Buscar

Direito do Consumidor - Caso Concreto 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
DIREITO DO CONSUMIDOR
CASO CONCRETO 
(SEMANA 05)
QUESTÃO SUBJETIVA
Macedo, usuário dos serviços de energia elétrica prestados pela concessionária LGT S.A, se insurge contra a conduta da prestadora do serviço no que tange à suposta detecção de irregularidade em seu medidor de energia elétrica, vulgarmente denominado “gato”.
Em virtude deste fato, a Concessionária esta fazendo cobrança retroativa de Macedo da quantia de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). 
Submetido tal caso à apreciação do Poder Judiciário, através do rito ordinário, Macedo nega o alegado gato, pleiteia o deferimento da inversão do ônus da prova prevista no artigo 6º, inciso VIII do CDC, bem como a produção de prova pericial a fim de solucionar a questão. 
Pergunta-se: 
a) Quais são os requisitos para a inversão do ônus da prova prevista no artigo 6º, inciso VIII do CDC, e qual o momento em que deve ocorrer a referida inversão? 
Resposta: Estabelece o art. 6º, VIII, do CDC que constitui direito básico do consumidor a facilitação da defesa dos seus direitos em juízo, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente. Em que momento do despacho saneador.
b) A inversão do ônus da prova pleiteada por Macedo implica na inversão de seu custeio? 
Resposta: A inversão do ônus da prova não implica a reversão do custeio, em especial, quanto aos honorários do perito, posto que não importa em reverter o ônus do pagamento, ainda que requerida por ambas as partes, sob pena de se obrigar à ré a produção de prova contra si mesma, o que é vedado pelo ordenamento jurídico.
A melhor interpretação da regra inserta no inciso VIII do art. 6º do CDC é no sentido de que o cabimento da inversão do ônus da prova não autoriza, por si só, a imposição ao réu das custas de exame pericial, uma vez que não dispõe sobre a responsabilidade pelo pagamento de despesas relativas à realização de atos processuais.
QUESTÃO OBJETIVA
Justifique sua resposta com base no que preceituam o Código de Processo Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Verossimilhança e hipossuficiência são pressupostos para a inversão do ônus da prova: 
A) tanto para a inversão ope judicis como para a ope legis; 
B) só para a inversão ope legis; 
C) só para a inversão ope judicis; 
D) são pressupostos sempre cumulativos; 
E) são sempre alternativos.             
Resposta: Letra C

Outros materiais