Buscar

Av_consultoria_interna_de_rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV_201402152604 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANA CLAUDIA MAIA
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 1        Data: 12/11/2015 19:09:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201402322236)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Comente o benefício da implantação do modelo de consultoria interna sobre a atuação dos gestores da empresa na supervisão de suas equipes.
		
	
Resposta: A implantação da consultoria interna tem como benefícios o menor custo, em vista de que o consultor pertence ao quadro de funcionários e representa maior eficiencia e eficácia em vista de que o consultor já está harmonizado com os processos da organização. E sobre a atuação dos gestores da empresa na supervisão de suas equipes, o consultor interno como um funcionário de quadro permamente pode estar sempre presente acessorando os gestores da empresa para a supervisão, motivação e valorização do capital humano intelectual da empresa. Tornando então o processo de consultoria mais eficaz e eficiente.
	
Gabarito: A presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização, também faculta a transferência de idéias sobre a moderna tecnologia de gestão de pessoas, gerando uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu ao esperado na questão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402322231)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Comente: uma das atitudes que o consultor interno deve ter é com relação à conduta ética
		
	
Resposta: O consultor interno deve tomar muito cuidado para manter a conduta ética e a neutralidade, em vista de que como funcionário do quadro permanente ele torna-se alguem conhecido, cria vínculos com os colaboradores. É necessário manter sempre a neutralidade e a ética para evitar conflitos.
	
Gabarito: É imprescindível que o consultor interno na sua atuação dentro da empresa, mantenha uma conduta ética fundamentada na honestidade, na autenticidade, na isenção e na correção de atitudes como princípios que caracterizem sua atuação como profissional e como pessoa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402437614)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das tendências contemporâneas para a área de RH nas organizações é que ela passe a assumir um papel de aconselhamento às outras áreas, orientando sobre as políticas, ferramentas e instrumentos necessários à gestão de pessoas. Contribuindo, dessa forma, para o atingimento dos objetivos estratégicos organizacionais. Nesse novo formato, a área de RH passa a ser:
		
	
	Divisão de Planejamento de RH.
	 
	Consultoria Interna de RH.
	
	RH Divisionalizado.
	
	Departamento Estratégico de RH.
	
	Divisão de Operações de RH.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402400351)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Livia é uma profissional da área de TI com mais de 10 anos de experiência atuando em multinacionais do setor. Em conversa com um amigo, Livia identifica uma oportunidade. Ela percebe que muitas organizações não estão adequadamente estruturadas em TI e, por isso, somam perdas importantes que impactam diretamente no negócio. O amigo então lhe pergunta por que ela não empresta a sua experiência à essas organizações. Ela diz que não saberia como fazer isso, pois não possui estrutura nem pretende deixar seu atual emprego para se dedicar à prestação desse tipo de serviço. O amigo então lhe diz que isso não é problema, pois ela pode participar de uma consultoria associada. Essa prática se caracteriza:
		
	 
	por ser exercida por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos especializados de forma eventual. Não há, portanto, vínculos permanentes desses profissionais com a consultoria. Quando o projeto termina, também terminam as atuações desses profissionais (ad hoc).
	
	por ser exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring,counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	pela seleção de um funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.
	
	por ser exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Estes profissionais mantêm vínculo empregatício com as empresas de consultoria. Portanto, atuam apenas nas organizações clientes da empresa de consultoria da qual são empregados.
	
	pela prática de um profissional qualificado que atua de forma independente sem vínculo empregatício com a organização cliente, tampouco com empresas de consultoria. São contratados para executar um projeto específico e podem possuir estrutura própria em escritório ou home office.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402406488)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Constitui-se em um conjunto de atividades desenvolvidas por um ou mais profissionais da própria organização, devidamente qualificados, para desenvolver, aconselhar e assessorar de forma metódica e consistente os clientes internos, que são todos os demais colaboradores. Este é o conceito de?
		
	
	Consultoria Interna por Processo
	
	Consultoria Interna por Projeto
	
	Consultoria Exclusiva
	 
	Consultoria Interna
	
	Consultoria Externa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402264186)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência
	
	Cumprimento das rotinas operacionais
	
	Cumprimento da legislação trabalhista
	
	Valorização das Experiências
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402437593)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Desburocratização e racionalização.
	 
	Centralização das decisões no RH.
	
	Definição do papel do Consultor Interno.
	
	Políticas de RH bem definidas
	
	Acompanhamento constante.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402264316)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa possui uma vantagem competitiva bem sucedida e sustentável quando consegue:
		
	 
	Implementar uma estratégia que agregue valor, tendo como base seus recursos, capacidades e competências essenciais.
	
	Que seus objetivos garantam um melhor posicionamento mercadológico
	
	Levar em conta complexidade de uma estrutura organizacional
	
	Utilizar adequadamente os recursos disponíveis no mercado
	
	Mobilizar informações e conhecimentos controlados por empresas concorrentes de forma a conceber e implementar estratégias que aperfeiçoem sua eficiência e eficácia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402758857)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na formação do profissional que atuará como Consultor Interno de RH tem como objetivo torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica por todos os pontos de RH. Paraisso, pode-se utilizar diversas formas, entre elas o job rotation, que consiste:
		
	
	Na formação comportamental do consultor por meio de vivências com outros profissionais que atuam no mesmo papel.
	
	Na participação em grupos de estudo e de trocas de informações e experiências entre empresas que tenham o mesmo porte e segmento.
	
	Na capacitação externa, feita em entidades específicas.
	 
	na rotatividade dos consultores internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional, permitindo que o consultor enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da empresa.
	
	Na conscientização do seu papel na empresa e das metas que deve alcançar para atingir o objetivo da área.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402405445)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No decorrer da implementação, quando os consultores internos estão prestando atendimento aos seus clientes nas respectivas áreas de atuação, e esses profissionais atuam in loco (no local) e em permanente parceria com os dirigentes e seus colaboradores, haverá o acompanhamento e o controle de como, e até que ponto, o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade. Estamos nos referindo a que etapa do processo?
		
	
	Encerramento.
	
	Finalização.
	
	Abertura.
	
	Aprovação.
	 
	Manutenção

Outros materiais