Buscar

DISCURSIVA - ESTATÍSTICA E PSICOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s): 
Estatística
Psicologia Voltada à Gestão das Organizações
Questão 1/5
O termo probabilidade é usado de modo amplo na conversação diária para sugerir certo grau de incerteza sobre o que ocorreu no passado, o que ocorrerá no futuro e o que está ocorrendo no presente. Responda a seguinte questão:
Dois amigos foram caçar. Sabe-se que um deles tem 45% de probabilidade de acertar qualquer caça, enquanto o outro tem 60%. Demonstre o cálculo que determina a probabilidade de, em cada tiro disparado, apenas um acertar a caça?
Nota: 20.0
	
Resposta: 78/100-27/100= 51/100
Questão 2/5
A distribuição normal de probabilidade é uma distribuição de probabilidade contínua que é simétrica em relação à media e a mesocúrtica e assíntota em relação ao eixo das abcissas, em ambas as direções. Responda a seguinte questão:
Analisando os resultados das avaliações dos 2.000 alunos de certa escola, verificou-se que a distribuição das notas têm uma distribuição aproximadamente normal com média 6 desvio padrão 1.  Demonstre o cálculo que determina quantos alunos podemos esperar que tenham tirado nota superior a 7,5?
Nota: 16.0
	
Resposta: X=7,5
0,4332 ou 43,32%
0,5-0,4332= 0,0668 ou 6,68%
2.000x0,0668=133,6
Questão 3/5
O termo probabilidade é usado de modo amplo na conversação diária para sugerir certo grau de incerteza sobre o que ocorreu no passado, o que ocorrerá no futuro e o que está ocorrendo no presente.
Segundo (Castanheira, 2010) “A distribuição binomial é uma distribuição discreta de probabilidade, aplicável sempre que o processo de amostragem é do tipo Bernoulli.”
Verifica-se, em uma fábrica, que, em média, 10% dos parafusos produzidos por uma determinada máquina não satisfazem a certas especificações. Se forem selecionados ao acaso 10 parafusos da produção diária dessa máquina, usando a fórmula de probabilidades binomiais, demonstre o cálculo da determinação da probabilidade de exatamente 3 serem defeituosos.
Nota: 20.0
	
Resposta: P(X)=120x0,001x0,4782969
P(X)= 0,0574= 5,74%
Questão 4/5
A teoria motivacional, intitulada hierarquia das necessidades propõe uma hierarquia teórica de cinco necessidades. Quais são essas necessidades?
Nota: 20.0
	Gabarito: 1) fisiológica; 2) de segurança; 3) social; 4) de estima; 5) de autorrealização.
Resposta: Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto-realização.
Questão 5/5
Quem toma uma decisão assume a responsabilidade de fazer um julgamento e, portanto, deve avaliar os riscos, mapear os problemas, gerar ideias e projetar cenários. Estudos mostram que o modelo de tomada de decisão racional é composto por seis etapas. Quais são estas etapas?
Nota: 20.0
	Gabarito: 1ª definir o problema; 2ª identificar os critérios da decisão; 3ª pesar os critérios identificados anteriormente; 4ª gerar possíveis alternativas; 5ª classificar cada alternativa em cada critério; 6ª computar a melhor decisão.
Resposta: Definir o problema, identificar critérios de decisão, pesar os critérios, gerar alternativas, classificar cada alternativa segundo cada critério e calcular a decisão ótima.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais