Buscar

Função dos Mediadores segundo Vygotsky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDU 117- Psicologia do Desenvolvimento 03\09\2013
 Grupo:Kelly Martins 70939
Sandra Vitória 75580
Vitor Fernandes 75543
 Introdução
Lev S. Vigotsky, professor, pesquisador e autor que dedicou-se aos campos da pedagogia e psicologia. Partidário da revolução russa que sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.
Biografia de Lev S. Vigotsky
Lev S. Vygotsky, professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget .Nascido em 1986, em Orsha, Bielo-Rússia, descendente de uma família de origem judaica, viveu sua infância em Gomel, com os pais e sete irmãos.
Começou sua carreira profissional aos 21 anos, tendo seu interesse pela Psicologia surgido a partir do contato com crianças portadoras de problemas congênitos, onde estudava os problemas neurológicos das mesmas para compreender o funcionamento psicológico do homem.
Em sua carreira, 1924 é um marco, dedicou-se de forma mais sistemática ao estudo da Psicologia, tendo realizado palestra no 2º Congresso Psiconeurológico e causando espanto e admiração em pesquisadores renomados, abordando ideias acerca do estudo do comportamento consciente humano, uma vez que a Psicologia estava dividida em duas tendências: o grupo ligado à filosofia empirista e outro grupo, fundamentado na filosofia idealista onde Vygostsky busca superar essa situação usando o método dialético marxista.
Planos Genéticos de Desenvolvimento
Vygotsky é um autor de uma abordagem psicogenética e para explicá-la, ele fala em planos genéticos que, em interação, constituiriam o psiquismo de cada indivíduo:
Filogênese: diz respeito à história da espécie humana, que define limites e possibilidades de funcionamento psicológico
Ontogênese: diz respeito a história do individuo da espécie, do desenvolvimento do ser, de uma determinada espécie
Sociogênese: diz respeito à história do meio cultural onde o sujeito está inserido e as formas de funcionamento cultural que interferem no funcionamento psicológico
Microgênese: diz respeito ao aspecto mais microscópico do desenvolvimento, onde cada fenômeno psicológico é analisado separadamente. 
A mediação simbólica
 A ideia básica de Vygotsky é que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas uma relação mediada através de instrumentos e de signos.
Pensamento e Linguagem
 A compreensão das relações entre pensamento e linguagem é essencial para a compreensão do funcionamento psicológico do ser humano.
Desenvolvimento e Aprendizagem
 “[...] É preciso um certo nível de desenvolvimento para realizar determinada aprendizagens, porém, o acesso a níveis mais altos de desenvolvimento requer a realização de certas aprendizagens.”
Intervenção Pedagógica
 O professor mediador deve interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos , provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente)
 “A relação entre os processo de desenvolvimento e de aprendizagem é uma aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humana”
Referencias bibliográficas
SALVADOR, César Coll et. Al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médica Sul, 2000. p258 – 265. Cap10.
OLIVEIRA, Martha Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. p. 18 – 79.
OLIVEIRA, Marta Kol de. O pensamento de vygotsky como fonte de reflexão sobre a educação. São Paulo: Papirus, 1995. 1ª Edição. p. 9 – 14.
VANOYE, F, Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 11ª Edição. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
SALVADOR, César Coll et. al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre-Artes Médicas Sul, 2000. p 79-103.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. SÃO PAULO: EPU, 1986. Cap4.

Continue navegando