Buscar

pratica de ensino2ad1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Item 1
	O PL 6840 estabelece carga horária de 7 horas diárias diurnas para o ensimo médio e duração total de 3 anos. No ensino noturno, a carga horária de 4 horas diárias, aumentando o tempo total do curso, que passaria ter 4 anos.
	Organiza o ensino médio por áreas de conhecimento. Que seriam: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação profissional. E estabalece que no último ano o aluno deve optar por uma área, ou pela formação profissional, seguindo estudando apenas as disciplinas da área escolhida. Em caso de mudança na escolha o aluno concluinte deve retornar e cursar a nova área escolhida.
	A organização por área de conhecimento altera também os cursos de formação de professores que devem seguir esse tipo de organização.
	Estabelece o Enem como exame obrigatório e sua nota passa a fazer parte do histórico do aluno concluinte. O aluno pode refazer o exame e optar pela melhor nota.
	Restringe o ensino noturno aos maiores de 18 anos. 
	Para o ensino profissionalizante estabelece o sistema de parcerias com a iniciativa privada. 
Item 2
	Em comparação com a lei 9394/96, o aumento da carga horária do ensino médio, seguido pela manutenção da carga horária da educação fundamental, pode gerar ainda mais distorções e aumentar a evasão escolar. Já que devida a grande complexidade da educação em todo território brasileiro, estudantes do ensino básico possuem diferentes níveis de educação. Muitos enfrentam escolas precárias, onde turmas de séries diferentes aprendem juntas, lugares onde faltam professores de determinadas disciplinas. Além do fato do curso integral forçar alunos das camadas populares, que tenham necessidade de complementar a renda familiar, abandonarem a escolar para trabalhar. 
	A lei de 96 dividia organiza o ensino em ciclos e o PL 6840 em áreas de conhecimento. O PL no entanto não assegura ao aluno o acesso integral ao conteúno do ensimo médio. Quando oferece o direito de escolha da áera em que deseja seguir, o aluno abre mão das outras áreas, tendo que refazer o último ano se mudar sua opnião.
Item 3
	Em comparação com a resolução 2 de janeiro de 2015, aumenta a carga horária dos cursos de formação de professores de 2800 para 3200 horas. 
	Estabelece a aplicação da lei do piso salarial.
	No PL o ensino à distância é mencionado como alternativa para complementar ao ensino noturno, já a resolução 2, não restringe, mas dá preferencia ao ensino presencial, especialmente na formação do preofessor.
Item 4
	Vários pontos do PL 6840 devem ser observados com cuidado. Especialistas em educação chegam a considerar alguns dos artigos como inconstitucionais por ferirem o direito do acesso integral aos bens culturais e ao direito de igualdade. 
	Não fica claro como o aluno deve proceder depois de formado, com seu certificado, se desejar mudar a área de conhecimento estudada, de que forma é feito esse retorno. E como será refeito seu histórico, já que a sua carga horária já está completa. Outra questão importante se refere aos alunos optantes da educação profissional, que abrem mão das outras áreas, para tentar serem inseridos no mercado de trabalho, diminuindo suas possibilidades de entrar em contato e conhecer outras áreas de interece. Bem como as parcerias com a iniciativa privada poderiam vir a favorecer determinados grupos na formação de mão-de-obra específica.
	Na questão do aumento da carga horária para 7 horas, surge a necessidade de estruturar as escolas para tal mudança. Ampliando o número de vagas, criando novas escolas. Uma escola que atenda por exemplo 10 turmas por turno, em três turnos e tiver de realocar todos os alunos em turno integral terá que ampliar salas, que depende de grandes investimentos em estrutura e pessoal; ou então diminuir o número de alunos atendidos, causando prejuízo direto a população. Além do fato da jornada integral afastar das salas de aula os alunos da faixa mais pobre da população, que precisam consilhar trabalho e estudo.
	O que nos lembra da restrição para alunos menores de 18 anos cursarem o ensino norturno. Que contrinbuiria igualmente para a exclusão escolar para aqueles que dependem do horário noturno para poderem trabalhar e complementar a renda familiar. Segundo dados do IBGE são cerca de 65% das matrículas de 2010. A carga horária deles seria de 4 horas o que acrescenta 1 ano na formação para fins de compensação.
	A proposta colocada como igualitária pela comissão, reduz o acesso ao conhecimento, diminui o embasamento do aluno para tomar decisões no que se refere a sua formação, cria uma divisão entre alunos que precisam trabalhar e aqueles que seguirão para a universidade, acentuando desigualdades. 
Referências:
Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> consultaado em 20/07/15.
Projeto de lei 6840. Câmara dos deputados. CEENSI. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?/codteor=1200428&filename=PL+6840/2013> Consultado em: 20/07/15.
Qualidade em educação. Carlos Roberto Jamil Cury. Doutor em educação pela PUC-SP. Disponível em : <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/721/735> consultado em 25/7/2015.
Centro de referências em educação integral. Jéssiaca Moreira. Disponível em: <http://jornalggn.com.br/blog/centro-de-referencias-em-educacao-integral/especialistas-questionam-projeto-de-lei-que-visa-reformulacao-do-ensino-medio> Consultado em 26/07/2015.
Projeto que altera ensino médio é alvo de críticas de educadores. Site de notíciais: Brasil de fato. Disponível em: <http://www.brasildefato.com.br/node/27562> consultado em 27/7/2015.
Priscila borges entrevista Paulo Carrano sobre o projeto da câmara que discute mudanças no ensino médio. Portal Último segundo. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-01-06/nao-se-muda-a-realidade-da-escola-apenas-mexendo-no-curriculo.html>Consultado em 27/7/2015
Pl 6840/13: o ensino médio adequado aos interesses privatistas. Noticiado no site do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. <http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9765> Consultado em 20/08/2015.

Outros materiais