Buscar

Fichamento literal - História da Geografia - CLOZIER René

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

� EMBED Word.Picture.8 ���
Curso: Geografia – licenciatura
Professor: Paulo Roberto Teixeira Godoy
FICHAMENTO LITERAL DE TEXTO
CLOZIER, René. História da Geografia. Tradução: N.C.; Ana Rabaça. Portugal, Lisboa: Publicações Europa-América, 1988.
CAPÍTULO VII – A Geografia Moderna
“A Geografia deixou de ser uma obra de erudição ao serviço da História; deixou de ser, à maneira antiga, um conjunto de conhecimentos práticos, uma enumeração mais ou menos ordenada de montanhas, de rios ou de cidades. Já não é um agregado de nomes e de números, assim como a História já não é um amontoado de datas”
(...) “Atacando de frente os ‘enigmas do Universo’, a Geografia sujeitou-se, portanto, às exigências da Ciência. Causas diversas, mas convergentes, orientaram-na por esta nova via: progresso da Cartografia, esforço inovador de Humboldt e de Ritter, explorações continentais, organização de um ensaio geográfico universitário”. (p. 98)
“A superfície esférica da Terra não pode ser transposta diretamente sobre um plano sem sofrer uma deformação; esta transposição implica a determinação das projeções, isto é, a construção em plano do sistema das coordenadas terrestres, meridianos e paralelos (...); estes sistemas de projeções – eqüiângulos, eqüidistantes ou equivalentes – foram codificados, em meados do século XIX, por Germain e Tissot”. (p. 99)
“(...) Humboldt era um sábio e um viajante, servido por um notável sentido de observação, Ritter possuía uma cultura histórica e filosófica; com o primeiro, as ciências naturais tinham sido postas ao serviço da Geografia, com o segundo é a História que vem em seu auxílio”.
(...) “Graças a Humboldt e Ritter, ficam estabelecidos os princípios da Geografia moderna: 1º determinar a coordenação, ‘as conexões superficiais entre os três estados da matéria – ar, água, terra – para os explicar traçando de novo o encadeamento dos factos e precisando o ponto de sua evolução’; 2º localizar os fenômenos, mostrar a sua extensão, colocá-los no seu quadro espacial”. (p. 103)
“A escola geográfica alemã foi a primeira escola organizada. Directamente inspirada por Ritter, dedicou-se sobretudo à geografia geral, à investigação sistemática das condições que presidem à distribuição dos fenômenos à superfície do Globo, tanto em geografia física (Morfologia de A. Penck, Climatologia, de J. Hann), como em geografia humana (Antropogeografia e Geografia Política de Fr. Ratzel).
Pelo contrário, a preocupação regional é a característica mais visível, senão a mais profunda, da escola geográfica francesa. O seu fundador, P. Vidal de la Blache (...) foi o animador de notáveis trabalhos, cujos autores, Enm. De Martonne, A. Demangeon, R. Blanchard, J. Sion, M. Sorre, R. Musset, A. Cholley e tantos outros, por desconfiança pelos a priori e pelos quadros já feitos, preferiram consagrar-se, principalmente, às regiões francesas”.
(...) “A escola geográfica americana especializou-se na evolução do relevo do solo. Esta tendência manifestou-se sob a influência de geólogos-mineralogistas como Barrell e Gilbert, excelentes observadores, que foram atraídos cada vez mais para o estado das relações entre a geologia e os processos fisiográficos e climáticos. Mas foi W. M. Davis quem imprimiu à escola americana o seu cunho próprio”; (p. 105)
“(...) A geografia física geral comporta: a) a geografia climática que estuda sobretudo os tipos de tempo, os ciclos de estações e as regiões de climas; b) a geografia morfológica que estuda a formação do relevo pela erosão normal (ação das águas correntes mais ou menos dirigida pelas influências estruturais ou tectônicas), erosão glaciar, erosão eólica e erosão marinha; c) a geografia botânica e zoológica.
A geografia humana geral tem como problema primordial determinar a extensão da espécie humana e, por conseqüência, examinar o povoamento com as suas variações de densidade. Estuda em seguida as paisagens determinadas pelo habitat (agrupamentos rurais e urbanos), pelos fenômenos de produção (agricultura, indústria etc.) e pelos gêneros de vida.
A geografia econômica geral estuda, por um lado, as matérias primas e as fontes de energia (produção, indústria, comércio) e, por outro, os problemas postos pela utensilhagem, pelas técnicas e pelas trocas”.
“(...) As combinações locais dos factos estudados pela geografia geral provêm da geografia regional”. (p. 107)
_1330201867.doc
	 																			
Campus de Rio Claro

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais