Buscar

Estudo Dirigido av1 Prof: Emerson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Explique por que as enzimas dependem de condição ótimas de pH e temperatura para atuar?
Enzimas são proteínas, macromoléculas que dependem de sua estrutura enovelada para que sejam funcionais. Um pH não favorável do meio, pode causar a desnaturação dessa enzima, e esse dano estrutural traz o prejuízo funcional da mesma 
Correlacione a estrutura espacial de uma enzima com a função que ela desempenha? 
A estrutura enovelada da enzima, tão particular, permite com que o substrato se encaixe ao sítio ativo da mesma. Para que a ação catalisadora da enzima ocorra é necessária a formação do “complexo enzima + substrato” que depende da compatibilidade estrutural do substrato com a enzima.
Explique especificidade da enzima pelo substrato e o como a enzima catalisa uma reação química?
 As enzimas são catalisadores seletivos, ou seja, catalisam reações específicas. Isso se dá porque o sítio ativo de uma enzima é moldado para encaixar com substratos específicos, daí essa característica de especificidade de uma enzima. Toda reação química depende de energia para acontecer. A enzima diminui a energia de ativação necessária de uma reação, facilitando/acelerando o processo.
Explique por que elas são capazes de atuar mesmo em baixas concentrações?
Por que as enzimas não são consumidas durante a reação.
O que são cofatores para atividade enzimática? Exemplifique?
 Os cofatores são moléculas inorgânicas ou orgânicas necessárias para o funcionamento da enzima. Não estão ligados as enzimas permanentemente, na sua ausência elas se tornam inativas. Esses cofatores quando são orgânicos são chamados de co-enzimas. 
Diferencie e exemplifique os modelos de inibição enzimática?
Os modelos de inibição enzimática podem ser:
Reversível:
Dividido em dois grupos: 
. Competitivos - quando moléculas se ligam ao sítio ativo da enzima, impedindo que o substrato se ligue. Aumentam o valor de Km(diminuindo a afinidade) e não alteram a velocidade máxima. Um exemplo ocorre na ação do antibiótico penicilina que se liga ao substrato de uma enzima responsável pela produção da parede celular de uma bactéria.
. Não Competitivos - quando moléculas se ligam em um local diferente do sítio ativo, alteram a conformação que a enzima consiga funcionar, não alteram o valor de Km, mas diminui a velocidade máxima. Um exemplo desse tipo ocorre nas enzima alostéricas (precisam ser ativadas/inativadas a partir de outras moléculas ou moduladores alostéricos)
Irreversível: Os inibidores irreversíveis são aqueles que se ligam ao sítio ativo da enzima, formando um complexo estável, ou seja, uma ligação covalente entre o inibidor e a enzima, oque ocasiona a destruição de grupos funcionais da mesma, inativando-a definitivamente. Um exemplo é o tratamento da AIDS, que inclui medicamentos inibidores das proteases, dificultando a produção de um novo vírus.
Cite: a) um exemplo de enzima alvo de regulação no metabolismo, b) a reação que ela catalisa e c) o mecanismo de regulação de sua atividade?
a) Quinase. 
b) Fosforilação da cadeia polipeptídica(adição de grupo fosfato)
c) Regulação por modificação covalente (reação química catalisada por enzimas, retirada e adição de grupo químicos).
Explique como as vias catabólicas podem ser consideradas convergentes e as anabólicas divergentes?
As vias catabólicas são consideradas convergentes porque as reações catabólicas tem como finalidade capturar energia química obtida na degradação de moléculas de energia, formando ATP. As vias anabólicas são consideradas divergentes porque suas reações reúnem moléculas pequenas para formação de moléculas complexas. Elas necessitam de energia que é fornecida na quebra da molécula de ATP e Pi. 
As vias catabólicas são consideradas convergentes porque a partir de clivagens tornam um produto complexo em um conjunto restrıto/simples. Já as vias anabólicas são divergentes porque a partir de um conjunto de produtos restrito e simples são formados produtos complexos e variados.
Quais os papéis das moléculas de ATP, Coenzima-A, NAD e FAD no metabolismo energético?
As moléculas de ATP são oriundas da degradação de macromoléculas de carboidratos e lipídeos. A partir destas, o ATP torna-se a única via metabólica (moeda energética) para facilitar o organismo que precisa de energia constantemente.
 A coenzima-A é aceptora do grupo acetil, carrega radicais ácidos carboxílicos, impedindo a alteração do pH nas células.
NAD e FAD regulam a quantidade de H+ oriundo da oxidação de biomoléculas. Retiram o H+ do processo de quebra dos macronutrientes e levam aos O2(oxigênio) provenientes da respiração, gerando água.
10- Explique por que é gasto ATP na glicólise?
Porque é necessário energia para ativação da glicose para que a sua clivagem (quebra) possa ocorrer. É um investimento do organismo para formar compostos de energia livre de hidrólise (ATP).
Como o aumento da concentração de ATP inibe a glicólise? Considerando o papel fisiológico desta via no metabolismo energético, por que isto ocorre?
Em condições de onde há uma alta concentração de ATP, não há necessidade da glicólise, visto que está é a produção do próprio ATP. O ATP existente une-se ao sítio alostérico da enzima fosfofutoquinase (enzima que catalisa a reação de transferência de um grupo fosfato do ATP) e causa al teração em sua conformação. Esta alteração evita a união do substrato com a enzima, ocorrendo a inibição enzimática que, por sua vez, inibe a glicólise. Isso ocorre porque o organismo não gasta energia para produzir o que já se tem em excesso.
Por que a glicólise é considerada a via central do catabolismo de carboidratos?
A partir dos carboidratos ingeridos estes se transformam em glicose. O principal papel do metabolismo dos carboidratos é gerarenergia e também armazenar, passando pelas fases da glicólise:  Glicólise: é a via central do processo de sintetização da glicose pelas enzimas e ocorre no citoplasma das células.
Porque é a via com maior fluxo de carbono na maioria das células. E ainda, a quebra glicolítica da glicose é a única fonte de energia metabólica em alguns tecidos e células de mamíferos (Ex: eritrócitos, medula renal, neurônios e esperma).
Explique como e para que ocorre a produção de ácido lático?
A produção de ácido lático ocorre durante o processo de fermentação lática. Quando em contração vigorosa, o músculo esquelético trabalha em condições de baixa pressão de oxigênio , em que o NADH não pode ser reoxidado a NAD+ , mas , NAD+ é necessário como aceptor de elétron para oxidação do piruvato . Sob essas condições, o piruvato é reduzido a lactato, recebendo elétrons do NADH , dessa forma regenerando o NAD+ necessário para a glicólise .
Explique como a dosagem de lactato desidrogenase pode ser útil no diagnostico clínico?
A Lactato Desidrogenase(LDH) é uma enzima chave do metabolismo dos glícidos e que pode ser encontrada na maioria dos principais tecidos.Na aplicação clinica age como marcador para danos em tecidos , já que esses danos elevam os níveis dessa enzima. Desta forma, a medição dela em um exame pode indicar hemólise,câncer,meningite,pancreatite aguda,etc.
Explique como a dosagem de lactato pode ser útil no diagnostico clínico?
A alta dosagem de lactato no sangue indica falta de oxigenação nos tecidos. Já que este é produto de processos anaeróbios.