Buscar

Avaliação Franquias e Parcerias comerciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0444_AV_201408050463 » FRANQUIAS E PARCERIAS COMERCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MARCELO OLIVEIRA CAMARA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2015 09:10:42
	�
	 1a Questão (Ref.: 201408106081)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais os objetivos da supervisão de campo no regime de franquia?
	
	
Resposta: A supervisão de campo tem como objetivo supervisionar as franquias com relação ao cumprimento das normas descritas no contrato,utilização das propagandas, andamento e desenvolvimento das franquias,
	
Gabarito: Consiste em visitas periódicas que um representante do franqueador faz a cada franqueado, com o objetivo de acompanhar a atuação de cada unidade franqueada e da rede como um todo, levantar problemas, fornecer informações, supervisionar o cumprimento das normas da franquia, atualizar procedimentos, etc.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408106089)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Qual a vantagem de uma empresa franqueada referente a gestão de Recursos Humanos?
	
	
Resposta: No sistema de franquias o relacionamento desenvolvido é entre empresas, por isso não há relação trabalhista entre franqueadora e franqueada. A vantqagem seria que a empresa franqueada não necessita da existencia de setor Recursos Humanos pelo tipo de relação existente com seu parceiro
	
Gabarito: A Franquia pode apresentar uma metodologia própria para o gerenciamento da equipe, e ter uma política de RH já testada e ajustada aos negócios da rede, o custo desta assessoria é muito menor o que o de uma consultoria externa independente.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408625529)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando surgiram os primeiros sistemas franquia?
	
	 
	No tempo do advento da industrialização cai também o desenvolvimento dos primeiros sistemas franquia. Assim, a América 'Singer Sewing Machine Company cedia em 1860 aos caixeiros-viajantes o direito de vender suas máquinas de costura por conta própria em seu nome
	
	somente na segunda geração licença restrita de direitos de uso da marca e distribuição de produtos, com ou sem exclusividade, os franqueados recebem algum tipo de suporte para a operação do negócio.
	
	Surgiu somente sob o aspecto de negócio formatado o franqueador concede ao franqueado a licença restrita de direitos de uso da sua marca, os direitos de distribuição de produtos ou serviços próprios ou de terceiros, com exclusividade dentro de determinados limites territoriais, agregado a um sistema de gestão e operação do negócio comprovadamente de sucesso.
	
	Somente a partir do ano de 2000 a relação franqueados e franqueadores passam a ter uma tendência: crescimento mais lento e mais sustentável e Maior profissionalização do sistema.
	
	Surgiu somente na década de 80 com o processo da Globalização. Surge a ABF - Associação Brasileira de Franchising. O sistema de franquias "explode" no Brasil.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408152224)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a melhor opção que identifica o que é Franchising?
	
	
	é uma estratégia apenas para a distribuição de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
	
	é uma estratégia para a comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade, por outro lado, um grande risco.
	
	é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com alto investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
	 
	é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, um grande risco.
	 
	é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408109096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	___________ é a remuneração mensal paga pelo franqueado ao franqueador pelo uso da marca. A fórmula de cálculo é variável, sendo a mais comum um percentual sobre o faturamento da unidade franqueada.
	
	
	Taxa de Permissão
	
	Taxa de Credito
	 
	Royalties
	
	Taxa de propaganda
	
	Taxa de Concessão
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408650573)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A ABF (Associação Brasileira de Franchising) pode ser compreendida como uma entidade sem fins lucrativos. Criada em julho de 1987, tem como missão, segundo a própria ABF, divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional deste moderno sistema de negócios. De acordo com seu Código de Ética, constitui infração toda e qualquer conduta comissiva ou omissiva praticada por qualquer Associado, que viole as regras e procedimentos dispostos em tal Código. Conforme dispõe esta norma citada, constituem infrações graves, exceto:
	
	
	Ser conivente com erros técnicos;
	 
	A prática de marketing de rede multinível (pirâmide) para incluir novos candidatos ao Sistema de Franquia, ainda que os tenha submetido anteriormente a um processo criterioso de avaliação;
	 
	Ausência de fornecimento de informações e dados financeiros e/ou comerciais das franquias aos candidatos a franqueados, deixando de apresentar as demonstrações reais com áreas geográficas e período de tempo analisado;
	
	Realização de publicidade e divulgação de franquias, marcas, produtos ou serviços que contenham ambiguidades, ou seja, enganosas ou tendenciosas a ilusões por parte de potenciais franqueados;
	
	Realização de anúncios, promoções ou quaisquer meios de divulgação e expansão de franquias, produtos ou serviços sem a clareza, transparência ou objetividade necessárias para uma exata compreensão por terceiros interessados;
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201408152230)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é o papel do SEBRAE?
	
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Mas não analisa a situação econômico-financeira da empresa.
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando apenas verificar se a empresa tem condições de pagar os empréstimos contratados.
	 
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando entender se o momento é propício para tomada do crédito.
	
	Todas erradas.
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos grandes empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situaçãoeconômico-financeira da empresa, objetivando entender se o momento é propício para tomada do crédito.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201408237929)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Acerca das técnicas de análise de desenvolvimento, assinale a opção correta:
	
	
	A ¿margem bruta¿ tem por objetivo mostrar qual foi o rendimento obtido pelos donos da empresa;
	 
	A VPL poderá ser interpretada como a taxa pela qual a empresa igualaria suas entradas de caixas ao investimento inicial feito;
	
	O índice ROE nos permite verificar se um setor é muito competitivo, ou mesmo se permite vantagens de economia de escala tem por objetivo mostrar qual foi o rendimento obtido pelos donos da empresa;
	 
	O método Payback consiste em avaliar em quanto tempo haverá recuperação do investimento inicial aplicado a partir das suas entradas de caixa;
	
	Na TIR, o custo de oportunidade será uma taxa de desconto ao qual será aplicada nas entradas de caixa;
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201408152248)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a vantagens e desvantagens de ser empreendedor, poderíamos afirmar que as principais desvantagens são:
	
	
	Sacrifício pessoal, Responsabilidade controlada e Pequena margem de erros.
	
	Sacrifício pessoal, Pouca responsabilidade e Grande margem de erros.
	 
	Sacrifício pessoal, Sobrecarga de responsabilidades e Pequena margem de erros.
	
	Todas erradas.
	
	Sacrifício pessoal e Responsabilidade controlada.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201408238252)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Traduzindo-se ao pé da letra, a expressão joint venture quer dizer "união com risco". Partindo desta afirmativa, assinale a opção correta:
	
	 
	Por essa definição, qualquer sociedade, mesmo envolvendo pessoas físicas, poderia ser classificada como joint venture;
	
	A expressão se tornou mais conhecida para definir a associação entre duas pessoas físicas ou entre pessoas jurídicas e físicas;
	
	Não poderá haver joint venture entre duas empresas de países distintos;
	
	Somente poderá haver joint venture para se explorar o mercado interno;
	 
	Apenas pessoas jurídicas, isto é, empresas, podem realizar joint venture;

Outros materiais