Buscar

Simu. 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Muito se fala sobre a necessidade do profissional atual em atender às demandas mas, também é preciso que se desenvolva um olhar voltado para a empregabilidade sustentável, já que todos estamos inseridos em uma sociedade do conhecimento que, por essência, valoriza a capacidade intelectual dos seus recursos humanos. Partindo desta premissa, assinale a opção de resposta que reproduz corretamente, o termo/a expressão que tem sido usada pelo mercado como uma representação daquele elemento (algo mais) que possa distinguir um profissional do outro, de forma positiva e favorável
	Distinção competitiva
	Destaque especial
Certo 	Diferencial competitivo
	Destaque
	Diferencial
2. As deficiências detectadas pela Organização, relativas à ausência de habilidades e competências tendem a produzir um efeito danoso onde a perda de competitividade se faz presente e, contribui para que aconteça a redução do espaço no mercado em que se compete. Seguindo este raciocínio, escolha dentre as opções de resposta oferecidas a seguir, aquela que indica a ação que as empresas tem adotado para lidar com este tipo de situação.
	Treinar a base operacional para que seus profissionais possam saber o que fazer diante das constantes mudanças do mercado
	Treinar a Alta Administração para que esta, exclusivamente, possa identificar ações que possam ser adotadas para que a situação seja resolvida de forma satisfatória
Certo 	Investir em qualificação dos funcionários tem sido uma forte tendência das organizações no mercado atual, capacitando para o trabalho e desenvolvendo para a ocupação de posições futuras e estratégicas
	Contratar profissionais de outras empresas que já tenham sido preparados por estas concorrentes, reduzindo seus custos com treinamentos
	Continuar agindo sem tomar medida preventiva alguma pois, o enunciado da questão não traduz a realidade do mercado atual
3. No final do século XX e início do atual, expressões como tecnologia, globalização, vantagem competitiva e competências tornaram-se corriqueiras no mundo dos negócios. Mais do que entrarem no vocabulário organizacional, é preciso analisar as mudanças na cultura das empresas e, consequentemente, nas pessoas que nelas trabalham. A Gestão de Pessoas assume papel fundamental nesses novos tempos e o processo seletivo é um componente vital para o enfrentamento dos desafios atuais. Com base nisso, analise as assertivas abaixo:
I. Recrutamento e seleção são atividades interligadas, apesar de possuírem resultados finais distintos.
II. O processo é chamado de seletivo, pois tem como objetivo suprir as necessidades de mão de obra da organização.
III. No recrutamento são selecionados os candidatos adequados, ou seja, deve- se escolher os candidatos que mais se adequarem à realidade e demandas da empresa.
IV. Pode-se destacar como vantagem do recrutamento e seleção internos a motivação das pessoas.
É correto o que se afirma em:
	II e III, apenas.
Certo 	I, II e IV, apenas.
	II e IV, apenas.
	I e IV, apenas
4. O processo de seleção de pessoal inicia-se pela abertura de uma vaga na organização. O selecionador deverá, então, levantar todas as informações importantes sobre o cargo, que constam na Requisição de Pessoal, para otimizar o processo de busca desse profissional no mercado. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta:
	A Requisição de Pessoal deve ser elaborada pelo Setor de Marketing da organização, por ser o responsável pela divulgação da vaga em aberto.
Certo 	A Requisição de Pessoal deve ser elaborada pelo gestor da área requisitante, por conhecer os requisitos importantes para o cargo.
	A Requisição de Pessoal deve ser preenchida pelos candidatos à vaga em questão, fornecendo os dados pessoais e profissionais requeridos.
	A Requisição de Pessoal deve ser elaborada pelo Setor de Seleção, por ser quem define as técnicas de seleção que serão usadas.
	A Requisição de Pessoal deve ser elaborada pela Diretoria da organização, por ser quem decide pela contratação ou não do candidato.
5. O Sr. Walter, Gerente Financeiro da empresa Beta Ltda., depois de 15 anos de atuação no cargo, solicitou desligamento da organização. Walter iniciou no cargo juntamente com a inauguração da empresa. O RH precisa recrutar e selecionar um novo colaborador para a função. Para encontrar o profissional adequado e minimizar as chances de erro na contratação, o RH deve:
	Realizar entrevista e a técnica de grafologia.
	Utilizar técnicas de seleção que visem as competências organizacionais.
	Realizar entrevista baseada nas competências do cargo.
	Selecionar o candidato através da aplicação de testes de personalidade e psicotécnicos.
Certo 	Selecionar o candidato, através de técnicas de seleção que busquem o alinhamento das competências organizacionais e das competências do cargo em questão.
6. O processo de seleção pode ser considerado um processo de comparação entre duas variáveis, a fim de resguardar a objetividade e a precisão. Uma das variáveis são as especificações do cargo, a análise e descrição para saber quais os requisitos que o cargo exige de seu ocupante, que comparamos com:
Certo 	as características do candidato, o que ele oferece, suas condições pessoais para ocupar o cargo
	as técnicas mais seguras para levantar o perfil da vaga
	as avaliações de desempenho dos funcionários do setor solicitante
	os requisitos principais, as competências técnicas e comportamentais de cada cargo
	os requisitos principais solicitados na requisição de pessoal
7. Para Chiavenato, Idalberto (1991) em todo o processo seletivo, a entrevista pessoal é a técnica de seleção que mais influencia a decisão final a respeito do aproveitamento ou não de um candidato a emprego. Tendo em vista, a teoria do renomado autor, a entrevista é considerada uma ferramenta de grande relevância no processo seletivo, uma vez que permite:
	Uma análise mais apurada do histórico de carreira do candidato, aspectos pessoais, interesses passados e futuros, aspectos motivacionais e expectativas de carreira.
	Uma análise mais apurada do histórico familiar e de carreira do candidato, aspectos creditícios, interesses atuais e futuros, aspectos motivacionais e expectativas de carreira.
	Uma análise mais apurada do histórico de carreira do candidato, aspectos pessoais, interesses atuais e futuros, aspectos políticos e expectativas de carreira.
	Uma análise mais apurada do histórico familiar e de carreira do candidato, aspectos pessoais, interesses atuais e futuros, aspectos motivacionais e expectativas de carreira.
Certo 	Uma análise mais apurada do histórico de carreira do candidato, aspectos pessoais, interesses atuais e futuros, aspectos motivacionais e expectativas de carreira.
8. Gilson Antunes trabalha no Setor de Seleção da empresa ALPHA S.A. e está treinando alguns funcionários do setor para atuarem nos processos seletivos, entrevistando os candidatos às vagas em aberto. Ele decidiu que deverá começar, citando alguns aspectos das etapas de uma entrevista de seleção. Assinale a opção que decreve corretamenteo o que Gilson poderia explicar aos treinandos sobre o assunto:
	Na etapa da Abertura, o entrevistador deve reservar um espaço para sua realização, garantindo que não haverá interrupções durante o processo.
	Na etapa da Preparação, o entrevistador deve apresentar a empresa ao candidato, especificando suas características principais.
	Na etapa do Encerramento, o entrevistador deve estimular um clima cordial, permitindo que o candidato sinta-se o mais confortável possível.
	Na etapa do Desenvolvimento, o entrevistador deve analisar o currículo do candidato.
Certo 	Na etapa da Avaliação, o entrevistador deve registrar todas as informações que considerar relevantes sobre o candidato, elaborando o laudo da entrevista.
9. A Seleção por Competências tem por objetivo fornecer aos gestores e profissionais de RH, algumas ferramentas que permitem mapear o Perfil de Competências. E, com base neste perfil, esta
metodologia cria instrumentos para identificar entre os candidatos, aquele que possui o perfil mais apropriado para vaga em aberto. Diante deste contexto, quais as ferramentas mais utilizadas para este fim?
	
 Entrevista Comportamental e os Jogos
Certo 	Entrevista Comportamental e os Jogos/Dinâmicas com foco em Competências
	Dinâmica de grupo
	Jogos e Dinâmicas com foco em Competências
	Entrevista de Triagem e os Jogos com foco em Competências
10. Que tipo de questionamento não exemplifica uma entrevista por competência?
	
 Conte-me uma situação em que você foi capaz de gerar excelentes negócios e atingir metas altamente desafiadoras.
	Em que situação já sentiu-se pressionado para realizar uma atividade em curto espaço de tempo? Como administrou essa situação?
	Qual foi a situação profissional vivenciada mais desafiadora para você?
	Forneça um exemplo em que ficou evidenciada a sua capacidade de desenvolver pessoas.
Certo 	Qual foi a situação mais difícil que você vivenciou?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais