Buscar

AV ENSINO DE CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0350_AV_201407228161 » CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407228161 - SHEILA SILVA DE PAULO
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2015 14:01:22 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 53859)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Cite 3 razões e justifique porque é importante valorizar o papel do professor como um mediador brincante?
		
	
Resposta: 1) Através da brincar o professor possibilita que a criança interaja e explore novas experiências 2) O professor como mediador brincante consegue fazer com que brincando a criança aprenda de forma prazeroza e interessante 3) O professor como mediador brincante, posssibilita que através do lúdico, a criança conheça e aprenda sobre a realidade.
	
Gabarito: 1) Pelo fato da importância que tem a brincadeira no período da vida em que se encontram as crianças. 2) O educador brincante consegue se aproximar e construir um vínculo seguro, permitindo com que as crianças sintam-se a vontade para expressar e colocar suas hipóteses. 3) Esse adulto que trabalha por meio de atividades lúdicas conseguirá maior respeito e suas atividades terão mais sentido para o grupo infantil.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 60010)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a importância do trabalho com projetos pedagógicos a partir de um tema escolhido com a participação das crianças em uma instituição de educação infantil?
		
	
Resposta: É importante pois valoriza a participação da criança no processo de ensino e aprendizagem, e assim é possível a interação e participação de todos nesse processo.
	
Gabarito: O trabalho com projetos a partir de um tema escolhido com a participação das crianças é importante, pois estimula a pesquisa entre as crianças, valoriza a autonomia, incentiva a curiosidade e a participação, construindo a aprendizagem através de um processo significativo e coletivo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 42811)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Azevedo (1996), a chegada dos Jesuítas ao Brasil demarca o início da história oficial em nosso país. Contudo, nem todos tinham acesso a esse ensino. Estavam excluídos dessa educação:
		
	
	os nobres
	
	os filhos de colonos
	
	os índios
	 
	os negros
	
	os brancos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 88445)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao surgimento da Educação Infantil, assinale as assertivas abaixo com V para verdadeiro e F para falso:
I. Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica.
II. No contexto de pós-segunda Guerra mundial, surge a preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos. A ONU promulga, em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança em decorrência da Declaração dos Direitos Humanos, esse é um fator importante para a concepção de infância que permeia a contemporaneidade, e que tem a criança como sujeito de direitos.
III. Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil esteve sob a responsabilidade da família e das instituições escolares, especificamente creches, durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura.
IV. No Brasil a creche foi criada exclusivamente com caráter pedagógico, o que diferenciou essa instituição das demais criadas nos países europeus e norte-americanos, que tinham nos seus objetivos o caráter assistencialista.
		
	
	F - V - F - V.
	 
	V - V - F - F.
	
	V - F - V - F.
	 
	F - V - F - F
	
	F - F - V - V.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 173784)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito do tema que envolve as ações do cuidar e do educar, o governo homologou em 9/12/2009 um parecer que afirma que "educar de modo indissociado do cuidar é dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras".
Assinale a opção que apresenta a afirmativa que NÃO representa a intensão do governo:
		
	
	proporcionar as crianças situações em que possam construir sentidos pessoais e significados coletivos as conhecimentos que vão adquirindo.
	
	valorizar nas relações pedagógicas a facilitação para o contato das crianças com materiais diversificados.
	 
	restringir todos os movimentos das crianças em relação ao espaço físico das instituições para garantir-lhes segurança, assim demonstrando proteção.
	
	instigar as crianças a fazerem perguntas, construírem hipóteses, participarem dos diálogos com adultos e outras crianças.
	
	pesquisar formas de possibilitar a pesquisa e as investigações das crianças, oferecendo autonomia para encontrarem respostas as suas dúvidas e hipóteses.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 173808)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A identidade profissional de quem trabalha com educação infantil no Brasil ainda está em definição. É um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão. A maioria desses profissionais atribuem esse papel a características inatas. Na busca de desvendar identidades de professoras de creches, Monteiro (2011) organizou alguns depoimentos de trabalhadoras dessa área. Abaixo encontram-se alguns deles. MARQUE COM UM X A OPÇÃO QUE NÃO REPRESENTA A IDEIA INATISTA.
		
	 
	Primeiramente, você tem que amar muito as crianças, não adianta você ir trabalhar só pelo dinheiro. O mais importante é você saber que o seu trabalho esta indo à frente. As crianças quando aprendem, falam com licença.
	
	Tem que, primeiro ser verdadeira consigo mesma. Tem que ter certeza do que esta fazendo. Tem que ter iniciativa e criatividade. Então quer dizer, tem que gostar mesmo. É uma coisa de dentro.
	
	Você tem que fazer um trabalho gostando do que vai fazer. Todo trabalho, se você não está gostando do serviço, não sai bom não.
	 
	Posso chegar a ensinar a escrever, a ler, para que no dia de amanhã ela [a criança] me veja e fale: 'Foi essa quem me ensinou. Essa foi a minha professora.' Porque eu ainda não estou satisfeita. Eu queria ficar é na série com a criança. Porque quando você esta com uma turma só, o seu serviço, o seu trabalho aparece.
	
	Tem que ter dom para trabalhar com a criança. Ela tem que ser paciente, tem que ter disposição para este trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 173811)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A brincadeira faz parte do patrimônio imaterial da cultura humana, pertence à memória de todos e é um elo constitutivo da singularidade de cada sujeito. Na infância ganha uma importância imensurável, pois significa uma espécie de passaporte de entrada da criança na organização social ao qual pertence. Nesse sentido é importante:
		
	 
	incentivar as crianças compartilharem seus brinquedos
	
	incentivar os pais a comprarem muitos brinquedos para as crianças
	
	organizar o dia do brinquedo com as crianças
	
	oferecer brincadeiras com fins pré-definidos pelos professores
	 
	resgatar brincadeiras e brinquedos tradicionais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 42840)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um espaço de qualidade para a educação de crianças deverá oferecer uma gama de propostas e possibilidades, em conexão com a sociedade e com as formas próprias de expressão infantil. E para atingir tal objetivo é necessário:
		
	 
	identificar o canal de desenvolvimento criativo relacionado aos processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que se unem e que apóiam as habilidades para prever e chegar a soluções inesperadas
	
	entender que a criatividade deve ser considerada um área separadada mente, uma característica que não está integrada ao pensar, conhecer e fazer escolhas.
	
	transmitir o conhecimento com autoridade de ciência e não legitimar os diversos saberes dos alunos.
	
	compreender que as crianças constroem e reinventam continuamente, mas não estão aptas a explorar, fazer descobertas, mudar seus pontos de vista.
	
	valorizar a capacidade criativa como um aspecto que emerge de múltiplas experiências, separado de um desenvolvimento estimulado de recursos pessoais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 54550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algo fundamental é o planejamento dos horários e atividades que garantam o cuidar e o educar, lembrando que o lúdico deve sempre estar presente. Com relação a esse aspecto é fundamental:
		
	
	perceber que sem a organização da casa da criança não será possível adequação ao ambiente da creche.
	
	escutar as necessidades das crianças apenas na hora das refeições.
	
	planejar a organização cotidiana a partir das solicitações das famílias.
	
	garantir que as pessoas se organizem em horários rígidos e atividades repetitivas.
	 
	pensar o espaço também como gerador de experiência.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 621066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem várias estratégias de aproximar a família da criança da instituição infantil entre elas estão:
		
	
	explicar que a educação infantil é um treino para o ensino fundamental, por isso todos os dias irão para casa muitos deveres a serem feitos.
	
	criar uma relação afetuosa com a criança que substitua o papel da família, pois os pais precisam trabalhar.
	 
	serviços de empréstimo de materiais didáticos, tais como: livros infantis ou jogos.
	
	visita a casa das crianças.
	
	incentivar os pais a fazerem o dever de casa pela criança.

Continue navegando