento do peso (derivado da retenção de líquidos não filtrados), edemas, hematúria, cansaço, fraqueza, anemia e mal-estar.
 
*
*
Relativamente às glomerulonefrites secundárias, os sintomas mais comuns são a proteinúria (a urina espumosa) e o edema.
*
*
DIAGNÓSTICO
Para diagnosticar as glomerulonefrites, os exames mais indicados são os da urina (com atenção aos níveis de creatinina e de ureia), e os de sangue. Pode ainda ser feita uma biópsia renal para se perceber qual o tratamento mais indicado.
*
*
HIPERTENÇÃO MALIGNA
Frequente em pessoas de meia idade(30 – 60 anos)
Histórico de hipertensão leve anterior
Considerável aumento das pressões sistólica e diastólica;
EAS: proteinúria; hematúria; 
Cilíndros Hialinos e gordurosos
Rápida deterioração da função renal;
Uremia
Nictúria e poliúria;
Em caso de insuficiência Cardíaca  redução do volúme urinário;
*
*
PIELONEFRITE
A pielonefrite designa uma infecção do trato urinário, que atinge a pelve do rim. Afeta quase todas as estruturas do rim e existe sob duas formas: pielonefrite aguda (causada por uma infecção bacteriana) e pielonefrite crônica (infecções bacterianas repetidas, associadas a um sistema imunitário debilitado).
*
*
PIELONEFRITE AGUDA
É causada por uma infecção bacteriana aguda;
A infecção bacteriana acontece a nível da uretra, bexiga e/ou ureteres. Desta forma, é comum designar-se como uma infecção ascendente.
*
*
A obstrução de um ureter também pode conduzir a uma pielonefrite. Esta obstrução pode ser devida a litíase renal  (pedras nos rins) ou a uma hiperplasia benigna da próstata  (presente nas pessoas do género masculino e muito frequente a partir dos 70 anos).
*
*
PIELONEFRITE CRÔNICA
A pielonefrite crônica deriva de infecções bacterianas constantes (pielonefrites agudas de repetição) que podem ser mais ou menos graves, e que ocorrem, frequentemente, durante um período alargado.
Existe uma destruição generalizada de nefróns, que são substituídos por tecido de cicatrização. Isto pode levar a uma insuficiência renal crônica terminal (IRCT).
*
*
As causas mais reiteradas são a insuficiência dos mecanismos anti-refluxo e a litíase renal.
 
*
*
SINAIS E SINTOMAS
Disúria
Urgência em urinar
Urinar várias vezes (poliúria)
Febre
Calafrios
Mal-estar
Dor lombar
Naúseas e Vômitos
Pus na urina (piúria)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais