Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Trabalhar com a produção de um jornal escolar no contexto escolar é um importante instrumento de construção de saberes, sendo um artefato articulador de práticas educativas, facilitando o processo de comunicação na escola, despertando nos alunos suas potencialidades e habilidades. Inserir e incentivar a produção de um jornal escolar também é uma forma de trazer para dentro da escola a cultura científica, tendo a escola uma oportunidade de levar para os alunos a interação com a leitura, letramento, tecnologia e ciência. A produção de um Jornal Escolar é um excelente instrumento para a divulgação dos projetos pedagógicos e dos conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento, além de poder mostrar a realidade da comunidade no qual a escola está inserida, despertando nos discentes uma motivação nas produções, sendo muito importante para o processo de aprendizagem. Nesse contexto, o jornal abre um leque de possibilidades didáticas e textuais na produção de saberes e habilidades. É uma questão de planejar e desenvolver um modelo em sala de aula, que aliada à informática a construção de um jornal didático, apresenta novos interesses com as fontes de informação histórica. Observando a imagem e o fragmento de texto, quais modalidades textuais e didáticas surgem na construção didática de um jornal em sala de aula? Justifique. FONTE: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5001_11062016150007.pdf. Acesso em: 10 set. 2018. FONTE DA IMAGEM: http://www.escolasantahelena.com.br/jornalsaladeaula. Acesso em: 10 set. 2018.
Resposta esperada
Na construção de um jornal, a partir de conteúdos estudados em sala de aula, bem como na consulta de jornais na ação didática, ocorre um trabalho textual próprio à inovação e à diversificação do ensino.
O trabalho com jornais ou frames do jornal favorecem inúmeras atividades virtuais, textuais, de pesquisa ou de construção textual. O jornal é uma ferramenta didática que vai além das fronteiras do papel, do vídeo ou da construção textual.
A palavra construir nos dá uma pista de como sua arquitetura abriga novas ou tradicionais abordagens do aprendizado.
Entre as atividades, podemos destacar:
- O desenvolvimento do nome, da logomarca e da mascote do jornal, através de concursos internos da escola.
- Criação e escrita de reportagens vinculadas às disciplinas do currículo escolar.
- Criação e desenvolvimento de reportagens.
- Relato e representações de fatos históricos. Promoção de atividades artísticas como poesias e desenhos.
- Desenvolvimento de atividades interdisciplinares e de edição de texto.
Minha resposta
Notícias: O jornal escolar pode incluir reportagens sobre eventos escolares, atividades extracurriculares, entrevistas com membros da comunidade escolar, entre outros Artigos de Opnião: Os alunos podem escrever artigos expressando suas opiniões sobre questões relevantes para a comunidade escolar ou temas estudados em sala de aula. Crônicas: Espaço para reflexões pessoais dos alunos sobre experiências vivenciadas na escola ou na comunidade. Entrevistas: Os alunos podem realizar entrevistas com professores, funcionários da escola, pais de alunos, ou até mesmo personalidades locais. Resenhas: Os alunos podem escrever resenhas sobre livros, filmes, peças teatrais, entre outros, relacionados aos conteúdos estudados. O desenvolvimento do jornal, que teve como objetivo informar os leitores sobre assuntos do colégio e da comunidade escolar, contribuiu para a formação crítica e cidadã dos jovens.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados.
Estamos vivendo um momento de mudanças na área da educação. Está em execução um projeto do Governo Federal que beneficia milhares de escolas brasileiras com financiamentos a longo prazo, com juro baixo, destinando oito computadores/notebooks a cada escola, facilitando aos professores ter acesso a esta nova tecnologia a prestações em torno de cem reais. Isto reflete uma época em que os computadores estão cada vez mais acessíveis, a ampliação do acesso à Internet e a criação de novos jogos eletrônicos educativos, especialistas defendem que os docentes retomem um modelo pedagógico iniciado há mais de dois mil anos e os professores. Se a informação no universo tecnológico está a um clique, o professor pode desaparecer? Na opinião de especialistas, a resposta é negativa. - O futuro abrirá oportunidades para os professores. Vivemos num contexto de aprendizagem permanente. As pessoas terão de estudar a vida toda - prevê o sociólogo Pedro Demo. Para a escola que virá cabe ao professor uma parcela desse custo de transformação. Apenas uma, não toda, pois essa conta deve ser dividida entre sociedade civil e Estado. Trata-se de uma mudança geral de mentalidade. Diante desse desafio, em que a escola do futuro está para além de mudanças apenas no perfil do professor, que desafios são exigidos para esse novo perfil de educação formal? FONTE: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-que-esperar-escola-futuro.htm. Acesso em: 20 set. 2018.
Resposta esperada
Esta nova escola deve estar aberta ao novo, aceitando com disposição outros modelos e recursos de ensino; estar disposta a incluir as tecnologias em sua proposta pedagógica e projeto político; preparar sua equipe para atuar neste novo cenário, por meio de formação contínua; garantir que a tecnologia seja utilizada para fins educativos; permitir a participação ativa dos alunos; assegurar-se de que a equipe gestora e os professores saibam utilizar as ferramentas tecnológicas para melhorar a educação, a comunicação, o acesso à pesquisa e à informação.
As tecnologias e novas didáticas tornam as aulas mais criativas, interativas e participativas com relação à construção do conhecimento; as escolas que adotam as tecnologias educacionais tornam-se mais abertas ao diálogo, atrativas e menos autoritárias; com a utilização das tecnologias, o professor repensa sua prática e muda de paradigmas, trabalhando os conteúdos de maneira mais interessante e interativa com seus alunos; o ensino tradicional cede espaço às novas metodologias de ensino, aos novos recursos tecnológicos e às técnicas inovadoras, na arte de ensinar e aprender.
Minha resposta
o professor deve conhecer e estar familiarizado o suficiente com a internet para conduzir o processo e evitar o mau uso das tecnologias, mas isto não tira o seu valor nem deixa de ampliar suas posssibilidades. Algumas tendências a respeito da escola do futuro já referidas por especialistas como Silvia Fichmann, coordenadora de laboratório da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Demo, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Hamilton Werneck, pedagogo, Gabriel Perissé, doutor em Filosofia da Educação, Nihad Bassis, especialista em projetos educacionais baseados em tecnologia, José Manuel Moran, especialista em avaliação de cursos à distância, Nelsi Müller, secretária da Educação do estado do RS - prevêem que a escola continuará sendo o principal espaço para atividades de educação, mas empresas e outros locais ampliarão a oferta de aulas. Cursos e lições à distância ganharão impulso com a popularização da Internet e atenderão especialmente adultos. Quanto mais jovem o aluno, mais tempo ficará dentro da sala de aula para aprender a conviver em grupo.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina