Buscar

modelo de prova

Prévia do material em texto

ALUNO
S
:
TURMA: 
DATA:
PROFESSOR: 
PERÍODO: 
MICROTESTE 1ª UNIDADE
1) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.).Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV
2 O atletismo continua sendo pouco conhecido, trabalhado e estudado, ainda que o ano de 2004 tenha sido um daqueles anos que se destacou por ser um "ano olímpico", época em que certamente o atletismo adquire maior evidência. Contudo, a faceta do atletismo realçada é aquela dos grandes nomes, marcas e recordes que, com o apoio da mídia, transformam os atletas em verdadeiros super-homens (Mathiesem, 2004). Assinale a alternativa correta
A) De acordo com o texto, um ano olímpico é a época certa para se trabalhar o atletismo na escola.
B) A evidência do atletismo em anos olímpicos melhora as marcas e recordes, fazendo-os verdadeiros super-heróis.
C) O apoio da mídia em 2004 popularizou o atletismo nas escolas.
D) A faceta do atletismo que nos é apresentada em anos olímpicos é dos atletas super-heróis.
E) A mídia transforma o atletismo em tempos de olimpíadas na modalidade esportiva de maior popularidade.
3. Os chamados "educativos de corrida" ou "exercícios coordenativos" são utilizados na aprendizagem e no aprimoramento da técnica da corrida, servindo também como aquecimento ou em outros diferentes momentos de uma sessão de treinamento (MATTHIESEN, 2007). Com base nessas informações e considerando o contexto da educação brasileira atual assinale a alternativa que mais adequadamente justifica se os educativos de corrida devem fazer parte dos conteúdos de uma aula de Educação Física na escola.
A) Sim, pois os alunos da escola devem vivenciar o treinamento do atletismo como modalidade esportiva de rendimento visando à sua iniciação como possíveis futuros atletas.
B) Não, pois o atletismo não faz parte dos elementos da chamada cultura corporal, que, por sua vez, delimita a área de atuação da Educação Física.
C) Sim, pois o atletismo deve ser considerado como conteúdo importante em qualquer programa de treinamento de Educação Física, tanto na escola como em qualquer outra situação.
D) Sim, mas como parte dos conteúdos do atletismo para serem vivenciados pedagogicamente pelos alunos, e não como forma de treinamento ou iniciação esportiva.
E) Não, pois o esporte não deve ser utilizado na Educação Física escolar por ser excludente e não oferecer as mesmas oportunidades de participação a todos os alunos.
4) Em relação à origem e à história do desenvolvimento do atletismo considere as afirmativas a seguir:
I - A história do atletismo se confunde com a história dos antigos jogos gregos, tais como os mais populares atualmente, ou seja, os jogos olímpicos.
II - O atletismo como modalidade esportiva sempre foi bastante difundido entre a população brasileira, pois é muito comum ver crianças brincando de correr e saltar pelas ruas.
III - O atletismo é também chamado de esporte-base, pois é constituído por provas que se caracterizam pelas habilidades básicas humanas.
IV - A primeira competição da história do atletismo ocorreu em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia, ou seja, na primeira edição dos jogos olímpicos da antiguidade.
V - As provas características do atletismo surgem das atividades funcionais cotidianas do homem antigo, como as longas caminhadas para caçar, correr e arremessar objetos como a lança, etc.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
A) Afirmativas II, III e V.
B) Afirmativas I, III e IV.
C) Afirmativas I, III, IV e V.
D) Afirmativas I, II, III e IV.
E) Afirmativas I, II, III, IV e V.
5) Considerando O ATLETISMO nas perspectivas para a Educação Física como componente curricular, situando seus conteúdos no âmbito da cultura de movimento, destaca-se a preocupação com o ensino do esporte de forma não hegemônica, visando situar as práticas esportivas além dos elementos técnicos e estimular uma compreensão mais plural sobre o próprio fenômeno esportivo.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.NÓBREGA, T.P. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corposujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005.
A partir dessas perspectivas, o professor de Educação Física Escolar, em suas intervenções pedagógicas, deve: 
I. considerar que o processo de ensino-aprendizagem necessita do trânsito entre os saberes.II.organizar o conhecimento pedagógico da Educação Física de forma a garantir efetiva aprendizagem os conteúdos por parte dos alunos.III. observar que a lógica da progressividade no desenvolvimento do esporte, como conteúdo da Educação Física escolar, ocorre de forma única no processo ensino-aprendizagem.IV. utilizar o esporte como um dos conteúdos na Educação Física Escolar, por induzir a modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social.V. entender que as aprendizagens decorrentes das práticas pedagógicas do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar devem ser uminstrumento para a ampliação da compreensão dos alunos em relação às práticas corporais e à sua própria cultura de movimento.
É correto apenas o que se afirma em:
AI e II.
BI, III e V.
CII, III e IV.
DIII, IV e V.
EI, II, IV e V
6) O professor Antônio organizou seu planejamento junto às turmas de 4º e 5º anos do período letivo utilizando o atletismo como conteúdo para as primeiras aulas. Seu objetivo inicial visou a levar aos alunos o conhecimento do atletismo como elemento igualmente importante da cultura corporal, e não como iniciação esportiva. E para sua surpresa, em uma das turmas de 4º ano foi matriculado um aluno com deficiência física, que se locomove em cadeira de rodas. Então, com base no inciso IV do § 3º do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/96, o professor recomendou que esse aluno não participasse das aulas de Educação Física. Considerando o objetivo inicial do professor Antônio, comente sobre a sua decisão em relação a esse novo aluno, explicando se ela está adequada às necessidades da educação atual e por quê. Justifique sua resposta.

Outros materiais